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Revista Fetin 2016


         THREE MOVE







         Atualmente existem aproximadamente 13.265.599 indivíduos com deficiência motora no Brasil. Esta deficiên-
         cia só perde em quantidade para a visual, de acordo com o censo de 2010. A terapia ocupacional que cuida
         da deficiência motora como a tetraparesia, hemiparesia e outras, muitas vezes trazem exercícios maçantes e
         repetitivos, além de não conseguir entregar dados tão precisos para o paciente.
         Por esse motivo o Three Move resolveu criar um jogo de realidade virtual, que auxiliará o terapeuta a oferecer
         informações mais objetivas e proporcionará ao paciente uma terapia mais leve e dinâmica.

























         PROJETO




         O Three Move é um jogo virtual criado para ajudar na reabilitação de pacientes com alguma deficiência motora
         dos membros superiores, especificamente as mãos. Ele foi desenvolvido na plataforma do Unity, sua progra-
         mação foi elaborada em linguagem C, o jogo tem a capacidade de captar todos os movimentos das mãos e dos
         dedos através de um sensor chamado Leap motion. Desta forma, disponibilizar ao terapeuta ocupacional alguns
         dados como a força da pinça, o score e a distância entre o dedo polegar e o indicador que juntos realizam o mo-
         vimento de pinça. Sendo um jogo que envolve a coordenação motora e o treino cognitivo, podendo ser jogado
         por pessoas com déficit motor em uma ou ambas as mãos, além de pessoas com dificuldade de atenção ou
         aprendizado.



         FUNCIONAMENTO



         Ao  executar  o  Three  Move  e  conectar  o sensor ao   pronto, e assim inicializará  a partir de sua ordem.
         computador,  o  terapeuta  irá  inserir  alguns  dados   Cada jogada tem um tempo limite de um minuto po-
         pessoais do paciente e os dados desejados que se-     dendo ser alterado e interrompido a qualquer momen-
         rão entregues  ao final do jogo como, por exem-       to. O jogo apresenta objetos que devem ser colocados
         plo, a distância que ele irá trabalhar na detecção de   dentro de uma caixa, cada um deles possui um tipo
         pinça (3 a 9 cm). O paciente receberá instruções de   de dificuldade. Ao termino do jogo será apresentado
         como jogar  e  a  pontuação  de  cada  peça  através  de   opções como a reinicialização, o gráfico de progresso
         um vídeo tutorial e uma tabela  de valores disponi-   e o feedback com as informações selecionadas pelo
         bilizados ao inicio do mesmo. Ao final desta apre-    profissional da saúde, facilitando a análise do desem-
         sentação o jogo perguntará  ao paciente  se ele esta   penho e evolução do paciente a cada sessão.


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