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PROJETO TÔ LIGADO
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GAME EDITION
É notório a quantidade exacerbada de dependentes químicos no Brasil. A pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz
mostra que 3,563 milhões de brasileiros consumiram drogas ilícitas em período recente. É necessário que as
clinicas de recuperação tenham uma estratégia especifica para tratamento de cada tipo de pessoa em uma
rede que necessita oferecer vários serviços, sempre com atendimento todos os dias da semana, 24 horas.
Propõe-se então, um projeto que visa minimizar a quantidade de dependentes químicos abordando principal-
mente os jovens sobre as consequências da utilização destes produtos nocivos.
PROJETO operacional Windows e um espaço para armazena-
mento no disco maior que 2 Gigabytes. O jogo não
necessita de internet visto que todos os dados se en-
O jogo “Tô Ligado” é um Serious Game com o ob- contram localmente.
jetivo de conscientizar jovens sobre os malefícios
da utilização de drogas. A forma de implementação
utilizada foi baseada em jogos de plataforma, onde RESULTADOS
em um ambiente 2D, o jogador necessita desviar de
obstáculos ambientais ou propostos por usuários de O intuito do “Tô Ligado” é conseguir proporcionar um
drogas para impedi-lo de chegar a um show de rock. senso crítico ao jogador não o obrigando a não utili-
Existem 6 fases ao todo, que se torna necessário em zação das drogas, mas a obtenção do conhecimento
cada uma delas coletar um instrumento musical fur- sobre as consequências proporcionadas pelas mes-
tado de algum membro da banda para venda e con- mas abordando situações reais.
tinuidade do vicio dos dependentes. A plataforma uti- Estará disponível em um repositório a versão mais
lizada para desenvolvimento foi o Unity pois além de recente do jogo, e terá várias atualizações conforme
ser uma plataforma gratuita, possui implementações o tempo para que o jogador possa experimentar e
intuitivas que reduzem a quantidade de códigos e o deixar seus comentários sobre possíveis melhorias,
tornam mais rápido ao ser executado. que podem ser aplicadas ou repensadas com algu-
ma outra utilidade, sendo recompensados com os
FUNCIONAMENTO devidos créditos na tela inicial.
Por maior reaproveitamento de códigos e adição de CURIOSIDADES
novas implementações a projetos já existentes, a
Linguagem Orientada a Objetos é a base de todos A Unity mesmo sendo uma plataforma popularmen-
os jogos desenvolvidos na plataforma Unity, mas pre- te utilizada para criação de jogos pessoais, foi es-
cisamente com o C#.Existem diversos fóruns online colhida para criação de diversos jogos empresariais
em que as pessoas que desenvolveram jogos pareci- como Assassin’s Creed,Hearthstone e Cup Head.
dos compartilham suas experiencias e códigos a fim Jogos de plataforma são simples em suas criações
de que outras consigam reutiliza-los reafirmando a por terem mecânicas em comum, podendo ser de-
base da linguagem. senvolvido por uma única pessoa, ou por várias,
O projeto utiliza da simulação de efeitos físicos pro- abordando não só a mecânica(Cup Head), mas tam-
porcionado pelo Unity, pois permite recriar efeitos do bém um alto nível de arte(Ori and the Blind Forest),
mundo real ao próprio jogo, como por exemplo retirar trilha sonora(Castlevania Symphony Of The Night) e
o atrito de determinada parte do chão para simular o história(Celeste) como seu principal elemento.
efeito de deslizar no gelo.
Para execução correta do jogo, é necessário possuir
um controle de Xbox, um computador com sistema
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