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Eletroposto autônomo utilizando
inversor híbrido e banco de
bateria
ORIGEM DO PROJETO
A ideia surgiu devido à falta de infraestrutura para abastecimento de veículos elétricos em rodovias.
PROBLEMÁTICA
A frota de veículos elétricos no Brasil vem aumentando cada vez mais nos últimos anos, porém, esse aumento pode ser
extremamente mais significativo caso seja implementado mais infraestrutura de abastecimento desses veículos em grandes
rodovias, aumentando a confiança e o conforto do cidadão, sabendo que vai conseguir encontrar locais para abastecimento
independente da distância ou destino da sua viagem.
Pensando em solucionar esse problema, o objetivo da solução é, a princípio, atender tanto veículos leves quanto pesados,
que trafegam por essas rodovias remotas, onde a rede da concessionária de energia não chega, utilizando inversores
híbridos e banco de baterias, resultando em um eletroposto autônomo.
MATERIAIS E MÉTODOS
Para o desenvolvimento do protótipo apresentado na feira, utilizamos a bancada de energia renovável do laboratório de
elétrica do Inatel, sendo um inversor off-grid operando em conjunto com um controlador de carga, resultando no inversor
híbrido, uma bateria de chumbo-ácido, lâmpadas AC e DC representando nossas cargas (veículos abastecendo e cargas
comuns como lâmpadas, TVs, etc), e uma tela para interface homem-máquina, que nos entrega os dados medidos em
tempo real da solução.
No fim, o projeto virou um artigo e acabou sendo apresentado e validado na Induscon 2025 (https://induscon.org/), após
passar por uma banca extremamente criteriosa com professores altamente qualificados.
PROJETO E SOLUÇÃO
O funcionamento do eletroposto autônomo se inicia na geração fotovoltaica, onde as placas solares captam energia do sol
e enviam ao nosso inversor híbrido (no projeto representado pela união do inversor off-grid com o controlador de carga).
O inversor possui uma ordem de prioridade no direcionamento dessa energia, sendo o primeiro direcionamento para o
autoconsumo, ou seja, veículos abastecendo em tempo real. Caso não tenha autoconsumo ou a geração seja superior a ele,
a diferença de energia é direcionada para as baterias, recarregando-as. Em último caso, se as baterias estiverem totalmente
carregadas e a geração de energia seja maior que o autoconsumo, o inversor dissipa a energia excedente.
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