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TÔ DE OLHO!


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              A Organização Mundial da Saúde registrou 43.869 fatalidades e mais de 400.000 feridos com alguma seque-
              la em acidentes de trânsito, apenas no Brasil, que é o quarto com mais mortes no trânsito. Estes acidentes
              custam R$56bi  anuais,  incluindo  custos com seguro, suporte médico, bens materiais, previdência,  licença
              trabalhista, etc. Com base nestes dados, o “Tô de Olho” tem por objetivo auxiliar na fiscalização do trânsito e
              aumentar a segurança dos condutores, identificando através de uma câmera, a infração cometida por outro
              motorista e envia dados para uma central de monitoramento.



              PROJETO                                            culo. De posse a esses dados, o sistema exibe o ma-
                                                                 terial para a autoridade de trânsito, que pode tomar a
                                                                 decisão de aplicar a multa ao infrator.
              O sistema do “Tô de Olho!” engloba uma central de
              captação de imagens instaladas em um veículo e uma
              plataforma de supervisão, utilizada pela autoridade de  RESULTADOS
              trânsito para realizar as autuações necessárias.
              O motorista pode disparar a câmera e a transmissão   Ao  término  do  projeto “Tô  de  Olho!”  foi  possível
              das imagens sempre que desejar denunciar uma in-   capturar imagens e mandá-las pra nuvem de for-
              fração de trânsito. Feito isso, os dados são disponi-  ma “semi automática”, uma vez que ainda é neces-
              bilizados para monitoramento através da plataforma,   sária a contribuição do motorista. A ideia primor-
              a qual é capaz de identificar a placa do veículo e de-  dial era que o projeto fosse totalmente autônomo
              tectar algumas infrações de trânsito.              e em tempo real, independendo da interação do
              O investimento no projeto vai além de simplesmente   motorista no processo. Porém, foram percebidas
              denunciar. Como oposição ao custo de implantação,   no decorrer do desenvolvimento várias limitações,
              ao adquirir o sistema, o condutor pode ser bonificado   tanto em hardware quanto em software, impossi-
              de diversas maneiras, dentre elas: pontuação, des-  bilitando neste primeiro protótipo tal implantação.
              conto, isenção de impostos, etc.                   Mesmo quando utilizado máquinas com maior ca-
                                                                 pacidade de processamento, ainda há uma gran-
              FUNCIONAMENTO                                      de limitação devido a qualidade das imagens e
                                                                 outros fatores que dificultam a identificação da
                                                                 infração e do infrator.
              O envio das imagens é feito após um sistema em-
              barcado  comandar  uma  câmera  para  captura  de
              uma sequência de fotos/vídeos. Essas imagens  CURIOSIDADES
              são obtidas com a frequência de 1 fps (frame por
              segundo), com o intuito de diminuir o consumo de   Uma notícia  publicada pela EBC  em  2015 informa
              dados móveis, visto que são transmitidas via rede   que, no dia 2 de setembro, foram registradas mais
              3G para um sistema de armazenamento de arqui-      de 2000 ultrapassagens proibidas nas rodovias fede-
              vos na nuvem. Além das fotos/vídeos, é enviado     rais, em uma operação realizada pela PRF (Polícia
              um arquivo com a coordenada GPS do incidente e     Rodoviária Federal) num período de 4 horas. Já os
              um alerta de que há uma nova denúncia.             dados do ano anterior revelam que 713 motoristas
              A plataforma recebe um aviso referente a presença   foram multados diariamente devido a essa infração.
              das informações e busca as imagens do usuário in-  É muito comum a divulgação com cenas inusitadas
              dicado. Neste momento, através de ferramentas de   no trânsito. A grande maioria deles ocorre na Rússia.
              processamento de imagens e reconhecimento  de      Embora não seja obrigatório,  os motoristas optam
              caracteres,  é  possível  identificar  o  tipo  de  infração   por instalar câmeras em seus veículos, pois as ima-
              cometida pelo infrator bem como a placa do seu veí-  gens são provas de eventuais infrações e acidentes.


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