Page 66 - Revista Fetin
P. 66
INABOT
66
Com a entrada de novos alunos no INATEL, nota-se certa dificuldade da parte dos mesmos para começar a enten-
der como funcionam os setores e as disciplinas. O Inabot é um chatbot para auxiliar alunos ingressantes e também
alunos já vinculados . Com ele, é possível que o aluno inicie uma conversa e exponha sua dúvida sobre diversos as-
suntos relacionados ao INATEL, como o horário de funcionamento de cada setor ou até mesmo alguma dúvida sobre
as disciplinas. O intuito desse chatbot é reunir em um só lugar informações importantes e de fácil acesso para todos.
PROJETO RESULTADOS
Em uma página da web, é possível iniciar um diálogo Com o intuito primário de responder as dúvidas dos
em um campo em branco logo embaixo da mensagem alunos que ingressaram recentemente no INATEL,
“Digite uma pergunta...”. Em seguida, basta clicar no os resultados se provaram consistentes, com a inte-
botão “Enviar” embaixo desse campo, e sua pergunta ração entre o usuário e o Inabot sendo direta e clara,
será enviada para a tela de mensagens, que estará em respondendo as dúvidas e trazendo informações de
branco no centro da página. Após o envio da pergun- forma rápida. O feedback dos beta testers (alunos
ta, o Inabot emitirá uma resposta de acordo com o que que testaram o chat em suas primeiras versões) foi
foi perguntado. Para fazer uma nova pergunta, digite altamente positivo. O design simples e minimalista
novamente no campo “Digite uma pergunta...” e repita traz um ambiente amigável e acessível a todos, sen-
os processos citados anteriormente. O uso de palavras- do de fácil uso. Também foi de grande utilidade para
-chave é essencial para que a resposta seja bem suce- alunos veteranos que também testaram o chatbot,
dida. O Inabot foi criado com o propósito de sanar as dos quais puderam buscar informações a qualquer
dúvidas dos alunos que estão ingressando no Inatel e momento no Inabot.
também auxiliar aqueles que já estão vinculados.
CURIOSIDADES
FUNCIONAMENTO
Inicialmente o nome desse chatbot seria Telbot, com
Usando uma ferramenta chamada Angular (uma fra- a referência do “Tel” derivado de INATEL e em ho-
mework para elaboração de aplicações para a web menagem à Telnet, que seria, resumidamente, um
(mobile e desktop)), criamos um servidor local e inte- protocolo de rede usado para adaptar um terminal
gramos nele uma API chamada Dialogflow, que fun- a distância, ou seja, executar comandos escritos em
ciona de forma online e é utilizada para a criação de um computador remoto. Futuramente, o Inabot será
chatbots. A partir disso, usamos o site da API Dialogflow implementado para responder também em outras lín-
para criarmos um banco de dados customizado para o guas, como espanhol e inglês, e também terá reco-
nosso chatbot (localizado no servidor da API) com in- nhecimento de voz e opção de respostas faladas em
formações sobre o INATEL, dúvidas frequentes e ou- voz alta para a adaptação dos alunos que possuem
tras informações que serão utilizadas para responder o qualquer problema visual.
usuário conforme sua necessidade. Tudo isso funciona
através de uma token exclusiva dada no site da Dialo-
gflow; colocando a mesma em um local específico den-
tro dos arquivos do servidor local do Angular, o chatbot
começa a responder o usuário de acordo com o que foi
colocado como resposta no banco de dados customi-
zado da API Dialogflow. Por fim, o design da página do
Inabot foi feito utilizando CSS em conjunto com HTML.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel