Page 12 - Revista Fetin
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BOARD IS UNDER ATTACK


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              No mundo atual, a tecnologia é fundamental, escolas vem a todo momento buscando ensinar computação para
              as crianças, pois sem conhecimento nesta área, são quase como analfabetas. Tendo isto em mente, desenvol-
              vemos um jogo para auxiliar no ensino de arquitetura de computadores de uma maneira lúdica, na qual uma
              placa Arduíno foi infectada e a missão do jogador é derrotar os vírus e, reconectar os cabos para estabilizar o
              sistema. Desta forma, será apresentado conceitos como entrada e saída digital e analógica através de anima-
              ções ao fim de cada fase.

              PROJETO                                            RESULTADOS



              Pensando em deixar o aprendizado das ferramentas   Dentro do que foi testado, descobrimos que os re-
              de programação de Embarcados, desenvolvemos        sultados estão sendo bem positivos. Pessoas que
              um jogo intuitivo e divertido no qual o usuário apren-  não possuíam nenhum conhecimento da ferramenta
              derá a programar e mexer no Arduino Uno. O uni-    Arduino foram divididas em 2 grupos, pessoas que
              verso que desenvolvemos é o seguinte: O usuário é   montaram um circuito depois de jogar e, que tenta-
              um programador chamado para resolver o vírus que   ram montar um circuito apenas com o aprendizado
              foram encontrados na placa. Para isso, o jogador es-  encontrado na Internet. Os usuários que jogaram ti-
              tará imerso totalmente na placa do Arduino Uno e,   verem resultados positivos e, conseguiram montar o
              para poder recuperar os dados, o usuário deve matar   circuito de LED com facilidade além de alegarem te-
              os vírus que ali se encontram e, caminhar pela placa   rem se divertido aprendendo. Já os que não jogaram,
              afim de conectar as conexões que foram perdidas.   possuíram dificuldades e tiveram perguntas e confu-
              A cada fase é dado um circuito diferente e conexões   são de como montar o circuito e seu funcionamento.
              diferentes, aumentando a dificuldade. Além disso é
              dado um código fonte como forma de dica para des-
              cobrir qual conexão o usuário deve usar.

              FUNCIONAMENTO                                      CURIOSIDADES



              Para que a solução funcione, é necessário um computa-  Houveram vários problemas  durante a execução
              dor, teclado e mouse ou joystick e, ferramentas necessá-  do projeto, mas alguns  fatos interessantes  aconte-
              rias para a execução do código gerado em C# e o Unity.   ceram. Como exemplo, os integrantes aprenderam
              O jogo tem como base a utilização de várias ferramentas   muito a mexer com a ferramenta Arduino, algo que
              e lógicas de programação de jogos. Um dos exemplos   eles não tinham manuseio e entendimento total. Ou-
              é o uso de Collider (colisões) nos inimigos ou peças do   tra curiosidade é que a integrante responsável pelas
              jogo, no qual o objeto pode então de movimentar e coli-  animações descobriu maneiras mais eficientes e me-
              dir com o jogador principal. Foi desenvolvido uma lógica,   lhores de desenvolver os vídeos e, então otimizando
              na qual o personagem principal pode matar os inimigos   o processo é auxiliando a inserção das animações no
              com tiro e, se aproximar dos pontos importantes no jogo,   Unity, bem como os desenvolvedores dos códigos do
              sendo que cada ação determina uma reação diferente.   jogo, eles tiveram vários desafios para criar a mecâ-
              Como exemplo, se o inimigo chegar perto do persona-  nica do jogo e suas funcionalidades.
              gem principal, o próprio perde vida e pode acabar mor-
              rendo, reiniciando a fase. Durante o jogo são exibidas
              algumas explicações da fase ou da história do próprio
              jogo. Foram utilizados também efeitos visuais afim de
              entreter e auxiliar na compreensão da história do jogo.


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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