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Revista Fetin 2015

TRIHM

Software para Triagem no
Pré-Atendimento Hospitalar.

Introdução                                                              Créditos: Banco de imagem
                                                                         Créditos: Esquema feito pela equipe
Os atendimentos nos serviços de urgência que ocorrem diariamente
nos hospitais têm diversos níveis de se classificam como emergências
médicas que requerem pronto atendimento. A sobrecarga de trabalho
para estes serviços é variável, e depende do número de pacientes at-
endidos e do estado de saúde em que se apresentam. É essencial que
exista um método de classificação de risco para assegurar que estes
pacientes sejam observados por ordem de prioridade clínica. Para
isto, foi desenvolvido o Sistema de Triagem de Manchester. Ele busca
acelerar e dar mais eficiência ao atendimento nos prontos socorros e
hospitais.

Projeto

O Sistema de Triagem de Manchester é um grande passo, no sentido
de melhor atender quem recorre a um Serviço de Urgência, no qual
se exige rapidez e eficácia no atendimento. Ele consiste em uma série
de perguntas que conseguirão classificar os pacientes quanto ao nível
de urgência. O processo de triagem resulta em uma classificação do
paciente por cores que vão do mais grave, vermelho ao mais ameno,
azul. Em conjunto com esta classificação, foi desenvolvido um tempo
de espera máximo para cada cor que vai desde 0 minuto, vermelho, até
240 minutos, azul. No projeto apresentado, o paciente ou seu respon-
sável deve responder às perguntas que foram cadastradas no software,
que é capaz de realizar a triagem.

Funcionamento

O projeto de criação do software para triagem no pré-atendimento
tem como objetivo aprimorar e tornar o sistema mais acessível ao
sistema hospitalar brasileiro. Para isto, foi desenvolvido um software
nos moldes de um aplicativo, tendo como base a apostila de Sistema
de Manchester de Classificação de Risco. O software foi desenvolvido
com o ideal de ser portátil e prático, em melhoria aos existentes no
mercado para isto, ele utiliza como hardware um dispositivo móvel que
opera com o sistema operacional Android, escolhido por ser um
sistema open source (código aberto). Uma de suas principais cara-
cterísticas é a redução no tempo de atendimento ao paciente. As
pesquisas realizadas indicam que este processo de atendimento pode
levar de 5 a 10 minutos, conforme constatou-se em visita ao Hospital
Sírio Libanês, mas se já existir um cadastro do paciente no banco de
dados, esse tempo poderá, ser reduzido.

64 Feira Tecnológica do Inatel
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