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THREE MOVE


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              Geralmente, estudos que fazem a avaliação cinemática das mãos utilizam marcadores adesivos reflexivos
              posicionados na face dorsal delas [1]. Por mais que ele seja muito usado, é muito fácil ele descolar e acabar
              um sobrepor o outro, atrapalhando a análise. Por isso está sendo utilizado o Leap Motion e óculos de realidade
              virtual, para uma leitura dos braços e das mãos sem a necessidade dos marcadores. Com isso, resolveu-se
              criar um jogo utilizando esses dois dispositivos, denominado: Three Move.



              PROJETO                                            No cenário do jogo observa-se o placar e o tempo,
                                                                 o objeto a ser colocado na caixa e uma mão virtual
                                                                 que acompanha os movimentos da mão real através
              Devido a necessidade de um feedback mais preci-    da realidade aumentada proporcionada pelo sensor,
              so para obtenção de dados na área de reabilitação   o jogador tem um minuto para colocar o máximo de
              das mãos, foi realizado  um estudo  da cinemática,   objetos dentro da caixa.
              para  que fosse possível  um maior  conhecimento
              do assunto. Após isso, foi estudado o Leap Motion,
              um sensor para detecção dos movimentos finos das  RESULTADOS

              mãos, podendo detectar movimentos  de 10 µm, o
              que ajuda diretamente na precisão ao calcular os   Foi concretizada uma parceria com a UNICID, no qual
              dados gerados pelo jogador enquanto joga. E o ócu-  foi definido que após a conclusão do jogo será realiza-
              lus VR Box para possibilitar uma interação virtual em   do testes clínicos para coleta de dados esperando uma
              360° com o cenário.                                evolução mais rápida no quadro dos pacientes.
              Sabendo  sobre o funcionamento  do sensor, o pró-  Durante a partida, três dados são obtidos, sendo
              ximo passo foi a escolha de uma linguagem de pro-  eles: tempo de reação, tempo que o usuário re-
              gramação, entre as compatíveis com o LM e o VR     quer para levar os objetos do chão até a caixa,
              Box, o C# foi escolhido. Para desenvolvimento gráfi-  distância da pinça em cada segundo(que é de-
              co utilizou-se o Unity, que possui uma comunidade e   monstrado em um gráfico no final da partida) e
              documentação bastante ampla para C#.               que quando fixos podem influenciar no desempe-
                                                                 nho do jogador [2]. Esses dados ajudam o profis-
              FUNCIONAMENTO                                      sional da saúde a administrar com maior eficiên-
                                                                 cia os avanços do usuário.

              Na tela inicial do Three Move são apresentados os
              campos login e senha, caso o usuário não possua  CURIOSIDADES
              um, basta criar uma nova conta.
              Após o login, no menu inicial é possível escolher as   O projeto entrega a distância entre o polegar e o in-
              opções: jogar, perfil, créditos e sair do jogo. Em perfil,   dicador, além de misturar a coordenação motora ao
              é possível observar e editar todos os dados que es-  treino  cognitivo. Ao  final  tem-se  um  gráfico  com  o
              tão sendo utilizado no jogo e também é apresentado   avanço do usuário, contendo dados importantes para
              os das suas últimas partidas.                      a avaliação, como o tempo com um objeto.
              Ao  selecionar  “Jogar”,  é  exibido  a  configuração  da   A utilização do Leap junto com o oculus VR Box, para
              partida. “Modo de jogo”, define-se a modalidade a ser   o desenvolvimento de um jogo não só divertido, mas
              jogada, com ou sem história. “Sensibilidade”, é res-  pensando no avanço na área da saúde, têm a fun-
              ponsável por calibrar o tamanho de pinça que o Leap   ção de imergir o jogador em um mundo de realidade
              Motion irá detectar os objetos. “Feedback”, é escolhi-  aumentada, possibilitando a livre movimentação em
              do dados de retorno ao final da partida. “Tutorial” é   360°. Com a ideia das sessões terem movimentos o
              um vídeo instrutivo.                               mais próximo dos reais produzidos no cotidiano.


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