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INATEL VIRTUAL
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O Inatel é um centro de excelência em ensino e pesquisa na área de Engenharia.Localizado em Santa Rita do
Sapucaí, no sul de Minas Gerais, a universidade recebe muitos visitantes de outras regiões.Porém muitas pes-
soas não podem se deslocar até o Campus, pensando nisso, esse trabalho foi desenvolvido para proporcionar
a possibilidade de se fazer um tour virtual pela universidade, isso garante que qualquer pessoa em qualquer
lugar possa visitar o Campus. Um segundo objetivo deste trabalho é demonstrar a importância da realidade
virtual no cenário da tecnologia atual.
PROJETO com os prédios, foram criados também scripts, que
manipulam windows,Labels e Buttons no Unity. To-
dos os scripts foram desenvolvidos na linguagem C#.
Foram utilizadas duas tecnologias: modelagem
tridimensional(3D),uma espécie de criação de objetos
do mundo real dentro de um computador,e também RESULTADOS
animação 3D,que consiste em fazer que os objetos
criados se movam.Utilizando a primeira tecnologia,foi Esperava-se obter com este trabalho, uma aplicação
modelado todo o território da universidade,o pro- robusta e completa que gerasse um tour pelo Cam-
grama que realizou essa modelagem foi o Blender; pus, afim de divulgar a ideia,a tecnologia utilizada e
Em seguida, o arquivo gerado foi transferido para o Campus. Ao longo dos meses de desenvolvimento
a segunda tecnologia,a animação, que possibilitou ,foram cumpridas com êxito as etapas de confecção
o movimento dentro do Campus virtual,o programa do software. Tendo em vista o crescente mercado
utilizado nesta etapa foi o Unity. No Blender foi gasto que é a tecnologia de realidade virtual, é um gran-
aproximadamente um ano para modelar toda a uni- de avanço a criação deste tour, pois possibilita que
versidade.Quando tudo estava modelado, foi colo- as pessoas vejam como a realidade virtual rompe a
cado no Unity, que é dedicado especialmente para barreira entre lugares, dando as pessoas a opção de
animar, no caso do Unity foram gastos dois meses. estarem em vários lugares ao mesmo tempo, mesmo
que virtualmente.Futuramente,espera-se que este
FUNCIONAMENTO software seja disponibilizado em várias mídias,para
cumprir com êxito o objetivo original.
Para o desenvolvimento da modelagem do Campus
proposta neste trabalho,utilizou-se do software de CURIOSIDADES
código aberto chamado Blender, que caracteriza-se
como um programa de computação gráfica desenvol- Foi possível notar que objetos não curvos são mais sim-
vido pela Blender Foundation. Utilizou-se muito das ples de construir.Graças a isso a construção dos prédios
ferramentas de extrusão,intrusão,corte e duplicação. ocorreu de forma simples, no entanto, telhados e outras
A respeito das texturas, utilizou-se o Materials com estruturas com formatos diferentes exigiram um pouco
cores básicas na maioria dos prédios ,deixando as mais de manejo com as ferramentas.A ferramenta mais
texturas diferenciadas para a vegetação. Ao final da utilizada de fato foi o corte livre, pois trabalhando com
modelagem, a mesma foi exportada em formato fbx vértices, constrói-se qualquer curva. Outra técnica utili-
para o Unity. Dentro do Unity, para o tour livre, foi zada foi a duplicação, pois haviam muitos objetos iguais,
utilizado de um script que tinha como apoio a im- possibilitando modelar apenas uma vez e depois dupli-
plementação Input gerada pela GUI do software. Já car, fazendo alguns ajustes de cor se necessário.
para o tour automático, foi desenvolvido um código
novo neste meio que opera manipulando as Trans-
forms do objeto,para a exibição de textos ao interagir
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel