Page 172 - Revista Fetin
P. 172
SMART MEDICAL QUEUE SYSTEM
172
Um dos desafios para a saúde pública no Brasil é a comunicação entre Hospitais e Centros de Saúde. A dúvida
entre usuários sobre qual assistência escolher acaba provocando filas desnecessárias e ocupando profissio-
nais que poderiam estar cuidando de outras enfermidades. Outro problema, alvo de reclamação da população,
é a espera e demora para marcar exames nos postos de saúde, que por muitas vezes, o paciente debilitado
enfrenta a madrugada por um atendimento.
PROJETO O check-in do paciente na unidade deve ser realiza-
do através de um “Totem” que fará leitura e identifi-
cação do mesmo (leitura de parâmetros físicos e o
Smart Queue é uma ferramenta web que torna in- questionário de sintomas) .
teligente a gestão de comunicação entre Unidades
Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais. O preparo do
atendimento em filas é organizado a partir das condi- RESULTADOS
ções clínicas do paciente e análise de seu histórico,
visando uma melhor organização e agilidade na che- Os resultados encontrados no presente estudo su-
gada do paciente à assistência. A ordem de chegada gerem melhorias no atendimento SUS, priorizando
na UBS também ganha atenção, assim o paciente casos clínicos críticos que antes não tinham visibi-
em estado não critico de saúde também terá seu lu- lidade. A organização de Filas e o monitoramento
gar informado na fila, tudo isso a fim de garantir um do estado em tempo real possibilita o ... dos sujeitos
atendimento justo à todos usuários. Sua inteligência e a construção de .... Isso indica que quem ... mais
também informará o horário a seus usuários garan- tende a ter um grau de ... maior, pois a ... permite
tindo comodidade aos mesmos que em casa recebe- um olhar crítico da realidade, um saber .. a respeito
rão o momento de atendimento na UBS ou Hospital. de questões .. como, por exemplo, a ... É possível
afirmar, nesse sentido, que o ... seria a primeira con-
FUNCIONAMENTO dição para que a pessoa/usurário/pacient
O objetivo da aplicação é tornar justo e rápido o aten- CURIOSIDADES
dimento nas filas de unidade básica de saúde e pron-
to socorro de um município, de modo que ao realizar O projeto tematiza a tecnologias que melhoram a
o check-in o paciente seja encaminhado para a uni- qualidade na triagem de Assistências à Saúde. Co-
dade de tratamento cabível a situação. locando no lugar do paciente sobre esperar horas
O sistema realizará: por um atendimento diante de uma urgência grave
- A leitura de parâmetros físicos atuais do paciente é aborrecedor. O projeto implantado resolveria essa
(através de uma pulseira inteligente); questão, por meio da comunicação eficiente entre
- Questionário para identificação dos sintomas do pa- UBS’s e hospitais.
ciente.
Com base nesses dois itens e no histórico do pacien-
te (cadastro feito pela unidade de saúde com infor-
mações relevantes para diagnóstico e tratamento do
paciente), o sistema atribuirá uma prioridade de aten-
dimento ao paciente.
A aplicação será capaz de identificar o paciente através
de um cartão RFID, e as informações serão vinculadas
a ficha do paciente, contida no banco de dados.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel