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134 PeopleFLUX







              VISÃO COMPUTACIONAL APLICADA NA CONTAGEM DE FLUXO DE PESSOAS





              Diante da necessidade dos negócios em atingir o público alvo para otimizar os processos, uma das técnicas
              que surgiram ao longo dos anos foi a contagem do fluxo de pessoas. Permitindo um melhor controle sobre
              as pessoas no ambiente, facilitando o planejamento estratégico e aumentando a eficácia sobre o objetivo da
              empresa, seja ele qual for. Pensando nessa situação, foi desenvolvido o People Flux, um software que estima
              a quantidade de pessoas que entram no departamento, faixa etária e gênero, visando facilitar o planejamento
              da empresa, possibilitando a otimização dos lucros.



              PROJETO                                            mudar de sinal e, assim, a contagem será gerada ao
                                                                 passar pela coordenada.
                                                                 4-  A  identificação  de  gênero  e  faixa  etária.  Assim
              O principal objetivo do projeto é de oferecer um controle   como no item 1, porém com diferentes deep neural
              melhor sobre quem entra em um estabelecimento. Utili-  networks treinados para diferentes identificações
              zando uma câmera e um computador, o software utiliza
              de métodos de processamento de imagens divididos
              em etapas. A primeira etapa consiste na detecção de   RESULTADOS
              uma pessoa através da detecção do rosto. A segunda
              etapa consiste em processar o rosto a fim de descobrir   Os parâmetros analisados de detecção múltiplas, pre-
              o gênero e a faixa etária. A terceira e ultima etapa con-  dição de gênero e idade foram resolvidos com boa pre-
              siste em seguir o rosto afim de permitir a contagem da   cisão. A necessidade de ter dados o suficiente para a
              entrada no estabelecimento. Além disso, existe a opção   otimização de processos em atendimentos/processos
              de salvar o vídeo ou apenas computar os parâmetros,   feitos em vários tipos de negócios já existentes pode
              sem o vídeo ser salvo.                             ser resolvido pelo People Flux, já que, principalmente
              Esses três processos são repetidos até que o usuário   em lojas, o atendimento é otimizado quando se sabe
              cancele a operação.                                quem é o publico alvo.

              FUNCIONAMENTO                                      CURIOSIDADES



              O funcionamento do projeto consiste em 4 etapas,   A tecnologia base do projeto se chama visão compu-
              sendo elas:                                        tacional, responsável por fazer com que softwares e
                                                                 hardwares interpretem imagens e vídeos como nós
              1- Detectar faces. Baseado na Single Shot Detector   humanos. Utilizando esta tecnologia, uma imensidão
              Framework, consiste em um modelo já treinado da    de possibilidades se abrem como por exemplo, a loja
              deep neural network o qual detecta múltiplas faces   da Amazon que opera sem atendentes e caixas uti-
              por meio do processamento de cada imagem.          lizando também da mesma tecnologia. Lojas físicas
              2- Identificação. Cada face detectada é atrelada a   maiores utilizam das câmeras para saber em quais
              um ID responsável juntamente com a ação do al-     setores a loja está sendo frequentada, gênero e ida-
              goritmo que possibilita o rastreamento de cada ele-  de do público e a porcentagem de vendas feitas com
              mento diferente.                                   sucesso, tudo isso para  um maior  planejamento  e
              3- Contagem de entradas. Em cada ID é feito a mé-  conseguir obter o maior lucro possível.
              dia de variação no eixo das ordenadas para a verifi-
              cação da direção; caso a média for negativa, o objeto
              se deslocará para baixo, caso contrário, se deslocará
              para cima. Conjuntamente à isso, uma coordenada
              já determinada é feita se a variação do objeto não


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