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CREATIVE LEARNING


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              O Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente conhecido como Autismo, é designado à um conjunto
              de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, desencadeando problemas no progresso da lingua-
              gem, comunicação, interação e comportamento social do indivíduo. Atinge mais de milhões de pessoas e pos-
              sui ocorrência maior no sexo masculino. O TEA pode vir a ocorrer em qualquer etapa da vida, antes, durante,
              ou após o nascimento. É dividido em 3 categorias de acordo com o nível do transtorno, são elas: Síndrome de
              Asperger, Transtorno Invasivo do Desenvolvimento e Transtorno Autista.



              PROJETO                                            RESULTADOS



              Para  solucionar  as  dificuldades  das  crianças  que   O projeto desenvolvido contém como resultado uma
              sofrem com o TEA, desenvolveu-se o “Creative Le-   forma de aprender  se divertindo,  deste modo, aju-
              arning”, um aplicativo que pode ser instalado em   dando o profissional da saúde a conseguir mais re-
              Smartphones e tablets, através da PlayStore. Possui   sultados e realizar um acompanhamento do paciente
              interfaces coloridas e divertidas, capaz de instigar e   de maneira interativa. O aplicativo foi desenvolvido
              trabalhar em paralelo  com os tratamentos clínicos   para ser utilizado em clinicas de tratamento do TEA,
              para o TEA, como TEACCH, PECS e ABA. O aplicati-   utilizando tablets. Os dados coletados pelo aplicativo
              vo dispõe de jogos e atividades envolvendo imagens,   foram utilizados para corrigir bugs no projeto e princi-
              sons, palavras, formas geométricas, animais e diver-  palmente, para maximizar os efeitos do tratamento.O
              sos conteúdos ajudando no aprendizado e desenvol-  projeto se mostrou efetivo no tratamento de Transtor-
              vimento da criança. Como forma de avaliar o uso do   no do Espectro Autista(TEA),principalmente quando
              método, as informações do progresso e desempenho   aplicado por um profissional especializado na área.
              do usuário são enviadas ao profissional responsável
              que estará cadastrado junto a criança no aplicativo.
                                                                 CURIOSIDADES
              FUNCIONAMENTO                                      O projeto foi realizado utilizando o Construct 2.

                                                                 Foi desenvolvido em cima do método PECS, o qual
              O aplicativo funciona da seguinte maneira, ao baixá-  atualmente é o método  mais utilizado em tratamento
              -lo você deverá realizar o cadastro, que é separado   de TEA.
              por cadastro do paciente e cadastro do profissional.   O banco de dados foi desenvolvido no MySQL vincu-
              O cadastro do profissional é extremamente importan-  lado pelo phpadmin, ambos softwares gratuitos com
              te para analisar o desempenho da criança perante as   plataformas didáticas.
              atividades do aplicativo.
              As atividades são divididas pela categoria de nível
              de  dificuldade,  começando  por  um  nível  mais  fácil  e
              avançando conforme há progresso. Em cada nível há
              uma interface diferente abordando um tema, como por
              exemplo, floresta e mar. No nível indicado, as ativida-
              des estão dispostas de forma aleatória, abordando es-
              crita, leitura e audição do paciente. Todas as atividades
              foram abordadas perante estudo sobre os métodos de
              tratamento do TEA. Assim, a cada erro ou acerto do
              paciente, impactará no progresso, remetendo as infor-
              mações ao profissional responsável cadastrado. O que
              ajudará significativamente na avaliação do paciente.


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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