DESAFIO INATEL
D
esafio: ato de incitar alguém para que faça
algo além de suas possibilidades; situação
ou grande problema a ser vencido ou supe-
rado; tarefa difícil de ser executada. Essas
definições encontradas no dicionário explicam bem
não só a nova atividade oferecida pelo Inatel aos
alunos dos 8º e 9º períodos, como também o que
os profissionais enfrentam no mercado de trabalho.
Mas, afinal, o que é desafio pra você? Essa
pergunta foi feita a alguns ex-alunos do Inatel
com grande experiência de mercado. O enge-
nheiro Marcelo Frasson, que por oito anos in-
tegrou a diretoria da Telecom/Oi, respondeu da
seguinte maneira: “algo que exige um esforço
maior do que o normal para ser alcançado”.
Já a engenheira da Cisco, Ana Paula Julido-
ri, define desafio como “o que te faz crescer no
meio do caminho para chegar onde você quer”.
A engenheira, formada em 1999, está em mais
novo desafio depois de 11 anos de trabalho na
Cisco Brasil. Agora ela é funcionária da empre-
sa nos Estados Unidos, para onde se mudou
há poucos meses. “Eu acredito que é preciso
um desafio para movimentar. E é isso o que as
grandes empresas esperam de um profissional:
pessoas que busquem a sua própria evolução”.
E para isso é preciso criatividade e, princi-
palmente, INICIATIVA, características tão reco-
nhecidas pelo mundo corporativo, como afirma
o ex-aluno Marcelo Frasson. “O mercado está
em busca de profissionais criativos, compro-
metidos e com muita iniciativa. No mundo
corporativo o “tempo” é um bem muito
escasso. Por este motivo, não há espaço
para profissionais que precisem receber
orientações constantemente para produ-
zir”.
Pois são essas características citadas
tanto por Ana Paula quanto por Marcelo
Frasson que os participantes do Projeto
Desafio Inatel poderão desenvolver ao
longo do ano. O projeto lançado no iní-
cio de maio propôs que alunos dos 8° e
9° períodos dos cursos de Engenharia
Elétrica e Engenharia da Computação
se unissem e formassem grupos para
resolver uma série de problemas que
envolvam conceitos da engenharia.
Ao todo serão seis desafios em
grupo e três individuais, e os melho-
res colocados terão várias opções de
prêmios a escolher, como curso de mestrado e
bolsa-auxílio, cursos de especialização e exten-
são, cursos de idiomas no exterior, Ipad, entre
outros.
O primeiro desafio foi lançado no dia 16 de
maio para os cem alunos inscritos e divididos
em 27 grupos. Todas as informações estão dis-
poníveis através do TelEduc, uma ferramenta
de Educação a Distância, que será utilizada du-
rante o projeto, tanto pelos grupos quanto pe-
los professores-tutores. Nesse primeiro desa-
fio, os alunos receberam quatro questões que
INICIATIVA: Palavra-chave para o
profissional que quer conquistar o mercado
educação
envolviam conceitos de eletrônica analógica e
digital e controle e automação. O tutor desta
etapa foi o professor Alexandre Baratella Lugli,
que além da orientação on-line, também reali-
zou encontros presenciais.
De acordo com o coordenador do projeto,
o professor Carlos Roberto dos Santos, esta
atividade se aproxima muito do que os alunos
irão encontrar no mercado de trabalho. “São
problemas reais, que várias empresas enfren-
tam no cotidiano. A resposta para cada proble-
ma é única, mas há várias formas de se chegar
até ela. Por isso, incentivamos os alunos a jus-
tificarem o caminho escolhido, para que eles
tenham a percepção das várias possibilidades
de resolver o mesmo problema e escolher a
melhor delas”.
Assim como a administração do “tempo”
no mercado corporativo é decisiva, no Desafio
Inatel isso também é trabalhado. Afinal, os alu-
nos já têm os desafios do cotidiano acadêmico
e terão que saber gerenciar mais esta oportu-
nidade oferecida pela instituição. “A bagagem
que o aluno que participa do Desafio Inatel irá
adquirir com esta experiência será um diferen-
cial, com certeza”, afirmou o professor Carlos
Roberto.
E pelos conselhos dados pelos profissionais
ouvidos nesta reportagem não há dúvidas de
que uma experiência como essa realmente é
uma grande oportunidade. Portanto, vamos
para o próximo desafio?
Ana Paula Julidori trabalha
na Cisco, nos Estados Unidos
Marcelo Frasson, ex-aluno Inatel
com grande experiência de mercado