RECÉM-FORMADOS E EMPREGADOS
O Desafio Inatel continua. Em agosto os
alunos participantes receberam problemas
referentes a circuitos lógicos, algoritmos, lin-
educação
Oportunidade de revisar conceitos de engenharia
guagem de programação básica e microcon-
troladores. O Desafio Inatel integra alunos dos
9º e 10º períodos dos cursos de Engenharia de
Telecomunicações e Engenharia da Computa-
ção na resolução de problemáticas através dos
conceitos da engenharia. O coordenador do
programa, o professor Carlos Roberto dos San-
tos, afirma que todos ainda têm chances de
vencer o jogo porque ainda há quatro desafios
em grupo e dois individuais até o final do ano.
Além de oferecer prêmios, como bolsas de
estudos de mestrado e intercâmbios, o Desafio
Inatel é uma excelente oportunidade dos alu-
nos se prepararem para o Exame Nacional de
Desempenho do Estudante (ENADE), marcado
para o dia 6 de novembro. Nos desafios indi-
viduais, os alunos recebem questões similares
as do ENADE, que ajudam na compreensão do
conteúdo já visto e no treino para a prova. O
próximo desafio individual está marcado para
o dia 22 de outubro, com conteúdo específico
para cada engenharia.
F
oram anos de dedicação
e estudos e agora a re-
compensa: a tão sonha-
da formatura. E esses
jovens recém-formados realmen-
te têm o que comemorar. O índice
de empregabilidade dessa turma,
medido um dia antes da cerimônia
da colação de grau, chegou a 95%
em Engenharia Elétrica e 94% em
Engenharia da Computação.
Helton Moreira é um deles. O
recém-formado em Engenharia
Elétrica foi contratado pela Hua-
wei no início de julho. O analista
de Redes Sênior trabalha na uni-
dade da multinacional em Campi-
nas e iniciou o processo de seleção
no Inatel. “Acho excelente a parce-
ria que o Inatel tem com empresas
conceituadas no mercado, pois foi
através do Nesp que pude encon-
trar vaga para estágio e, depois, a
oportunidade para meu primeiro
trabalho”.
O Núcleo de Estágios de Servi-
ços Profissionais do Inatel - Nesp
tem parceria com mais de 400 em-
presas da área de Tecnologia da
Informação e Comunicação (TIC).
Só este ano, até julho, o Nesp di-
vulgou 107 processos seletivos de
estágios e outros 208 de empre-
gos para alunos e ex-alunos cadas-
trados no site www.inatel.br/nesp.
Além de divulgar as vagas, o Inatel
abre espaço para os parceiros fa-
zerem as seleções no próprio cam-
pus da faculdade.
O paraninfo da turma de julho,
o ex-aluno do Inatel e diretor Te-
chnical Support Department da
Huawei, Luciano Adami, destacou
o diferencial do Instituto em acom-
panhar a realidade de mercado,
mas reforçou a importância da de-
terminação dos recém-formados.
“Hoje o profissional deve ser mul-
tiespecialista, saber muito de vários
assuntos. Por isso, vocês devem
sempre ir além, buscar informa-
ções. Vocês são o futuro das teleco-
municações”, disse Adami durante
a colação de grau.
O diretor do Inatel, professor
Marcelo Marques, ressaltou que o
Instituto é um dos principais for-
madores de Recursos Humanos
para o setor de TIC, registrando
sempre altos índices de emprega-
bilidade. “O forte trabalho realiza-
do visando à aproximação de nos-
sa instituição com as empresas de
diversos segmentos tem possibili-
tado fortalecer a posição de nossos
alunos nestas empresas desde o
estágio. Ao se formarem, eles já ti-
veram a oportunidade de demons-
trar o seu potencial, o que possibi-
lita a contratação imediata”.
Engenharia de
Telecomunicações
A formatura da turma de julho de
2011 teve uma novidade: pela primei-
ra vez houve formandos de Engenha-
ria de Telecomunicações. O Ministério
da Educação alterou o nome do curso
de Engenharia Elétrica, modalidade
Eletrônica, com ênfase em Telecomu-
nicações, para Engenharia de Teleco-
municações no mês de junho.
Na prática, a grade curricular conti-
nua a mesma e os alunos matriculados
antes da mudança puderam escolher
qual a nomenclatura do curso que que-
rem seguir. “Historicamente o nosso
primeiro curso de engenharia sempre
foi reconhecido por dar ao formando
uma boa formação em eletrônica e em
telecomunicações. A mudança só veio
consolidar a força do Inatel como um
centro de excelência de ensino ”, dis-
se o vice-diretor do Inatel, o professor
Carlos Nazareth Motta Marins. Os es-
tudantes que iniciaram as aulas no se-
gundo semestre já cursam Engenharia
deTelecomunicações.
Maioria dos alunos formados em julho já está trabalhando
Colação de grau
da turma de julho
Luciano Adami, ex-aluno
e diretor da Huawei