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Revista Fetin 2015

Mottus: Aprenda Jogando!

Introdução

Os serious games (em português “jogos sérios”) são jogos utilizados para pro-
mover melhorias de aprendizagem, indo além do entretenimento, objetivo
dos jogos convencionais. O Mottus é um jogo voltado para o estudo da anato-
mia óssea humana de maneira lúdica e dinâmica.
O processo educacional vem sendo trabalhado de modo que sejam desen-
volvidas ferramentas mais divertidas, que estimulem o interesse pelo aprendi-
zado. A plataforma Mottus foi criada com o intuito de levar o divertimento dos
games atrelado ao conteúdo anatômico a estudantes e a qualquer pessoa que
anseia por conhecimento e diversão.

Projeto

O jogo Mottus foi desenvolvido na plataforma Unity, que permite a criação
de jogos e experiências 2D e 3D, e tem como elemento principal o sensor
Kinect. O Kinect é um multisensor que detecta 48 pontos de articulação
no corpo humano, o que garante uma alta precisão na detecção de movimen-
tos. Possui uma câmera para identificação do usuário em frente ao dispositivo,
microfone para captura de vozes e sensor de profundidade, o que possibilita
o reconhecimento do ambiente em três dimensões e a interação com a apli-
cação utilizando gestos ou comando de voz, sem a necessidade de tocar o
console. O jogo foi programado em linguagem C# e o layout elaborado no
software Blender, sendo o esqueleto adquirido em modelo 3D disponível para
download.

Funcionamento                                                                    Figura 1- Infográfico

O usuário deve ligar o sensor Kinect a um dispositivo que possua o jogo insta-
lado, como um computador, por exemplo, e este dispositivo a uma televisão,
para que haja uma melhor visualização. O usuário interage com a aplicação
através de seus próprios movimentos e a imagem projetada na tela, capturada
pelo sensor, é composta apenas por ossos. Ao inicializar o jogo, o usuário pode
optar pelo Modo Study ou pelo Modo Dance, cada um com uma experiência
de usuário diferente.
No Modo Study, o jogador tem acesso aos nomes de todos os ossos do
corpo humano, bem como a alguns movimentos articulares. No Modo Dance,
o jogador pode selecionar uma das músicas da playlist e dançar em frente ao
sensor conforme as orientações. Tais orientações são apresentadas pelo nome
do osso junto a um movimento articular que deve ser executado. O jogador
que passa pelos dois modos aprende e exercita seu conhecimento dançando.

98 Feira Tecnológica do Inatel
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