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DISCIPLINAS REFORMULADAS PARA
UM APRENDIZADO EFETIVO
O
início da vida acadêmica é
um desafio para muitos es-
tudantes. A responsabilida-
de da escolha de uma profis-
são, de uma faculdade, e para muitos,
a mudança de cidade, a distância dos
pais. Todas essas novidades geram dú-
vidas e ansiedade que podem interferir
no desempenho durante o início de um
curso de graduação.
Essa situação foi levada em con-
ta pelos coordenadores dos cursos do
Inatel que levantaram os motivos da
reprovação dos alunos dos primeiros
períodos dos cursos da instituição. As
disciplinas e a metodologia de trabalho
dos professores também foram avalia-
das e reformulações foram propostas
para esse ano letivo.
De acordo com o vice-diretor do
educação
O
fortalecimento do
programa
educa-
cional
do
Inatel
também atinge os
alunos dos últimos períodos
dos cursos de engenharia, que
serão desafiados. Como o pró-
prio nome diz, o Desafio Ina-
tel, nesta primeira edição, irá
apresentar problemas a serem
resolvidos pelos estudantes do
oitavo e do nono período dos
cursos de Engenharia de Com-
putação e Engenharia Elétrica.
Os desafios irão integrar
os conteúdos curriculares das
disciplinas desde os primeiros
períodos, o que irá ajudar os
estudantes a reforçar o apren-
dizado e também a utilizar, na
prática, os conceitos da enge-
nharia que podem contribuir
para o desenvolvimento de so-
luções de problemas que afli-
gem a sociedade.
O programa terá seis meses
de duração e os participantes
contarão com a orientação de
professores do Inatel, tanto
presencial quanto a distância,
e também serão realizadas pa-
lestras motivacionais.
A participação de todos os
alunos e dos melhores grupos
será valorizada com prêmios
que visam fortalecer a forma-
ção dos estudantes. As pre-
miações para os primeiros co-
locados nos desafios e também
no Enade vão desde cursos de
extensão e pós-graduação,
cursos de inglês nos Estados
Unidos ouCanadá, de espanhol
em países da América Latina,
Inatel, professor Carlos Nazareth Mot-
ta Marins, o objetivo é oferecer as me-
lhores ferramentas para os alunos su-
perarem as dificuldades nas primeiras
disciplinas dos cursos de graduação.
Para isso, o primeiro período dos cursos
de engenharia foi reformulado, com re-
forço nas aulas de monitoria e nivela-
mento, principalmente nas disciplinas
de cálculo, álgebra e física. “O Inatel
oferece aos alunos toda estrutura para
que eles possam se dedicar aos estudos
alémda aula, através de exercícios com
orientação de professores emonitores”
explicou professor Nazareth.
De acordo com o professor Renan
Duque, nesse semestre, 272 alunos
participam das atividades de nivela-
mento, com a revisão de conceitos de
matemática para suprir as deficiências
provenientes do ensino fundamental
e do ensino médio. A partir desse ano
também, o programa demonitoria tem
impacto na avaliação dos estudantes.
O estudante Felipe Augusto Nazá-
rio veio de Estiva para cursar Engenha-
ria da Computação e sabe que terá que
se dedicar para conquistar um bom de-
sempenho. “Vou levar a sério, estudar,
o curso não é fácil e eu tenho que correr
atrás também”.
A reformulação de algumas discipli-
nas também foi aplicada nos períodos
4,5 e 9. Houve mudanças na sistemá-
tica adotada, com a aplicação de mais
exercícios e monitores para auxiliar
os alunos de disciplinas consideradas
mais complexas e que podem limitar a
evolução no curso em caso de reprova-
ção.
Preparem-se: vem aí o Desafio Inatel
até uma bolsa de mestrado do
Inatel.
Para o diretor do Inatel, o
professor Marcelo de Oliveira
Marques, o programa tem um
importante papel na formação
do aluno que, em breve, es-
tará no mercado de trabalho.
“Além de integrar os alunos e
fazer com que eles revivam a
experiência dos anos já passa-
dos na graduação, os desafios
irão colocar os jovens à fren-
te de soluções de problemas
da engenharia e fortalecer, de
maneira espontânea, a prepa-
ração de nossos alunos para a
carreira da engenharia, para as
avaliações de estágio e empre-
go, e também para o exame de
avaliação de desempenho es-
tudantil”
“O Inatel ofereceu a disciplina que eu pre-
cisava para toda a vida, o conhecimento e as
ferramentas para o meu desenvolvimento pro-
fissional.
Alguém que entra em uma faculdade, que
quer ser engenheiro, quer ter sucesso. E su-
cesso é a consequência de muito trabalho,
talento e um pouco de sorte. Por isso, o meu
conselho para os alunos é esse: estudem, de-
diquem-se. Sejam determinados em relação
às matérias e vejam por que estão aprenden-
do. Se hoje existem exames como o Enade,
dediquem-se para ter um bom desempenho.
Talvez no futuro você possa perder uma vaga
por causa de uma avaliação como essa. Traba-
lhem sempre com muita disciplina, dedicação,
humildade e respeito”.
Sergio Quiroga da Cunha voltou ao Inatel no
final de fevereiro para ser o paraninfo da turma
de Engenharia Elétrica e fez uma palestra aos
alunos com o tema “Sou engenheiro, e agora?”
Sergio Quiroga
da Cunha
Ex-aluno Inatel
e presidente
da Ericsson
América Latina
& Caribe
Com a palavra...