Page 138 - INATEL - Revista Fetin 44ª-completa
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PROJETO VENCEDOR
2º Lugar • Nível 2
Prêmio de Viabilidade de Mercado
Prêmio Inatel Startups
UniSnack
ORIGEM DO PROJETO
O desenvolvimento do aplicativo surgiu em resposta a uma necessidade identificada pela cantina e pelos alunos da
universidade.
PROBLEMÁTICA
O projeto foi criado para solucionar dois desafios observados no ambiente universitário. O primeiro é o das longas filas
formadas pelo atraso na coleta e cobrança de pedidos nas cantinas, que geram desconforto e podem levar à desistência da
compra. O segundo é a falta de visibilidade dos vendedores independentes, que não possuem um meio oficial para anunciar
seus doces e salgados dentro das faculdades. O aplicativo conecta esses dois públicos, otimizando pedidos e pagamentos,
fornecendo dados gerenciais que ajudam no controle da produção e redução de desperdícios. Além disso, conta com uma
carteira digital própria, que permite transferências rápidas e seguras.
MATERIAIS E MÉTODOS
O projeto UniSnack foi desenvolvido utilizando Flutter para o aplicativo mobile e Node.js no backend, com funções
hospedadas em nuvem por meio do Firebase Cloud Functions. Também empregamos o Firebase Firestore como banco
de dados e o Firebase Authentication para controle de acesso. Adotamos a metodologia ágil Scrum para organização das
tarefas e definição de sprints, além da arquitetura MVC no frontend para manter o código modular e escalável. A validação foi
feita por meio de uma pesquisa quantitativa com cerca de 150 participantes entre alunos, funcionários e donos de cantinas.
Todos os participantes demonstraram satisfação com a proposta e confirmaram sua usabilidade e relevância.
PROJETO E SOLUÇÃO
O projeto consiste em um aplicativo, voltado para a gestão e operação de cantinas universitárias. Ele permite que usuários
e vendedores interajam em um ecossistema unificado. O usuário pode criar uma conta, visualizar cantinas cadastradas,
consultar cardápios, realizar pedidos, acompanhar o status das compras e acessar seu histórico. Após a preparação do pedido,
um QR Code é gerado para validar a transação: ao ser lido pela cantina, o saldo do usuário é transferido automaticamente
para o vendedor. Já a cantina dispõe de painéis de controle para gerenciar pedidos, histórico, cardápio, estoque e finanças.
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