Page 198 - Revista Fetin
P. 198
TRAZ AÍ
198
Nos tempos atuais vivemos em uma sociedade onde constantemente as pessoas querem uma vida mais
facilitada. Quando observamos o ambiente de compras em supermercados, olhamos para um modelo arcaico.
Analisando esse cenário desenvolvemos um projeto eficiente, capaz de agilizar o processo de compras, e
proporcionando comodidade ao cliente. A proposta do “Traz Aí” consiste em um site delivery para efetivar suas
compras 100% online, sua principal função é auxiliar a entrega de produtos de supermercados, ajudando os
usuários a realizar tarefas do dia a dia com facilidade.
PROJETO o supermercado, o cliente e o entregador podem se
comunicar de maneira rápida e prática, através de
nosso site.
O site funciona de forma simples, através de uma pá-
gina, os usuários encontram os estabelecimentos e
os produtos necessários das regiões mais próximas. RESULTADOS
Após a escolha dos produtos e estabelecimentos que
deseja, os usuários podem fazer os pedidos. O pedi- Vendo como o dia a dia nosso é corrido e que cada
do é recebido pelos entregadores autônomos, para segundo é precioso, e sempre queremos aproveitar
que possam realizar a compra. A realizar a compra, de 100% do nosso tempo, é esperado que o projeto
os entregadores se dirigem até os destinatários, se- “Traz Aí” mude e inove a maneira de se realizar uma
gundo o endereço deixado na solicitação. Para efe- compra no supermercado, assim, facilitando e agili-
tivar suas compras, será necessário criar uma conta zando a vida das pessoas através do uso da tecnolo-
no “Traz Aí”, depositar antecipadamente uma quan- gia. O Projeto também atuará na diminuição de pes-
tia de dinheiro que futuramente será seu pagamento soas que não trabalham, ou não possuem nenhuma
nos produtos comprados. Ao fazer a entrega dos pro- fonte de renda extra, tendo assim uma nova forma de
dutos, o entregador e o usuário, finalizam a solicita- ganhar dinheiro através dos pedidos feitos em nosso
ção. Assim, haverá o processamento do pagamento site. O site também tem como objetivo ajudar o usu-
de forma automática no sistema. ário a ver promoções em diversos supermercados e
aproveitá-la da melhor maneira possível, assim eco-
FUNCIONAMENTO nomizando em suas compras.
O projeto faz uso de 5 linguagens de alto nível para CURIOSIDADES
a criação do ambiente. O SQL é utilizado para a ma-
nipulação dos dados salvos no banco de dados, ou Aprender e obter experiencias novas foram uma das
seja, com essa linguagem podemos atualizar ele- principais motivações de termos começado e termi-
mentos com o UPDATE, deletar com o DELETE, bus- nado nosso projeto. Algumas curiosidades tratam de
car dados com o SELECT e insertar com o INSERT. que nunca tivemos nenhum contato com linguagens
Para conectar o usuário com o servidor e banco de como HTML, CSS , SQL e PHP. Uma ideia que surgiu
dados, foi utilizado o PHP. O PHP salva os dados do de um familiar de um dos integrantes do grupo para
host e do banco em variáveis, as quais direcionarão facilitar a compra mensal de casa. Tivemos várias di-
as requisições para o servidor, que em seguida retor- ficuldades para os cadastramentos da conta funcio-
nará os dados requisitados. Para a criação da estru- nar sem problemas, dentro do site via celular. As
tura do site foi utilizado o HTML, CSS e o JavaScript. imagens salvadas no banco de dados estava
Com essas tecnologias foi possível criar a “planta” com problema, pois era necessário criar um
do site e manipular seus elementos, de forma que identificador de cada imagem.
o usuário possua um ambiente simples e completo
para realizar suas compras. Assim o administrador,
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel