Page 12 - Revista Fetin
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BOARD IS UNDER ATTACK
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No mundo atual, a tecnologia é fundamental, escolas vem a todo momento buscando ensinar computação para
as crianças, pois sem conhecimento nesta área, são quase como analfabetas. Tendo isto em mente, desenvol-
vemos um jogo para auxiliar no ensino de arquitetura de computadores de uma maneira lúdica, na qual uma
placa Arduíno foi infectada e a missão do jogador é derrotar os vírus e, reconectar os cabos para estabilizar o
sistema. Desta forma, será apresentado conceitos como entrada e saída digital e analógica através de anima-
ções ao fim de cada fase.
PROJETO RESULTADOS
Pensando em deixar o aprendizado das ferramentas Dentro do que foi testado, descobrimos que os re-
de programação de Embarcados, desenvolvemos sultados estão sendo bem positivos. Pessoas que
um jogo intuitivo e divertido no qual o usuário apren- não possuíam nenhum conhecimento da ferramenta
derá a programar e mexer no Arduino Uno. O uni- Arduino foram divididas em 2 grupos, pessoas que
verso que desenvolvemos é o seguinte: O usuário é montaram um circuito depois de jogar e, que tenta-
um programador chamado para resolver o vírus que ram montar um circuito apenas com o aprendizado
foram encontrados na placa. Para isso, o jogador es- encontrado na Internet. Os usuários que jogaram ti-
tará imerso totalmente na placa do Arduino Uno e, verem resultados positivos e, conseguiram montar o
para poder recuperar os dados, o usuário deve matar circuito de LED com facilidade além de alegarem te-
os vírus que ali se encontram e, caminhar pela placa rem se divertido aprendendo. Já os que não jogaram,
afim de conectar as conexões que foram perdidas. possuíram dificuldades e tiveram perguntas e confu-
A cada fase é dado um circuito diferente e conexões são de como montar o circuito e seu funcionamento.
diferentes, aumentando a dificuldade. Além disso é
dado um código fonte como forma de dica para des-
cobrir qual conexão o usuário deve usar.
FUNCIONAMENTO CURIOSIDADES
Para que a solução funcione, é necessário um computa- Houveram vários problemas durante a execução
dor, teclado e mouse ou joystick e, ferramentas necessá- do projeto, mas alguns fatos interessantes aconte-
rias para a execução do código gerado em C# e o Unity. ceram. Como exemplo, os integrantes aprenderam
O jogo tem como base a utilização de várias ferramentas muito a mexer com a ferramenta Arduino, algo que
e lógicas de programação de jogos. Um dos exemplos eles não tinham manuseio e entendimento total. Ou-
é o uso de Collider (colisões) nos inimigos ou peças do tra curiosidade é que a integrante responsável pelas
jogo, no qual o objeto pode então de movimentar e coli- animações descobriu maneiras mais eficientes e me-
dir com o jogador principal. Foi desenvolvido uma lógica, lhores de desenvolver os vídeos e, então otimizando
na qual o personagem principal pode matar os inimigos o processo é auxiliando a inserção das animações no
com tiro e, se aproximar dos pontos importantes no jogo, Unity, bem como os desenvolvedores dos códigos do
sendo que cada ação determina uma reação diferente. jogo, eles tiveram vários desafios para criar a mecâ-
Como exemplo, se o inimigo chegar perto do persona- nica do jogo e suas funcionalidades.
gem principal, o próprio perde vida e pode acabar mor-
rendo, reiniciando a fase. Durante o jogo são exibidas
algumas explicações da fase ou da história do próprio
jogo. Foram utilizados também efeitos visuais afim de
entreter e auxiliar na compreensão da história do jogo.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel