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10 | Jornal do Inatel

Além do Campus

E-Sports levado a sério

Inatel sedia campeonato entre faculdades de várias regiões do país

 Oque para alguns pode parecer                        Não é de agora que o Inatel apoia    Grosso. “É muito gratificante começar
            apenas uma brincadeira têm se       ações que envolvem jogos. Desde 2013,      o time de e-Sports do Inatel e contar
tornado para muitos uma profissão, seja         a faculdade tem um laboratório exclusivo   com o apoio da nossa faculdade”, diz
como praticante ou empreendedor da              para o desenvolvimento de games e          estudante do 2º período de Engenharia
área. Estamos falando de e-Sports, jogos        aplicativos e um novo espaço para as       de Telecomunicações, Aryel Lopes de
eletrônicos que tem milhões de jogadores        ações de Computação, incluindo o           Almeida, que integra o time de LoL.
em todo o mundo. Desde agosto, o Inatel         e-Sports, está sendo projetado no prédio
também tem times oficiais de League of          4 do Instituto.                                  O professor Renzo Mesquita é o
Legends (LoL), Counter-Strike: Global                                                      coordenador das equipes e faz o elo
Offensive (CS:GO) e FIFA. A disputa foi               Os times recém-criados participaram  entre os estudantes e a parte institucional.
acirrada: mais de 70 candidatos para pouco      do campeonato universitário de e-Sports,   “Vamos apoiá-los no que estiver ao nosso
mais de dez vagas. Para o time de LoL,          organizado por alunos do Inatel e que      alcance. Claro, também iremos cobrar
chamado de Derhowl e-Sports Inatel, foram       reuniu na faculdade estudantes de Minas,   um bom aproveitamento escolar para se
selecionados sete alunos, cinco titulares e     São Paulo, Rio de Janeiro e até do Mato    manterem nas equipes”.
dois reservas, para a equipe de CS:GO, a
Nidhogg e-Sports Inatel, são outros cinco
estudantes e um aluno para o FIFA.
      Mas muitos podem perguntar,
porque apoiar estudantes a jogarem? A
resposta é dada pelo coordenador do
curso de Engenharia de Computação do
Inatel, professor Guilherme Marcondes:
“os jogos desenvolvem habilidades
importantes como raciocínio lógico, rápido,
solução de problemas, estratégica e
trabalho em equipe. E apesar de ter hoje
jogadores profissionais de e-Sports, não
necessariamente o estudante que gosta de
games vai atuar nessa área no futuro. Mas
o que ele aprendeu com essa prática vai ser
aplicado em outros projetos profissionais”.

 China, Coreia    O mercado      71 milhões       Nos EUA, o     No YouTube,
    do Sul e      mundial de     de pessoas      LoL superou     games são o
                   e-Spor ts      assistem        a audiência   2º gênero mais
Estados Unidos   movimentou     transmissões                    assistido, com
são países que     cerca de      de e-Sports       de outros      79 milhões
                   US$ 747       pela internet     espor tes    de assinantes
 reconhecem                       no mundo        populares,
   jogadores        milhões      todo. Até o    como beisebol,     de canais
                  em 2015.       final do ano,    basquete e    especializados.
     de LoL     A expectativa   espera-se que       hóquei.
 como atletas     é que gere    esse número
 profissionais  US$ 1.1 bilhão    chegue a
  e oferecem      em 2019.      120 milhões.

   bolsas de
  estudos em
Universidades.
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