Page 36 - INATEL - Revista Fetin 44ª-completa
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PROJETO VENCEDOR
Prêmio Inatel Startups
ClearMind
ORIGEM DO PROJETO
O problema foi mapeado com alunos e professores que relataram experiências e desafios em sala de aula e vivências dos
membros da equipe.
PROBLEMÁTICA
A problemática identificada envolve os desafios significativos que professores e alunos enfrentam na manutenção da
atenção durante as aulas. Muitos alunos relataram dificuldade de foco devido a estímulos sonoros externos ao ambiente
acadêmico, o que afeta o desempenho em tarefas visuais, de memória e a assimilação do conteúdo. Por outro viés, docentes
apontaram limitações na avaliação do engajamento de estudantes, especialmente aqueles com TDAH (Transtorno de Déficit
de Atenção e Hiperatividade) e autismo, em situações que exigem o uso de abafadores de ruído. Esse cenário evidencia a
necessidade de soluções tecnológicas que integrem acessibilidade, foco e comunicação eficaz no processo de ensino e
aprendizagem.
MATERIAIS E MÉTODOS
O ClearMind é um sistema técnico de transmissão de áudio seletivo que utiliza microcontroladores ESP32 com módulo
Bluetooth para criar um canal dedicado entre professor e aluno. A arquitetura emprega microfone digital para captura de
áudio via I2S, transmissão A2DP e fones com cancelamento ativo de ruído, integrando controle de tempo de uso e interface
web para monitoramento em tempo real. Validado por engenheiros biomédicos que atestaram sua eficácia técnica e por
educadores que comprovaram sua eficiência no engajamento de estudantes com TDAH e autismo, o sistema destaca-se pela
fusão entre tecnologia acessível e inclusão educacional, oferecendo uma solução completa para ambientes pedagógicos.
PROJETO E SOLUÇÃO
O projeto funciona a partir de um microfone que transmite a voz do professor para os fones de ouvido dos alunos, eliminando
ruídos externos e facilitando a manutenção da atenção. Os fones do aluno entram em modo sessão, e cada sessão do
ClearMind possui tempo limite de utilização, prezando pela saúde do usuário, ao mesmo tempo em que oferece a maior
autonomia possível, permitindo que o aluno pause ou inicie a sessão conforme sua necessidade. Esses dados de uso são
enviados ao site, onde a área do professor possibilita visualizar informações como quais alunos estão utilizando o aparelho,
o volume e a duração das sessões. O site, portanto, é dividido em duas áreas: do docente e do discente, e apresenta um
design com cores neutras, a fim de evitar estímulos excessivos.
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