Page 50 - INATEL - Revista Fetin 44ª-completa
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Eletroposto autônomo utilizando



        inversor híbrido e banco de


        bateria







        ORIGEM DO PROJETO

        A ideia surgiu devido à falta de infraestrutura para abastecimento de veículos elétricos em rodovias.


        PROBLEMÁTICA

        A frota de veículos elétricos no Brasil vem aumentando cada vez mais nos últimos anos, porém, esse aumento pode ser
        extremamente mais significativo caso seja implementado mais infraestrutura de abastecimento desses veículos em grandes
        rodovias, aumentando a confiança e o conforto do cidadão, sabendo que vai conseguir encontrar locais para abastecimento
        independente da distância ou destino da sua viagem.
        Pensando em solucionar esse problema, o objetivo da solução é, a princípio, atender tanto veículos leves quanto pesados,
        que trafegam por essas rodovias remotas, onde a rede da concessionária de energia não chega, utilizando inversores
        híbridos e banco de baterias, resultando em um eletroposto autônomo.



        MATERIAIS E MÉTODOS
        Para o desenvolvimento do protótipo apresentado na feira, utilizamos a bancada de energia renovável do laboratório de
        elétrica do Inatel, sendo um inversor off-grid operando em conjunto com um controlador de carga, resultando no inversor
        híbrido, uma bateria de chumbo-ácido, lâmpadas AC e DC representando nossas cargas (veículos abastecendo e cargas
        comuns como lâmpadas, TVs, etc), e uma tela para interface homem-máquina, que nos entrega os dados medidos em
        tempo real da solução.
        No fim, o projeto virou um artigo e acabou sendo apresentado e validado na Induscon 2025 (https://induscon.org/), após
        passar por uma banca extremamente criteriosa com professores altamente qualificados.


        PROJETO E SOLUÇÃO

        O funcionamento do eletroposto autônomo se inicia na geração fotovoltaica, onde as placas solares captam energia do sol
        e enviam ao nosso inversor híbrido (no projeto representado pela união do inversor off-grid com o controlador de carga).
        O inversor possui uma ordem de prioridade no direcionamento dessa energia, sendo o primeiro direcionamento para o
        autoconsumo, ou seja, veículos abastecendo em tempo real. Caso não tenha autoconsumo ou a geração seja superior a ele,
        a diferença de energia é direcionada para as baterias, recarregando-as. Em último caso, se as baterias estiverem totalmente
        carregadas e a geração de energia seja maior que o autoconsumo, o inversor dissipa a energia excedente.






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