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BRAIN TRAINING VR


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              O envelhecimento populacional é, hoje, um fenômeno mundial. Existe um crescimento elevado da população
              idosa em relação aos demais grupos etários. Assim, deve-se pensar meios que garantam um envelhecimento
              ativo e saudável. Uma das práticas que permite isso é a Realidade Virtual (RV), recurso caracterizado por
              simular uma interface avançada que favorece a interação entre o homem e o recurso tecnológico. Portanto, o
              objetivo do projeto é analisar um estímulo cognitivo de um treino neurológico em idosos saudáveis através de
              um jogo em RV. Asilos e clínicas geriátricas seriam mercados potenciais.



              PROJETO



              O projeto consiste em um jogo em Realidade Virtual   e já vem com um controle específico conectado via
              que tem como objetivo estimular determinada função   Bluetooth ao celular. O celular é um Samsung S4 que
              cognitiva em idosos saudáveis e avaliar seus efeitos.   atende os requisitos necessários.
              Um ambiente em Realidade Virtual foi escolhido para
              recriar ao máximo a sensação de realidade para o
              jogador. Pelo fato de ser um jogo destinado a idosos,  RESULTADOS

              busca-se levar o jogador à uma interação com as dé-
              cadas passadas, ao permitir que ele se relembre de   A fase inicial do jogo foi totalmente modelada pela
              pessoas famosas, por exemplo, das décadas de 60 a   equipe a fim de se assemelhar com a Praça do Idoso,
              90. O Jogo da Memória tem uma relação direta entre   localizada em São Paulo. É um espaço bem agra-
              o fato da recordação do passado e a memória de cur-  dável que busca um conforto visual aos jogadores.
              to prazo para a escolha das cartas. Foi desenvolvida   A fase referente ao Jogo da Memória está concluída,
              uma pracinha,  semelhante  à Praça do Idoso, para   com o conjunto de cartas inserido em um ambiente
              que os jogadores se sintam à vontade neste ambien-  3D. As cartas são imagens de pessoas famosas das
              te, já no início do jogo.                          décadas de 60 a 90, justamente para que os jogado-
                                                                 res idosos relembrem as décadas passadas. O joga-
              FUNCIONAMENTO                                      dor tem uma visibilidade completa do ambiente e do
                                                                 conjunto de cartas quando ele movimenta sua cabe-
                                                                 ça. Devido à complexidade do projeto, não foi pos-
              Para o desenvolvimento do jogo, foi utilizada a pla-  sível implementar a quantidade de fases esperada.
              taforma de  desenvolvimento  Unity 3D 5.6.2. Foi
              necessária  uma  atenção  no  desenvolvimento  gráfi-
              co do jogo a partir de ferramentas disponibilizadas  CURIOSIDADES
              pela própria Unity e de sites que têm seus objetos
              personalizados para uso na plataforma. Para que o   A pesquisa na área de Realidade Virtual é muito re-
              jogo ganhasse vida, foi preciso o uso de uma pro-  cente. Existem poucas fontes de pesquisa para se
              gramação  orientada  a  objetos  específica  da  Unity   fazer um estudo aprofundado do assunto e o imple-
              que permitia o uso de Java Script e CSharp. A lingua-  mentarmos de fato. Assim, foi necessária a busca por
              gem de alto nível utilizada foi CSharp (C#) devido à   profissionais atuantes na área. Houve uma troca de
              maior quantidade  de material encontrado para seu   experiências e um aprendizado mútuo. Descobriram-
              desenvolvimento. A programação em si foi feita na in-  -se novas formas de se desenvolver um jogo em Re-
              terface de desenvolvimento Microsoft Visual Studio.   alidade Virtual, sempre com o foco no bem-estar e no
              Para o funcionamento do jogo, é preciso um óculos   estímulo das funções cognitivas do jogador que, para
              de Realidade Virtual, um controle e um Smartphone   este projeto, é interessante que seja um idoso.
              com acelerômetro, giroscópio e sistema operacional
              Android. O óculos utilizado é da empresa VR BOX


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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