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Revista Fetin 2016
THREE MOVE
Atualmente existem aproximadamente 13.265.599 indivíduos com deficiência motora no Brasil. Esta deficiên-
cia só perde em quantidade para a visual, de acordo com o censo de 2010. A terapia ocupacional que cuida
da deficiência motora como a tetraparesia, hemiparesia e outras, muitas vezes trazem exercícios maçantes e
repetitivos, além de não conseguir entregar dados tão precisos para o paciente.
Por esse motivo o Three Move resolveu criar um jogo de realidade virtual, que auxiliará o terapeuta a oferecer
informações mais objetivas e proporcionará ao paciente uma terapia mais leve e dinâmica.
PROJETO
O Three Move é um jogo virtual criado para ajudar na reabilitação de pacientes com alguma deficiência motora
dos membros superiores, especificamente as mãos. Ele foi desenvolvido na plataforma do Unity, sua progra-
mação foi elaborada em linguagem C, o jogo tem a capacidade de captar todos os movimentos das mãos e dos
dedos através de um sensor chamado Leap motion. Desta forma, disponibilizar ao terapeuta ocupacional alguns
dados como a força da pinça, o score e a distância entre o dedo polegar e o indicador que juntos realizam o mo-
vimento de pinça. Sendo um jogo que envolve a coordenação motora e o treino cognitivo, podendo ser jogado
por pessoas com déficit motor em uma ou ambas as mãos, além de pessoas com dificuldade de atenção ou
aprendizado.
FUNCIONAMENTO
Ao executar o Three Move e conectar o sensor ao pronto, e assim inicializará a partir de sua ordem.
computador, o terapeuta irá inserir alguns dados Cada jogada tem um tempo limite de um minuto po-
pessoais do paciente e os dados desejados que se- dendo ser alterado e interrompido a qualquer momen-
rão entregues ao final do jogo como, por exem- to. O jogo apresenta objetos que devem ser colocados
plo, a distância que ele irá trabalhar na detecção de dentro de uma caixa, cada um deles possui um tipo
pinça (3 a 9 cm). O paciente receberá instruções de de dificuldade. Ao termino do jogo será apresentado
como jogar e a pontuação de cada peça através de opções como a reinicialização, o gráfico de progresso
um vídeo tutorial e uma tabela de valores disponi- e o feedback com as informações selecionadas pelo
bilizados ao inicio do mesmo. Ao final desta apre- profissional da saúde, facilitando a análise do desem-
sentação o jogo perguntará ao paciente se ele esta penho e evolução do paciente a cada sessão.
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