Page 94 - Revista Fetin
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INABOT 2.0
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Devido à dificuldade dos alunos ingressantes e de alguns veteranos para conhecer o campus e estarem atu-
alizados com novos laboratórios e ambientes, pensamos qual seria a solução para esse problema. A maioria
dos alunos está sempre conectado ao seu smartphone e seu computador, e para facilitar o acesso dos usuário
à essas informações criamos uma aplicação web e uma integração para plataforma mobile. A fim de amparar
alunos ingressantes, também contamos com dicas sobre métodos de estudos e eventos para desenvolvimento
pessoal e profissional.
PROJETO ção para que as respostas possam ser ouvidas pelo
usuário, e também na integração do chatbot em pla-
taformas Android, como por exemplo, na rede social
O Inabot é um chatbot (robô conversador) para auxi- Slack.
liar alunos ingressantes e veteranos do Inatel à sa-
narem suas dúvidas sobre o campus e se familiariza-
rem com a vida universitária. RESULTADOS
Um chatbot funciona através de palavras-chave. O
usuário fornece uma frase, e o agente reconhece O Inabot foi apresentado durante a 37º Fetin no ano
esta palavra e retorna informações de acordo com o de 2018 e foi muito importante para coletar informa-
assunto solicitado. Na aplicação web, existe um cam- ções para que a versão 2.0 fosse implementada. A
po para o usuário digitar as informações que precisa. integração para celulares foi muito solicitada durante
Por exemplo: “Onde está localizado o CRA?”, nesse a última feira, e também o incremento do banco de
momento o agente acessa o banco de dados (local dados. Desde a última feira, conseguimos testar o
onde estão armazenadas todas as informações sobre Inabot na prática e identificar quais as maiores ne-
o Inatel) e procura informações sobre o CRA, retor- cessidades dos alunos e assim, conseguir trazer as-
nando a seguinte informação: “O CRA do Inatel fica suntos mais amplos sobre o Inatel e também sobre
no piso superior do prédio 1, próximo a Tesouraria”. eventos. Esperamos com nossa nova atualização
Na versão para celular funciona da mesma forma. que o público experimente as novas funções e nos
dê um feedback positivo para que possamos conti-
FUNCIONAMENTO nuar desenvolvendo o chatbot.
Nosso banco de dados é feito a partir de uma API CURIOSIDADES
chamada Dialogflow. Nela, podemos colocar pala-
vras-chave que serão reconhecidas pelo agente e, O Inabot foi desenvolvido usando TypeScript, que é
assim, poderá fornecer a conversa para cada assun- uma linguagem relativamente nova e que pode ser ino-
to. Esse banco de dados pode ser atualizado diaria- vadora para futuras aplicações. Em sua nova versão,
mente de acordo com a necessidade dos usuários, fomos inspirados pela grande mudança que o Inatel
pois nessa API, também temos acesso a um gráfi- passou desde a última edição da Fetin, e por isso, nos
co para saber quais assuntos estão mais em alta (e sentimos motivados para continuar nosso projeto que
também saber quais assuntos ainda não foram co- é baseado nas novidades e mudanças do campus que
locados). O Inabot inicialmente está dentro de uma serão passadas para os novos alunos e também aos
aplicação web que roda em um servidor local através veteranos. Nosso chatbot foi incrementado com uma
de uma ferramenta chamada Angular e desenvolvido sala exclusiva na rede social Slack, pensando tam-
em linguagem TypeScript. Ainda não está disponibili- bém na integração dos novos alunos entre si.
zado para o público, mas nossa intenção seria deixar
disponível somente para os alunos dentro do portal
do aluno. Atualmente estamos atualizando a aplica-
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel