Page 66 - Revista Fetin
P. 66

INABOT


    66








              Com a entrada de novos alunos no INATEL, nota-se certa dificuldade da parte dos mesmos para começar a enten-
              der como funcionam os setores e as disciplinas. O Inabot é um chatbot para auxiliar alunos ingressantes e também
              alunos já vinculados . Com ele, é possível que o aluno inicie uma conversa e exponha sua dúvida sobre diversos as-
              suntos relacionados ao INATEL, como o horário de funcionamento de cada setor ou até mesmo alguma dúvida sobre
              as disciplinas. O intuito desse chatbot é reunir em um só lugar informações importantes e de fácil acesso para todos.



              PROJETO                                            RESULTADOS



              Em uma página da web, é possível iniciar um diálogo   Com o intuito primário de responder as dúvidas dos
              em um campo em branco logo embaixo da mensagem     alunos que ingressaram recentemente no INATEL,
              “Digite uma pergunta...”. Em seguida, basta clicar no   os resultados se provaram consistentes, com a inte-
              botão “Enviar” embaixo desse campo, e sua pergunta   ração entre o usuário e o Inabot sendo direta e clara,
              será enviada para a tela de mensagens, que estará em   respondendo as dúvidas e trazendo informações de
              branco no centro da página. Após o envio da pergun-  forma  rápida. O  feedback dos beta testers  (alunos
              ta, o Inabot emitirá uma resposta de acordo com o que   que testaram o chat em suas primeiras versões) foi
              foi perguntado. Para fazer uma nova pergunta, digite   altamente positivo. O  design  simples e minimalista
              novamente no campo “Digite uma pergunta...” e repita   traz um ambiente amigável e acessível a todos, sen-
              os processos citados anteriormente. O uso de palavras-  do de fácil uso. Também foi de grande utilidade para
              -chave é essencial para que a resposta seja bem suce-  alunos veteranos que também  testaram  o  chatbot,
              dida. O Inabot foi criado com o propósito de sanar as   dos quais puderam buscar informações a qualquer
              dúvidas dos alunos que estão ingressando no Inatel e   momento no Inabot.
              também auxiliar aqueles que já estão vinculados.
                                                                 CURIOSIDADES
              FUNCIONAMENTO

                                                                 Inicialmente o nome desse chatbot seria Telbot, com
              Usando uma ferramenta chamada Angular (uma fra-    a referência do “Tel” derivado de INATEL e em ho-
              mework para elaboração de aplicações para a web    menagem à  Telnet, que seria, resumidamente, um
              (mobile e desktop)), criamos um servidor local e inte-  protocolo  de rede  usado  para  adaptar  um terminal
              gramos  nele  uma API  chamada  Dialogflow,  que  fun-  a distância, ou seja, executar comandos escritos em
              ciona de forma online e é utilizada para a criação de   um computador remoto. Futuramente, o Inabot será
              chatbots. A partir disso, usamos o site da API Dialogflow   implementado para responder também em outras lín-
              para criarmos um banco de dados customizado para o   guas, como espanhol e inglês, e também terá reco-
              nosso chatbot (localizado no servidor da API) com in-  nhecimento de voz e opção de respostas faladas em
              formações sobre o INATEL, dúvidas frequentes e ou-  voz alta para a adaptação dos alunos que possuem
              tras informações que serão utilizadas para responder o   qualquer problema visual.
              usuário conforme sua necessidade. Tudo isso funciona
              através de uma token exclusiva dada no site da Dialo-
              gflow; colocando a mesma em um local específico den-
              tro dos arquivos do servidor local do Angular, o chatbot
              começa a responder o usuário de acordo com o que foi
              colocado como resposta no banco de dados customi-
              zado da API Dialogflow. Por fim, o design da página do
              Inabot foi feito utilizando CSS em conjunto com HTML.


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71