Page 36 - Revista Fetin
P. 36
CREATIVE LEARNING
36
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como Autismo, é designado à um conjunto
de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, desencadeando problemas no progresso da lingua-
gem, comunicação, interação e comportamento social do indivíduo. Atinge mais de milhões de pessoas e pos-
sui ocorrência maior no sexo masculino. O TEA pode vir a ocorrer em qualquer etapa da vida, antes, durante,
ou após o nascimento. É dividido em 3 categorias de acordo com o nível do transtorno, são elas: Síndrome de
Asperger, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento e Transtorno Autista.
PROJETO RESULTADOS
Para solucionar as dificuldades das crianças que O projeto desenvolvido contém como resultado uma
sofrem com o TEA, desenvolveu-se o “Creative Le- forma de aprender se divertindo, deste modo, aju-
arning”, um aplicativo que pode ser instalado em dando o profissional da saúde a conseguir mais re-
Smartphones e tablets, através da PlayStore. Possui sultados e realizar um acompanhamento do paciente
interfaces coloridas e divertidas, capaz de instigar e de maneira interativa. O aplicativo foi desenvolvido
trabalhar em paralelo com os tratamentos clínicos para ser utilizado em clinicas de tratamento do TEA,
para o TEA, como TEACCH, PECS e ABA. O aplicati- utilizando tablets. Os dados coletados pelo aplicativo
vo dispõe de jogos e atividades envolvendo imagens, foram utilizados para corrigir bugs no projeto e princi-
sons, palavras, formas geométricas, animais e diver- palmente, para maximizar os efeitos do tratamento.O
sos conteúdos ajudando no aprendizado e desenvol- projeto se mostrou efetivo no tratamento de Transtor-
vimento da criança. Como forma de avaliar o uso do no do Espectro Autista(TEA),principalmente quando
método, as informações do progresso e desempenho aplicado por um profissional especializado na área.
do usuário são enviadas ao profissional responsável
que estará cadastrado junto a criança no aplicativo.
CURIOSIDADES
FUNCIONAMENTO O projeto foi realizado utilizando o Construct 2.
Foi desenvolvido em cima do método PECS, o qual
O aplicativo funciona da seguinte maneira, ao baixá- atualmente é o método mais utilizado em tratamento
-lo você deverá realizar o cadastro, que é separado de TEA.
por cadastro do paciente e cadastro do profissional. O banco de dados foi desenvolvido no MySQL vincu-
O cadastro do profissional é extremamente importan- lado pelo phpadmin, ambos softwares gratuitos com
te para analisar o desempenho da criança perante as plataformas didáticas.
atividades do aplicativo.
As atividades são divididas pela categoria de nível
de dificuldade, começando por um nível mais fácil e
avançando conforme há progresso. Em cada nível há
uma interface diferente abordando um tema, como por
exemplo, floresta e mar. No nível indicado, as ativida-
des estão dispostas de forma aleatória, abordando es-
crita, leitura e audição do paciente. Todas as atividades
foram abordadas perante estudo sobre os métodos de
tratamento do TEA. Assim, a cada erro ou acerto do
paciente, impactará no progresso, remetendo as infor-
mações ao profissional responsável cadastrado. O que
ajudará significativamente na avaliação do paciente.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel