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Revista Fetin 2016
SUCATALIVRE
Atualmente, o lixo residencial e comercial muitas vezes não encontra o destino correto. O lixo reciclável se per-
de em meio ao lixo orgânico, sendo que ao mesmo tempo, existem empresas que necessitam de matéria prima
que pode ser encontrada nesses resíduos. A finalidade do projeto é de oferecer uma conexão simples e rápida
entre esses dois extremos, visando inicialmente os benefícios econômicos, assim como benefícios ambientais.
PROJETO
Foi implementado um website que possibilita a usuários cadastrados demonstrar interesse (através de anúncios
no próprio site) em comprar ou vender produtos de acordo sua composição básica. Caso este interesse seja mú-
tuo por um mesmo produto, poder-se-á realizar uma negociação. Esta nagociação, inicialmente, será totalmente
dependente dos úsuários envolvidos: o website é apenas um conector entre ambos extremos, visando a parceria
entre os envolvidos. Há ainda algumas ideias a serem trabalhadas para aumentar a eficiência das comunicações
e negociações: o meio de pagamento pela sucata pode ser feito por uma troca da sucata por “créditos”, que
poderão ser depois trocados por determinados produtos/serviços; influência de colaboradores em negociações,
oferecendo transporte por exemplo; etc.
FUNCIONAMENTO
O projeto tem total dependência de seus usuários, portanto a divulgação em busca de colaboradores se
faz imprescindível. Os usuários terão disponíveis, principalmente, as funcionalidades de anunciar venda ou
interesse de compra de determinado produto/matéria prima. Em ambos os casos serão requisitadas, no ato
da criação do anúncio, informações sobre o produto como o preço desejado de compra/venda, quantidade,
foto ilustrativa, não havendo necessidade de preenchimento de todos os campos (apesar de altamente re-
comendado). Para ter acesso a essas funcionalidades, o usuário deverá se cadastrar no sistema, informando
dados pessoais/jurídicos como nome, endereço, cpf/cnpj etc. Após cada negociação realizada, os usuários
envolvidos se avaliarão em relação ao nível de confiabilidade, formalidade, satisfação etc. dessa negociação
e do usuário negociante.
126 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel