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INATEL VIRTUAL


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              O Inatel é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia.Localizado em Santa Rita do
              Sapucaí, no sul de Minas Gerais, a universidade recebe muitos visitantes de outras regiões.Porém muitas pes-
              soas não podem se deslocar até o Campus, pensando nisso, esse trabalho foi desenvolvido para proporcionar
              a possibilidade de se fazer um tour virtual pela universidade, isso garante que qualquer pessoa em qualquer
              lugar possa visitar o Campus. Um segundo objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da realidade
              virtual no cenário da tecnologia atual.



              PROJETO                                            com os prédios, foram criados também scripts, que
                                                                 manipulam windows,Labels e Buttons no Unity. To-
                                                                 dos os scripts foram desenvolvidos na linguagem C#.
              Foram  utilizadas  duas tecnologias: modelagem
              tridimensional(3D),uma espécie de criação de objetos
              do mundo real dentro de um computador,e também  RESULTADOS
              animação 3D,que consiste em fazer que os objetos
              criados se movam.Utilizando a primeira tecnologia,foi   Esperava-se obter com este trabalho, uma aplicação
              modelado  todo o território da universidade,o  pro-  robusta e completa que gerasse um tour pelo Cam-
              grama que realizou essa modelagem foi o Blender;   pus, afim de divulgar a ideia,a tecnologia utilizada e
              Em seguida,  o arquivo  gerado  foi transferido para   o Campus. Ao longo dos meses de desenvolvimento
              a segunda tecnologia,a  animação, que possibilitou   ,foram cumpridas com êxito as etapas de confecção
              o movimento dentro do Campus virtual,o programa    do software.  Tendo em vista o crescente mercado
              utilizado nesta etapa foi o Unity. No Blender foi gasto   que é a tecnologia de realidade virtual, é um gran-
              aproximadamente um ano para modelar toda a uni-    de avanço a criação deste tour, pois possibilita que
              versidade.Quando  tudo estava modelado, foi colo-  as pessoas vejam como a realidade virtual rompe a
              cado no Unity, que é dedicado especialmente para   barreira entre lugares, dando as pessoas a opção de
              animar, no caso do Unity foram gastos dois meses.  estarem em vários lugares ao mesmo tempo, mesmo
                                                                 que virtualmente.Futuramente,espera-se  que este
              FUNCIONAMENTO                                      software seja disponibilizado em várias mídias,para
                                                                 cumprir com êxito o objetivo original.

              Para o desenvolvimento da modelagem do Campus
              proposta  neste trabalho,utilizou-se  do software de  CURIOSIDADES

              código aberto chamado Blender, que caracteriza-se
              como um programa de computação gráfica desenvol-   Foi possível notar que objetos não curvos são mais sim-
              vido pela Blender Foundation. Utilizou-se muito das   ples de construir.Graças a isso a construção dos prédios
              ferramentas de extrusão,intrusão,corte e duplicação.   ocorreu de forma simples, no entanto, telhados e outras
              A respeito das texturas, utilizou-se o Materials com   estruturas com formatos diferentes exigiram um pouco
              cores básicas na maioria dos prédios ,deixando as   mais de manejo com as ferramentas.A ferramenta mais
              texturas diferenciadas para a vegetação. Ao final da   utilizada de fato foi o corte livre, pois trabalhando com
              modelagem, a mesma foi exportada em formato fbx    vértices, constrói-se qualquer curva. Outra técnica utili-
              para  o Unity. Dentro  do Unity, para  o tour livre,  foi   zada foi a duplicação, pois haviam muitos objetos iguais,
              utilizado de um script que tinha    como apoio a im-  possibilitando modelar apenas uma vez e depois dupli-
              plementação Input gerada pela GUI do software. Já   car, fazendo alguns ajustes de cor se necessário.
              para o tour automático, foi desenvolvido um código
              novo neste meio que opera manipulando as Trans-
              forms do objeto,para a exibição de textos ao interagir


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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