Page 68 - Revista Fetin
P. 68
INTERAÇÃO E TECNOLOGIA
68
O transtorno do espectro autismo (TEA) geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete
as habilidades de comunicação e interação social. Pesquisas quantitativas sobre o autismo no Brasil são
escassas. Em terapias com crianças, é relevante o uso do método de Análise do Comportamento Aplicada
(ABA), que consiste na observação comportamental. Notou-se que, após atividades estimuladoras, as crianças
recebiam dispositivos eletrônicos como recompensa, como tablets e celulares, evidenciando a escassez de
brinquedos para aplicação do método explicitado.
PROJETO RESULTADOS
Foi desenvolvido um quebra-cabeças interativo para É esperado que a solução tenha total eficácia para
atender o público atípico infantil, que consegue agre- o desenvolvimento didático, terapêutico e educacio-
gar na brincadeira, a educação e a terapia, basean- nal de crianças dentro do espectro autista, também
do-se no método de repetição ABA. A solução tem podendo ser aplicado em outras doenças. A solução
como objetivo trabalhar na área educacional aplican- tende a desenvolver conhecimentos de letras, núme-
do o aprendizado das letras, números, cores, formas, ros, texturas,e também aspectos cognitivos, lógicos
animais e, na terapia, será utilizada diferentes textu- e de ordenação. Espera-se agregar a quantidade de
ras, uma das principais dificuldades encontradas em brinquedos didáticos para esse público desassistido,
portadores de autismo. Assim, é desenvolvido estí- já que o mercado para esse tipo de produto ainda
mulo tátil, visual e de ordenação lógica. Se há dificul- é escasso. O mercado potencial encontra-se em clí-
dade para tocar em diferentes texturas, a presença nicas, hospitais, escolas, ou até mesmo domiciliar
de componentes eletrônicos como os leds, servem como auxiliador nas terapias já adeptas pela família
como incentivo para o manuseio das peças, levando do paciente.
ao desenvolvimento dessa área afetada pela doença.
FUNCIONAMENTO CURIOSIDADES
A solução inicialmente foi projetada para atender o públi- A solução é inovadora, pois atualmente no merca-
co infantil atípico (TEA), aplicando a metodologia ABA, do existe apenas um quebra-cabeças com uso de
podendo também ser aplicado em idosos, portadores de leds, no entanto, sua aplicação é de uso exclusiva-
deficiência visual parcial ainda na infância com o intuito mente decorativo, sem nenhum fim educacional ou
de melhorar sua didática desde cedo, podendo também terapêutico. Com o intuito de comprovar sua eficácia,
ser aplicado em escolas e hospitais, em pacientes com pretende-se enviar um kit da solução para clínicas
deficiências neurológicas, servindo como apoio para te- e/ou escolas de ensino especial, coletando relatos
rapias e desenvolvimento de áreas do cérebro. A partir de professores, profissionais da saúde e familiares
da junção das peças de forma correta, há fechamento do ao decorrer do tempo para que se tenha dados mais
circuito interno, fazendo com que os respectivos leds se precisos sobre sua aplicabilidade, e até mesmo sobre
acendam, isso faz com que haja maior interesse do usu- preferências e dificuldades encontras pelos usuários.
ário pelo brinquedo, e permite a utilização de métodos de
recompensa para cada tarefa executada corretamente.
A eficácia do mesmo se dá ao uso contínuo repetitivo, no
qual o sistema de recompensa pode ser qualquer objeto
de interesse do usuário, havendo também possibilidade
da aplicação de led ser o próprio sistema de recompen-
sa, pois tem-se efeito atrativo em crianças.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel