Page 206 - Revista Fetin
P. 206

206 UP, CITY!





              AJUDE QUEM PODE TE AJUDAR







              Na maioria das cidades brasileiras, para que haja uma solução definitiva dos mais variados problemas de infra-
              estrutura, o processo é extremamente burocrático e há um certo distanciamento entre a população e os órgãos
              envolvidos. Um meio prático e eficiente é reportar os problemas através de um aplicativo de fácil acesso, onde
              a população teria participação mais ativa, ao passo que as entidades teriam um controle maior e mais ágil so-
              bre os empecilhos diários que geram transtornos para ambas as partes.



              PROJETO                                            Para relatar o problema, quando o usuário pressionar
                                                                 a tela no local do mapa, abrirá um pop-up (janela)
                                                                 onde serão preenchidas as informações do problema
              Diariamente vemos problemas pelas ruas de uma ci-  as quais serão salvas no banco de dados.
              dade, que muitas vezes são passados despercebidos
              pelas  autoridades  responsáveis,  podendo  até  nunca
              serem reconhecidos. Visto isso, esse projeto tem como  RESULTADOS
              intenção, facilitar a administração da cidade, dando voz   Por ser um aplicativo gratuito, de fácil utilização, sim-
              ao público que convive com tais problemas.         ples e objetivo, a expectativa é que a maioria dos mora-
              Um cidadão ao encontrar um empecilho, terá maior   dores tenham acesso, e com isso, possam relatar em-
              facilidade de fazer uma denúncia, atuando como co-  pecilhos com os quais convivem diariamente, ajudando
              laborador voluntário para a prefeitura da cidade.  a diminuir a quantidade de problemas não resolvidos,
              Tendo acesso ao aplicativo, o cidadão reporta o proble-  e dando ciência às autoridades de contratempos, os
              ma informando o tipo do problema, localização e uma   quais muitas vezes passam despercebidos.
              breve descrição; A unidade responsável recebe a noti-  Sendo assim, prefeitura e a população, trabalhando
              ficação com os dados informados, faz uma avaliação e   de forma conjunta, ajudarão na melhoria e desenvol-
              assim, decide qual ação tomar sobre o assunto; Após   vimento da cidade com maior eficácia, agindo direta-
              resolvido, a denúncia é finalizada e o relator notificado.  mente onde a população sente necessidade de me-
                                                                 lhoria. Consequentemente, o hiato entre população
              FUNCIONAMENTO                                      e prefeitura torna-se menor e menos desgastante do
                                                                 que os métodos tradicionais.


              O projeto consiste em um aplicativo para celulares
              Android desenvolvido na plataforma do MIT - App In- CURIOSIDADES
              ventor, juntamente com o banco de dados Firebase e
              o Google Maps.                                     No decorrer do desenvolvimento do presente projeto,
              Na plataforma de desenvolvimento App Inventor, foi   algumas curiosidades foram encontradas:
              criada toda a interface gráfica para o usuário de for-
              ma clara e objetiva, assim como a parte lógica  do   1 - O aplicativo é uma solução muito eficaz para me-
              aplicativo, ambas por programação em blocos, e a   lhor administração de uma cidade.
              comunicação com  o  banco de dados, que por sua    2 - Toda denúncia é salva em um banco de dados,
              vez irá armazenar uma série de informações de ca-  sendo assim, a unidade responsável terá acesso a
              dastro (nome, CPF, e-mail, etc) e localizações (latitu-  toda ocorrência feita;
              de, longitude, endereço, etc) de problemas.        3 - Através do banco de dados, a prefeitura terá con-
              O usuário precisará ativar a localização de seu dis-  trole da incidência  de denúncias  em determinados
              positivo móvel e, em seguida, fazer o login, assim   pontos da cidades;
              poderá se encontrar no mapa e facilitar a forma de   4 - O cidadão terá maior facilidade para fazer uma
              reportar o problema - que será identificado por um   denúncia, sem precisar passar por um processo bu-
              marcador - na localidade desejada.                 rocrático.


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   201   202   203   204   205   206   207   208   209   210   211