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TREINAMENTO PARA OPERAÇÃO DE UMA LINHA DE
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PRODUÇÃO UTILIZANDO REALIDADE VIRTUAL
A virtualização de ambientes vem sendo utilizada em aplicações industriais e é um dos grandes tópicos da in-
dústria 4.0 e das inovações trazidas pelo 5G. A virtualização se trata de levar o ser humano ao ambiente virtual
ou de trazer o ambiente virtual ao mundo real, esses conceitos são conhecidos como: VR (Virtual Reality) e
AR (Augmented Reality). Este projeto apresenta uma proposta de virtualização de uma máquina Bodymaker
para fabricação de latas, com o intuito de virtualizar o treinamento prévio de funcionários responsáveis por
alterações na mesma.
PROJETO quinário através do clique de botões dos controles.
Ao passar o controle por cima de parte com intera-
ções um destaque é apresentado para indicar que
O projeto desenvolvido é um software que permite esta tem interações disponíveis. As interações dis-
interações dos usuários com um maquinário real em poníveis são o de abrir e fechar portas e analisar o
funcionamento de uma linha de produção. Neste pro- maquinário.
grama é possível a interação com a máquina den-
tro de um ambiente virtual controlado. As interações
são: o reconhecimento de partes das máquinas, ler RESULTADOS
descrições sobre as partes, controlar o acionamen-
to e desligamento desta bem como a velocidade de O projeto foi capaz de apresentar um ambiente con-
operação e ainda, interagir com algumas das partes. trolado no qual um usuário pode se mover e observar
A interação com este ambiente é possível através do um maquinário real e em operação em uma linha de
uso de óculos VR que permite a imersão no ambien- produção de latas real.
te. Existe ainda o uso de controles que permitem a Neste ambiente o usuário pode interagir com o am-
movimentação e interação com o ambiente. O óculos biente e maquinário e ter a experiência de um am-
utilizado permite o acoplamento de um dispositivo biente VR desenvolvido com finalidades industriais,
móvel de comunicação que tenha capacidade de vir- que tendem a ser implantados cada vez em virtude
tualização, onde o software desenvolvido é instalado. da crescente demanda tecnológica em ambientes fa-
bris decorrentes das Indústrias 4.0. Isso é observado
FUNCIONAMENTO pelas iniciativas de empresas de integrar em seus
processos de treinamento em atividade simuladas
em ambientes virtualizados bem como de análise de
A partir do uso dos equipamentos necessários o projetos antes da confecção de protótipos reais
usuário é levado ao ambiente desenvolvido e neste
está livre para se movimentar com o uso do controle.
Neste ambiente é apresentado a máquina modelada, CURIOSIDADES
Bodymaker B6 da fabricada pela Stolle Machinery e
modelada pela equipe deste projeto. Está é respon- O desenvolvimento da máquina no ambiente virtual
sável pela extrusão de latas de bebidas, bem como se deu através de uma detalhada pesquisa sobre o
dar forma a estas. funcionamento da máquina e também de sua
O desenvolvimento do software se deu através da estrutura mecânica, isso foi possível através
plataforma Unity. Esta plataforma, muito utilizada de manuais e imagens que detalham a mon-
para o desenvolvimento de jogos 2D e 3D, tem tam- tagem e mecânica das peças que compõem a
bém a capacidade de desenvolver softwares com ca- mesma. Visitas foram feitas à planta de uma
pacidades VR, sem grandes mudanças no processo empresa que utiliza desta máquina para con-
de desenvolvimento comum para jogos. firmar os processos que esta realiza.
No ambiente simulado o usuário interage com o ma-
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