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AutomBus
Introdução Gabriel Lobão da Silva Fré
Marcela Modesto Murad
Com o crescimento industrial, houve a necessidade de me- Samuel de Sousa Lima Moreira
lhoria dos métodos de produção. É neste cenário, onde sur- Alexandre Baratella Lugli
giu a automação industrial que, com papel modernizador,
atua na maior velocidade dos processos produtivos e torna Figura 1 - Nó da rede, placa genérica
possível a economia de recursos financeiros e de espaço baseada no MSP430 1232.
físico. [1]
A utilização de sistemas ponto a ponto enfrenta dificulda-
des devido ao alto custo de hardware, causado pela maior
quantidade de cabos e a difícil localização de problemas no
sistema. [1] Para contornar esta situação, gradualmente, a
tecnologia de sistemas ponto a ponto tem sido substituída
por sistemas de controle distribuído. [1]
A integração das diversas informações de vários componen-
tes distintos não é tarefa fácil, pois é exigido um meio físico
com alto número de fios e conectores. Para fins ilustrativos,
um carro de luxo possui quatro quilômetros de fios. [1] Sur-
ge, então, o empenho de fabricantes em desenvolver mo-
dos de gerenciamento das informações com um meio físico
reduzido. Esta rede de conexão recebe o nome de “Rede
Intraveicular” (In-vehicle Networking). [1]
O Projeto / Funcionamento / Curio-
sidades:
O projeto consiste numa rede de au- da Texas Instruments - MSP430 1232, cada escravo com base nas informa-
tomação voltada para indústria auto- devido ao baixo custo e conhecimen- ções adquiridas.
motiva sob o protocolo CAN (Con- to prévio dos membros da equipe. Este trabalho teve início com a par-
troller Area Network). Trata-se de uma Para o mestre foi determinado o mi- ticipação na 30ª Fetin, ainda com o
aplicação do barramento utilizado em crocontrolador da família ARM-Cortex nome de AutoNet, e funcionava sobre
plantas industriais a uma rede desen- M3 - NXP LPC1769, devido à facili- a plataforma Microchip PIC 18F4520.
volvida pela equipe. dade de implementação dos algorit- Apesar de tecnologicamente limitado,
Foi projetada uma placa genérica mos de transmissão e recepção para o AutoNet obteve 1º Lugar no prêmio
com a função de ser um nó qualquer grandes blocos de dados. A figura 2 de criatividade da Assessoria de Co-
da rede. Essa placa possui a função ilustra a placa do mestre. municação e Marketing do Inatel, ilus-
de escravo da rede. A figura 1 ilustra a Aos escravos são ligados os senso- trado na figura 3. Após uma série de
placa do escravo. res e atuadores que executam as fun- incentivos, o projeto voltou para a 31ª
As plataformas destes nós foram es- cionalidades (acender luzes, controlar Fetin também como tema do trabalho
colhidas, visando a otimização do motores, entre outros) e o mestre se de conclusão de curso dos membros
software. Os escravos foram imple- encarrega de adquirir os valores dos das equipes.
mentados com o microcontrolador escravos, e determinar saídas de
70 • Revista Fetin