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TÔ DE OLHO!
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A Organização Mundial da Saúde registrou 43.869 fatalidades e mais de 400.000 feridos com alguma seque-
la em acidentes de trânsito, apenas no Brasil, que é o quarto com mais mortes no trânsito. Estes acidentes
custam R$56bi anuais, incluindo custos com seguro, suporte médico, bens materiais, previdência, licença
trabalhista, etc. Com base nestes dados, o “Tô de Olho” tem por objetivo auxiliar na fiscalização do trânsito e
aumentar a segurança dos condutores, identificando através de uma câmera, a infração cometida por outro
motorista e envia dados para uma central de monitoramento.
PROJETO culo. De posse a esses dados, o sistema exibe o ma-
terial para a autoridade de trânsito, que pode tomar a
decisão de aplicar a multa ao infrator.
O sistema do “Tô de Olho!” engloba uma central de
captação de imagens instaladas em um veículo e uma
plataforma de supervisão, utilizada pela autoridade de RESULTADOS
trânsito para realizar as autuações necessárias.
O motorista pode disparar a câmera e a transmissão Ao término do projeto “Tô de Olho!” foi possível
das imagens sempre que desejar denunciar uma in- capturar imagens e mandá-las pra nuvem de for-
fração de trânsito. Feito isso, os dados são disponi- ma “semi automática”, uma vez que ainda é neces-
bilizados para monitoramento através da plataforma, sária a contribuição do motorista. A ideia primor-
a qual é capaz de identificar a placa do veículo e de- dial era que o projeto fosse totalmente autônomo
tectar algumas infrações de trânsito. e em tempo real, independendo da interação do
O investimento no projeto vai além de simplesmente motorista no processo. Porém, foram percebidas
denunciar. Como oposição ao custo de implantação, no decorrer do desenvolvimento várias limitações,
ao adquirir o sistema, o condutor pode ser bonificado tanto em hardware quanto em software, impossi-
de diversas maneiras, dentre elas: pontuação, des- bilitando neste primeiro protótipo tal implantação.
conto, isenção de impostos, etc. Mesmo quando utilizado máquinas com maior ca-
pacidade de processamento, ainda há uma gran-
FUNCIONAMENTO de limitação devido a qualidade das imagens e
outros fatores que dificultam a identificação da
infração e do infrator.
O envio das imagens é feito após um sistema em-
barcado comandar uma câmera para captura de
uma sequência de fotos/vídeos. Essas imagens CURIOSIDADES
são obtidas com a frequência de 1 fps (frame por
segundo), com o intuito de diminuir o consumo de Uma notícia publicada pela EBC em 2015 informa
dados móveis, visto que são transmitidas via rede que, no dia 2 de setembro, foram registradas mais
3G para um sistema de armazenamento de arqui- de 2000 ultrapassagens proibidas nas rodovias fede-
vos na nuvem. Além das fotos/vídeos, é enviado rais, em uma operação realizada pela PRF (Polícia
um arquivo com a coordenada GPS do incidente e Rodoviária Federal) num período de 4 horas. Já os
um alerta de que há uma nova denúncia. dados do ano anterior revelam que 713 motoristas
A plataforma recebe um aviso referente a presença foram multados diariamente devido a essa infração.
das informações e busca as imagens do usuário in- É muito comum a divulgação com cenas inusitadas
dicado. Neste momento, através de ferramentas de no trânsito. A grande maioria deles ocorre na Rússia.
processamento de imagens e reconhecimento de Embora não seja obrigatório, os motoristas optam
caracteres, é possível identificar o tipo de infração por instalar câmeras em seus veículos, pois as ima-
cometida pelo infrator bem como a placa do seu veí- gens são provas de eventuais infrações e acidentes.
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