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AS AVENTURAS DE MAX
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COM FOCO E CUCA FRESCA
O processo de alfabetização de pessoas com deficiência intelectual é um assunto que vem sendo discutido há
muitos anos e é de grande importância. Para uma pessoa especial, formar palavras, ler textos e realizar algu-
mas atividades tomadas por muitos como simples e cotidianas, pode ser uma dificuldade. A fim de criar uma
ferramenta lúdica e de fácil acesso voltada a pessoas portadoras de autismo, dislexia, deficiência intelectual ou
TDAH, este trabalho apresenta um jogo intitulado As Aventuras de Max com Foco e Cuca Fresca.
PROJETO próprio script. O protótipo final pode ser jogado em
um computador ou em um dispositivo móvel.
O projeto desenvolvido consiste em um jogo eletrôni-
co composto por quatro telas: menu principal, crédi- RESULTADOS
tos, jogo e fim de jogo. Sua principal função é ajudar
no processo de alfabetização de pessoas especiais. A versão final do projeto passou por diversas modifi-
No menu principal, é possível acessar a tela de cré- cações e correções até estar finalmente concluída e
ditos e o jogo em si. Este foi desenvolvido no modelo pronta para ser jogada. Após os estudos iniciais de
Endless Running (corrida sem fim), no qual o joga- Unity 3D e linguagem C#, foram programados pro-
dor controla Max, o personagem principal, e coleta tótipos de jogos Endless Running para testar a me-
as sílabas para formar palavras. Estas sílabas são cânica do jogo. Para tanto, foram utilizados objetos
denominadas ‘estímulos’, e sua pronúncia é reprodu- simples como uma esfera para substituir o barco e
zida toda vez que são coletadas, fazendo com que o paralelepípedos como obstáculos. Assim que os es-
usuário assimile a sílaba com sua pronúncia. tudos de Blender foram concluídos, os objetos mode-
Assim que o percurso do jogo é finalizado, a tela de lados foram importados no Unity para serem usados
fim de jogo é apresentada com a pontuação final do e programados. Durante todo esse processo, o jogo
jogador e as opções de sair ou reiniciar. apresentou bugs que foram corrigidos para seu bom
funcionamento.
FUNCIONAMENTO
CURIOSIDADES
O jogo As aventuras de Max com Foco e Cuca Fres-
ca foi criado usando Unity 3D, Blender e Microsoft Ao contrário do muitos pensam, nem todo autista
Visual Studio. possui problemas de fala. Esta é uma condição que
Os softwares Unity 3D e Microsoft Visual Studio fo- varia de acordo com o indivíduo. Mesmo os que fa-
ram utilizados para o desenvolvimento de toda a me- lam bem, necessitam de intervenções especializadas
cânica e funcionamento do jogo. Por meio de scripts para que as dificuldades, caso existam, sejam corri-
criados na linguagem C#, foi possível programar gidas.
todos os elementos e interações que acontecem no O game engine Unity domina 45% do mercado global
jogo, como os movimentos do barco, a reprodução de games. De acordo com a empresa desenvolvedo-
dos sons e o sistema de pontuação. O software de ra do software, 34% dos 1000 maiores jogos mobile
modelagem Blender foi utilizado para a criação dos foram desenvolvidos com ela, entre eles estão Angry
objetos e seus respectivos designs e texturas, como Birds, Bad Piggies, Roller Coaster Tycoon World e
o personagem principal Max, as sílabas a serem co- até mesmo Pokemon Go.
letadas, os obstáculos ao longo do percurso e todos
os demais elementos do cenário. Após serem mode-
lados no Blender, estes são importados no Unity para
que possam ser programados, tendo cada um o seu
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