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ARMOTION
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Com o propósito de auxiliar pessoas que perderam a movimentação de algum membro, o desenvolvimento
de equipamentos na área de reabilitação vem ganhando força. Entretanto, a coleta e análise de dados de um
paciente em reabilitação é um processo ainda difícil, na intenção de facilitar o processo e torná-lo mais preciso,
foi desenvolvido o jogo GalaxyMotion que, além de tornar a experiência da fisioterapia menos maçante e mais
lúdica para o usuário do suporte Armon Edero, auxilia o terapeuta na coleta dos dados.
PROJETO
O projeto conta com um suporte, cedido por uma par- análise. Tais dados serão padronizados, pois usam o
ceria com a empresa APX, que anula a força da gra- mesmo critério e método de avaliação, sendo assim,
vidade no membro superior do usuário. O suporte é são ideais para comparação e analise de evolução.
regulável, portanto permite o aumento ou diminuição
da intensidade da força gravitacional à medida que
o paciente evolua. Além da regulagem da gravidade, RESULTADOS
foi adicionado também um suporte regulável para o
antebraço e mão do usuário, afim de tornar possível A parte adaptada ao suporte apresentou alto grau de
sua utilização por qualquer tipo de pessoa. O jogo funcionalidade e resistência, além de ter mostrado
desenvolvido no projeto funciona com o auxílio do uma excelente usabilidade nos testes com usuários
dispositivo Kinect, para que, assistido pelo suporte, de diferentes portes físicos e tamanhos de membros.
o usuário controle uma nave e colete a maior quanti- O jogo mostrou um funcionamento satisfatório no ob-
dade de naves amigas e vidas, enquanto se esquiva jetivo de facilitar a avaliação do terapeuta, tendo em
de obstáculos. O sistema de feedback direcionado vista que possibilita a padronização das contagens
ao profissional da saúde será adicionado posterior- de tempo de resposta ao automatizá-las. Sendo as-
mente. sim, a análise da evolução do paciente torna-se mais
precisa, ajudando o terapeuta a definir qual a melhor
FUNCIONAMENTO abordagem nas próximas fases do tratamento e tor-
nar a recuperação do paciente a mais breve possível,
baseado nesses dados.
O suporte utiliza molas para poder anular a força
gravitacional e sua regulagem é feita baseada no
quanto a mola foi comprimida, quanto mais compres- CURIOSIDADES
são, maior a força contraria a gravidade e menor seu
efeito sobre o membro. O jogo foi desenvolvido na O jogo funciona para reabilitação em todas as articu-
plataforma Unity3D com o apoio do dispositivo Kinect lações dos membros superiores, ou seja, pulso, co-
V1, que capta o movimento do jogador por meio de tovelo e ombros, tanto para o lado esquerdo quanto
câmeras e um sensor de infravermelho, a partir disso para o lado direito dos usuários. Os usuários respon-
ele reproduz o movimento do usuário no player do dem de forma melhor a terapias lúdicas, pois o jogo
jogo. Seu objetivo é coletar vidas e naves amigas, serve como algo motivador durante aquele tempo
para somar pontos. Caso o jogador seja atingido que o usuário passa nas sessões de fisioterapia no
por um dos obstáculos, perderá parte da vida, que profissional da saúde. Com isso, os games mantêm
é o combustível da nave. O feedback do terapeuta é mais longa a motivação para a terapia, porém, não
dado na diferença entre o tempo de coleta e o tempo se pode esquecer que o usuário precisa de recom-
de nascimento do item e será guardado em um arqui- pensas para que haja mais motivação e esforço da
vo txt, que poderá ser exportado para softwares de sua parte.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel