Page 86 - Revista Fetin
P. 86

SAFE STREET


    86








              A gestão pública e os altos índices de criminalidade são problemas enfrentados pelas cidades atualmente.
              Segundo dados da Secretaria de Defesa Social [1], o índice de crimes violentos no Sul de Minas Gerais au-
              mentou aproximadamente 20,68% em 2017 se comparado com o mesmo período de 2014. Além de problemas
              de saneamento, como o lixo jogado em locais inadequados, esgotos a céu aberto e buracos nas ruas. Tais pro-
              blemas demoram a serem identificados e resolvidos, o aplicativo Safe Street tem por finalidade otimizar esse
              processo e manter o usuário informado sobre a situação atual de sua região.

              PROJETO                                            RESULTADOS



              O aplicativo Safe Street visa fornecer uma interface   Inicialmente, o Safe Street tem o objetivo de atingir
              mediadora  para facilitar a comunicação  entre cida-  as cidades próximas a Santa Rita do Sapucaí, poste-
              dãos e órgãos públicos. Através do aplicativo o usu-  riormente, será testado em outros locais. Na versão
              ário poderá cadastrar denúncias de criminalidade e   apresentada do aplicativo todas as funcionalidade
              problemas  na gestão  pública, como coleta  de lixo,   propostas descritas acima funcionaram como o es-
              saneamento básico, epidemias, assaltos, incêndios,   perado, ou seja, é possível cadastrar ocorrências e
              entre outros. Com isso, autoridades  e até mesmo   visualizá-las. Também já foi implementada a interface
              outros usuários poderão tomar conhecimento sobre   que será usada pelo órgão público responsável.
              eventuais problemas na região. Por meio de sua lo-  Pretende-se implementar a opção de o usuário vin-
              calização e  do  mapa no aplicativo, o  usuário será   cular sua conta com seu perfil do Facebook, a versão
              capaz de visualizar as denúncias relatadas. O mapa   web para um maior alcance  do aplicativo além de
              do Safe Street irá englobar todas as áreas da região   versões para outras plataformas mobile. Outra atua-
              permitindo um maior alcance para os usuários (Pre-  lização importante que pretende-se implementar é o
              feitura, Departamento de Segurança Pública e Cida-  serviço de notificações.
              dãos).
                                                                 CURIOSIDADES
              FUNCIONAMENTO

                                                                 O diferencial nesta aplicação é agilizar a comunica-
              O aplicativo Safe Street coletará informações dos usu-  ção entre a população  e órgãos responsáveis  tor-
              ários, salvará os dados em um banco de dados online   nando assim a solução de problemas facilitada. Além
              (Firebase [2]) e, por meio dos dados o aplicativo custo-  da proposta inicial ele também poderá ser utilizado
              mizará o mapa da região com as denúncias cadastra-  para a coleta de dados em casos de epidemias locais
              das por usuários. Para que o usuário possa cadastrar   como, por exemplo, dengue e febre amarela.
              ou visualizar as denúncias, será necessário realizar   No período de Janeiro a Julho de 2017 foram re-
              um cadastro no aplicativo. Cada denúncia terá um tí-  gistrados 2404 crimes violentos e 71 homicídios na
              tulo, descrição, foto, local e categoria (Criminalidade ou   região do sul de Minas Gerais. Além disso, 58613
              Gestão Pública). O local da denúncia poderá ser ob-  domicílios que corresponde a 9,2% do total não pos-
              tido por meio do GPS do smartphone ou ser inserido   suem coleta de lixo.
              manualmente pelo usuário. O mapa exibido pelo Safe
              Street será o Google Maps [3]. A prefeitura ou órgão res-
              ponsável poderá marcar uma denúncia como resolvida
              após solucioná-la, dando um feedback do problema aos
              usuários. Administradores do sistema terão controle das
              denúncias, para que os termos de uso não sejam viola-
              dos, evitar ocorrências repetidas ou conteúdo impróprio.


              Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   81   82   83   84   85   86   87   88   89   90   91