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THREE MOVE
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Geralmente, estudos que fazem a avaliação cinemática das mãos utilizam marcadores adesivos reflexivos
posicionados na face dorsal delas [1]. Por mais que ele seja muito usado, é muito fácil ele descolar e acabar
um sobrepor o outro, atrapalhando a análise. Por isso está sendo utilizado o Leap Motion e óculos de realidade
virtual, para uma leitura dos braços e das mãos sem a necessidade dos marcadores. Com isso, resolveu-se
criar um jogo utilizando esses dois dispositivos, denominado: Three Move.
PROJETO No cenário do jogo observa-se o placar e o tempo,
o objeto a ser colocado na caixa e uma mão virtual
que acompanha os movimentos da mão real através
Devido a necessidade de um feedback mais preci- da realidade aumentada proporcionada pelo sensor,
so para obtenção de dados na área de reabilitação o jogador tem um minuto para colocar o máximo de
das mãos, foi realizado um estudo da cinemática, objetos dentro da caixa.
para que fosse possível um maior conhecimento
do assunto. Após isso, foi estudado o Leap Motion,
um sensor para detecção dos movimentos finos das RESULTADOS
mãos, podendo detectar movimentos de 10 µm, o
que ajuda diretamente na precisão ao calcular os Foi concretizada uma parceria com a UNICID, no qual
dados gerados pelo jogador enquanto joga. E o ócu- foi definido que após a conclusão do jogo será realiza-
lus VR Box para possibilitar uma interação virtual em do testes clínicos para coleta de dados esperando uma
360° com o cenário. evolução mais rápida no quadro dos pacientes.
Sabendo sobre o funcionamento do sensor, o pró- Durante a partida, três dados são obtidos, sendo
ximo passo foi a escolha de uma linguagem de pro- eles: tempo de reação, tempo que o usuário re-
gramação, entre as compatíveis com o LM e o VR quer para levar os objetos do chão até a caixa,
Box, o C# foi escolhido. Para desenvolvimento gráfi- distância da pinça em cada segundo(que é de-
co utilizou-se o Unity, que possui uma comunidade e monstrado em um gráfico no final da partida) e
documentação bastante ampla para C#. que quando fixos podem influenciar no desempe-
nho do jogador [2]. Esses dados ajudam o profis-
FUNCIONAMENTO sional da saúde a administrar com maior eficiên-
cia os avanços do usuário.
Na tela inicial do Three Move são apresentados os
campos login e senha, caso o usuário não possua CURIOSIDADES
um, basta criar uma nova conta.
Após o login, no menu inicial é possível escolher as O projeto entrega a distância entre o polegar e o in-
opções: jogar, perfil, créditos e sair do jogo. Em perfil, dicador, além de misturar a coordenação motora ao
é possível observar e editar todos os dados que es- treino cognitivo. Ao final tem-se um gráfico com o
tão sendo utilizado no jogo e também é apresentado avanço do usuário, contendo dados importantes para
os das suas últimas partidas. a avaliação, como o tempo com um objeto.
Ao selecionar “Jogar”, é exibido a configuração da A utilização do Leap junto com o oculus VR Box, para
partida. “Modo de jogo”, define-se a modalidade a ser o desenvolvimento de um jogo não só divertido, mas
jogada, com ou sem história. “Sensibilidade”, é res- pensando no avanço na área da saúde, têm a fun-
ponsável por calibrar o tamanho de pinça que o Leap ção de imergir o jogador em um mundo de realidade
Motion irá detectar os objetos. “Feedback”, é escolhi- aumentada, possibilitando a livre movimentação em
do dados de retorno ao final da partida. “Tutorial” é 360°. Com a ideia das sessões terem movimentos o
um vídeo instrutivo. mais próximo dos reais produzidos no cotidiano.
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel