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AS AVENTURAS DE MAX



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              COM FOCO E CUCA FRESCA







              O processo de alfabetização de pessoas com deficiência intelectual é um assunto que vem sendo discutido há
              muitos anos e é de grande importância. Para uma pessoa especial, formar palavras, ler textos e realizar algu-
              mas atividades tomadas por muitos como simples e cotidianas, pode ser uma dificuldade. A fim de criar uma
              ferramenta lúdica e de fácil acesso voltada a pessoas portadoras de autismo, dislexia, deficiência intelectual ou
              TDAH, este trabalho apresenta um jogo intitulado As Aventuras de Max com Foco e Cuca Fresca.



              PROJETO                                            próprio script. O protótipo final pode ser jogado em
                                                                 um computador ou em um dispositivo móvel.

              O projeto desenvolvido consiste em um jogo eletrôni-
              co composto por quatro telas: menu principal, crédi- RESULTADOS
              tos, jogo e fim de jogo. Sua principal função é ajudar
              no processo de alfabetização de pessoas especiais.  A versão final do projeto passou por diversas modifi-
              No menu principal, é possível acessar a tela de cré-  cações e correções até estar finalmente concluída e
              ditos e o jogo em si. Este foi desenvolvido no modelo   pronta para ser jogada. Após os estudos iniciais de
              Endless Running (corrida sem fim), no qual o joga-  Unity 3D e linguagem C#, foram programados pro-
              dor controla Max, o personagem principal, e coleta   tótipos de jogos Endless Running para testar a me-
              as sílabas para formar palavras. Estas sílabas são   cânica do jogo. Para tanto, foram utilizados objetos
              denominadas ‘estímulos’, e sua pronúncia é reprodu-  simples como uma esfera para substituir o barco e
              zida toda vez que são coletadas, fazendo com que o   paralelepípedos como obstáculos. Assim que os es-
              usuário assimile a sílaba com sua pronúncia.       tudos de Blender foram concluídos, os objetos mode-
              Assim que o percurso do jogo é finalizado, a tela de   lados foram importados no Unity para serem usados
              fim de jogo é apresentada com a pontuação final do   e programados. Durante todo esse processo, o jogo
              jogador e as opções de sair ou reiniciar.          apresentou bugs que foram corrigidos para seu bom
                                                                 funcionamento.
              FUNCIONAMENTO
                                                                 CURIOSIDADES

              O jogo As aventuras de Max com Foco e Cuca Fres-
              ca foi criado usando Unity 3D, Blender e Microsoft   Ao contrário do muitos pensam, nem todo autista
              Visual Studio.                                     possui problemas de fala. Esta é uma condição que
              Os softwares Unity 3D e Microsoft Visual Studio fo-  varia de acordo com o indivíduo. Mesmo os que fa-
              ram utilizados para o desenvolvimento de toda a me-  lam bem, necessitam de intervenções especializadas
              cânica e funcionamento do jogo. Por meio de scripts   para que as dificuldades, caso existam, sejam corri-
              criados na linguagem  C#,  foi  possível programar   gidas.
              todos os elementos e interações que acontecem no   O game engine Unity domina 45% do mercado global
              jogo, como os movimentos do barco, a reprodução    de games. De acordo com a empresa desenvolvedo-
              dos sons e o sistema de pontuação. O software de   ra do software, 34% dos 1000 maiores jogos mobile
              modelagem Blender foi utilizado para a criação dos   foram desenvolvidos com ela, entre eles estão Angry
              objetos e seus respectivos designs e texturas, como   Birds, Bad Piggies,  Roller  Coaster Tycoon World e
              o personagem principal Max, as sílabas a serem co-  até mesmo Pokemon Go.
              letadas, os obstáculos ao longo do percurso e todos
              os demais elementos do cenário. Após serem mode-
              lados no Blender, estes são importados no Unity para
              que possam ser programados, tendo cada um o seu


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