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TREINAMENTO PARA OPERAÇÃO DE UMA LINHA DE


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              PRODUÇÃO UTILIZANDO REALIDADE VIRTUAL







              A virtualização de ambientes vem sendo utilizada em aplicações industriais e é um dos grandes tópicos da in-
              dústria 4.0 e das inovações trazidas pelo 5G. A virtualização se trata de levar o ser humano ao ambiente virtual
              ou de trazer o ambiente virtual ao mundo real, esses conceitos são conhecidos como: VR (Virtual Reality) e
              AR (Augmented Reality). Este projeto apresenta uma proposta de virtualização de uma máquina Bodymaker
              para fabricação de latas, com o intuito de virtualizar o treinamento prévio de funcionários responsáveis por
              alterações na mesma.

              PROJETO                                            quinário através do clique de botões dos controles.
                                                                 Ao passar o controle por cima de parte com intera-
                                                                 ções um destaque  é apresentado  para indicar  que
              O projeto desenvolvido é um software que permite   esta tem interações  disponíveis. As interações  dis-
              interações dos usuários com um maquinário real em   poníveis são o de abrir e fechar portas e analisar o
              funcionamento de uma linha de produção. Neste pro-  maquinário.
              grama é possível a interação com a máquina den-
              tro de um ambiente virtual controlado. As interações
              são: o reconhecimento de partes das máquinas, ler  RESULTADOS

              descrições sobre as partes, controlar o acionamen-
              to e desligamento desta bem como a velocidade de   O projeto foi capaz de apresentar um ambiente con-
              operação e ainda, interagir com algumas das partes.  trolado no qual um usuário pode se mover e observar
              A interação com este ambiente é possível através do   um maquinário real e em operação em uma linha de
              uso de óculos VR que permite a imersão no ambien-  produção de latas real.
              te. Existe ainda o uso de controles que permitem a   Neste ambiente o usuário pode interagir com o am-
              movimentação e interação com o ambiente. O óculos   biente e maquinário e ter a experiência de um am-
              utilizado permite  o  acoplamento de um  dispositivo   biente VR desenvolvido com finalidades industriais,
              móvel de comunicação que tenha capacidade de vir-  que tendem a ser implantados cada vez em virtude
              tualização, onde o software desenvolvido é instalado.  da crescente demanda tecnológica em ambientes fa-
                                                                 bris decorrentes das Indústrias 4.0. Isso é observado
              FUNCIONAMENTO                                      pelas iniciativas de empresas de integrar em seus
                                                                 processos  de  treinamento  em atividade  simuladas
                                                                 em ambientes virtualizados bem como de análise de
              A partir  do uso dos equipamentos necessários  o   projetos antes da confecção de protótipos reais
              usuário é levado ao ambiente desenvolvido e neste
              está livre para se movimentar com o uso do controle.
              Neste ambiente é apresentado a máquina modelada,  CURIOSIDADES
              Bodymaker B6 da fabricada pela Stolle Machinery e
              modelada pela equipe deste projeto. Está é respon-  O desenvolvimento da máquina no ambiente virtual
              sável pela extrusão de latas de bebidas, bem como   se deu através de uma detalhada pesquisa sobre o
              dar forma a estas.                                 funcionamento da máquina e também de sua
              O desenvolvimento  do  software se deu  através da   estrutura  mecânica,  isso  foi  possível  através
              plataforma Unity.  Esta  plataforma,  muito utilizada   de manuais e imagens que detalham a mon-
              para o desenvolvimento de jogos 2D e 3D, tem tam-  tagem e mecânica das peças que compõem a
              bém a capacidade de desenvolver softwares com ca-  mesma. Visitas foram feitas à planta de uma
              pacidades VR, sem grandes mudanças no processo     empresa que utiliza desta máquina para con-
              de desenvolvimento comum para jogos.               firmar os processos que esta realiza.


              No ambiente simulado o usuário interage com o ma-


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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