Página 3 - 19a. INATEL-FINAL

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educação
P
ara receber novos e antigos alu-
nos no início do ano letivo, o Inatel
promoveu uma ampla reforma em
seus laboratórios nomês de janeiro,
e conta agora com 35 ambientes para aulas
práticas, sendo que novos espaços estão pre-
vistos.
NOVOS LABORATÓRIOS
GARANTEM QUALIDADE NO ENSINO
O novo laboratório de Robótica uti-
liza kits da Lego como ferramenta de
ensino.Os kits já vêm com sistemas mo-
torizados, sendo possível montar, por
exemplo, um robô móvel, e propor aos
alunos que o programem para cumprir
tarefas. A ideia é despertar a criativida-
de, dando um incentivo para os alunos,
por meio de umexercício técnico robus-
to e lúdico ao mesmo tempo.
A monitora do Laboratório de Robó-
tica, Helena Barbone, aluna do 5º perío-
do de Engenharia Elétrica, despertou in-
teresse pela área durante o torneio First
Lego League, realizado no Inatel no ano
passado. Ela diz que os recursos ajudam
muito na aprendizagem. “É tudo muito
interativo e dinâmico.Os alunos fazema
programação, veem o que não está cer-
to e já fazemos ajustes.O pessoal acaba
se divertindo e tenho certeza de que eles
vão se desenvolver muito”.
O aluno Plínio Correa Ventavele, do
primeiro período de Engenharia Elétri-
ca, diz que não fazia ideia do que iria
encontrar. “Não imaginava que ia ter
Lego, que a gente ia montar um robô,
que ia programar, tudo logo no início do
curso. Quando a gente coloca a teoria
em prática acaba aprendendo mais. É a
aula que eumais gosto até omomento”.
O novo Laboratório de Bioquími-
ca atende principalmente à deman-
da do curso de biomédica. Foram
adquiridos diversos equipamentos,
como microscópios, espectrofo-
tômetros, entre outros. Os alunos
aprendem o funcionamento destes
equipamentos, pois entre as atri-
buições do engenheiro biomédico
estão a operação, manutenção e
calibração de aparelhos que dão
suporte à vida. Para o Laboratório
de Química, que passa a comparti-
lhar o ambiente, foram adquiridos
diversos materiais e kits necessários
ao desenvolvimento das atividades
práticas.
Os seis laboratórios que foram
ampliados e modernizados são os
de Física 1 e 2, Tratamento da In-
formação 1 e 2, Iniciação Científica
e Eletrônica Digital. Com a compra
de novos kits de experimentos para
os laboratórios de Física 1 e 2, estes
passaram a ter a sua capacidade
duplicada, podendo atender a duas
turmas simultaneamente em dois
ambientes distintos.
No Laboratório de Tratamento
da Informação 2 (LTI-2), todos os
25microcomputadores foram subs-
tituídos por máquinas novas, com
maior capacidade de memória, agilizando
a realização de experimentos. O LTI-1, lo-
calizado na biblioteca, é para uso geral dos
alunos, e teve a sua capacidade aumentada
em 50%, passando de 25 para 37 máquinas.
O Laboratório de Iniciação Científica tam-
bém teve dez equipamentos substituídos,
oferecendo aos alunos bolsistas a estrutura
adequada para o desenvolvimento das si-
mulações necessárias aos projetos de pes-
quisa.
Além das novidades acima, também es-
tão programadas alterações no laboratório
de hardware, que ganhará equipamentos de
eletrônica digital, atendendo às duas áreas,
e duplicação do laboratório de automação.
O coordenador dos laboratórios da ins-
tituição, professor Rômulo Mota Volpato,
afirma que o grande diferencial do Inatel
é que a infraestrutura laboratorial permite
que os próprios alunos realizem os experi-
mentos, fugindo ao padrão de aulas apenas
demonstrativas, em que o professor faz a
experiência e o aluno apenas assiste. “A
simulação é individual. Todo aluno tem a
oportunidade de realizar os experimentos
práticos na bancada. Esse é o melhor dos
modos”, assegura.
Mais melhorias
Alémdas melhorias nos laboratórios,
foi feito um upgrade no link da ins-
tituição, que teve a sua capacidade
dobrada. Os micros das salas de aula
também tiveram uma sua capacida-
de de memória aumentada para 2G
e 3G.
Alunos aprendem programação
com kit de robótica da Lego
O aluno Plínio Ventavele aprende
e se diverte com o robô Lego
M
ais oportunidade de qualificação. É o que
pretende o Inatel Competence Center
com a oferta dos novos cursos de pós-
graduação que passaram a ser oferecidos
este ano.
O curso de Engenharia deAutomação de Sistemas
Elétricos foi criado para atender a demanda educacio-
nal de empresas e profissionais da área de sistemas
elétricos de alta potência. Com aulas emCampinas, o
curso é realizado em parceria com a Schweitzer Engi-
neering Laboratories (SEL-Brasil), que atende conces-
sionárias de energia elétrica e instalações industriais
em todo o mundo.
Em São Paulo, a pós-graduação em Engenharia e
Gestão de Redes deTelecomunicações é realizada em
parceria com a Fundação Escola de Comércio Álvares
Penteado (FECAP), e reúne conhecimento nas áreas
de Gestão Empreendedora e Gestão de projetos.
O curso de Engenharia de Sistemas deTV Digital e
IPTV foi levado para Belo Horizonte, onde será realiza-
do em parceria com a Fundação Mineira de Educação
e Cultura (FUMEC). Antes, era oferecido somente em
São Paulo. A especialização é voltada a profissionais
que atuam ou pretendem atuar em emissoras de TV,
sucursais ou empresas que oferecem soluções na área
de TV Digital.
Pós-graduação – novos cursos, novas cidades
Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica –
Santa Rita do Sapucaí e Belo Horizonte
Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomu-
nicações – São Paulo e Campinas
Engenharia de Sistemas Eletroeletrônicos, Au-
tomação e Controle – Santa Rita do Sapucaí
Outros cursos