Page 206 - Revista Fetin
P. 206
206 UP, CITY!
AJUDE QUEM PODE TE AJUDAR
Na maioria das cidades brasileiras, para que haja uma solução definitiva dos mais variados problemas de infra-
estrutura, o processo é extremamente burocrático e há um certo distanciamento entre a população e os órgãos
envolvidos. Um meio prático e eficiente é reportar os problemas através de um aplicativo de fácil acesso, onde
a população teria participação mais ativa, ao passo que as entidades teriam um controle maior e mais ágil so-
bre os empecilhos diários que geram transtornos para ambas as partes.
PROJETO Para relatar o problema, quando o usuário pressionar
a tela no local do mapa, abrirá um pop-up (janela)
onde serão preenchidas as informações do problema
Diariamente vemos problemas pelas ruas de uma ci- as quais serão salvas no banco de dados.
dade, que muitas vezes são passados despercebidos
pelas autoridades responsáveis, podendo até nunca
serem reconhecidos. Visto isso, esse projeto tem como RESULTADOS
intenção, facilitar a administração da cidade, dando voz Por ser um aplicativo gratuito, de fácil utilização, sim-
ao público que convive com tais problemas. ples e objetivo, a expectativa é que a maioria dos mora-
Um cidadão ao encontrar um empecilho, terá maior dores tenham acesso, e com isso, possam relatar em-
facilidade de fazer uma denúncia, atuando como co- pecilhos com os quais convivem diariamente, ajudando
laborador voluntário para a prefeitura da cidade. a diminuir a quantidade de problemas não resolvidos,
Tendo acesso ao aplicativo, o cidadão reporta o proble- e dando ciência às autoridades de contratempos, os
ma informando o tipo do problema, localização e uma quais muitas vezes passam despercebidos.
breve descrição; A unidade responsável recebe a noti- Sendo assim, prefeitura e a população, trabalhando
ficação com os dados informados, faz uma avaliação e de forma conjunta, ajudarão na melhoria e desenvol-
assim, decide qual ação tomar sobre o assunto; Após vimento da cidade com maior eficácia, agindo direta-
resolvido, a denúncia é finalizada e o relator notificado. mente onde a população sente necessidade de me-
lhoria. Consequentemente, o hiato entre população
FUNCIONAMENTO e prefeitura torna-se menor e menos desgastante do
que os métodos tradicionais.
O projeto consiste em um aplicativo para celulares
Android desenvolvido na plataforma do MIT - App In- CURIOSIDADES
ventor, juntamente com o banco de dados Firebase e
o Google Maps. No decorrer do desenvolvimento do presente projeto,
Na plataforma de desenvolvimento App Inventor, foi algumas curiosidades foram encontradas:
criada toda a interface gráfica para o usuário de for-
ma clara e objetiva, assim como a parte lógica do 1 - O aplicativo é uma solução muito eficaz para me-
aplicativo, ambas por programação em blocos, e a lhor administração de uma cidade.
comunicação com o banco de dados, que por sua 2 - Toda denúncia é salva em um banco de dados,
vez irá armazenar uma série de informações de ca- sendo assim, a unidade responsável terá acesso a
dastro (nome, CPF, e-mail, etc) e localizações (latitu- toda ocorrência feita;
de, longitude, endereço, etc) de problemas. 3 - Através do banco de dados, a prefeitura terá con-
O usuário precisará ativar a localização de seu dis- trole da incidência de denúncias em determinados
positivo móvel e, em seguida, fazer o login, assim pontos da cidades;
poderá se encontrar no mapa e facilitar a forma de 4 - O cidadão terá maior facilidade para fazer uma
reportar o problema - que será identificado por um denúncia, sem precisar passar por um processo bu-
marcador - na localidade desejada. rocrático.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel