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SHAZAM!
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Um carro que roda apenas em trechos curtos - operando a maior parte da viagem com o motor e catalisador
frios - tem suas emissões de poluentes tóxicos aumentadas em até 10 vezes. A proposta é produzir um veículo
elétrico que possa ser utilizado em curtas distâncias. Apesar de existirem outros projetos parecidos, poucos
foram projetados para o Brasil. As ruas de cidades do interior sofrem com problemas de pavimentação. A pro-
posta é produzir um veículo elétrico que possa ser utilizado em curtas distâncias.
PROJETO RESULTADOS
A solução é um veículo elétrico projetado para rodar em Como resultados, foi possível obter um MVP que
vias que apresentam problemas de pavimentação. O pode validar a proposta de funcionamento do proje-
veículo está enquadrado nas leis para bicicletas elétri- to. Com o MVP foi possível realizar os testes com a
cas, respeitando os limites de velocidade previstos (25 bateria e outros dispositivos auxiliares. Até a data de
km/h). O veículo terá autonomia aproximada de 40 km apresentação do projeto espera-se que o motor ad-
por carga de bateria. Terá sua estrutura física produzida quirido seja entregue e o projeto finalizado. Também
em ferro e as baterias serão provenientes de lixo eletrô- foi possível verificar um funcionamento adequado do
nico reciclável, sendo o banco de baterias constituído banco de baterias, visto que este foi construído com
por células de Li-Ion. O veículo possui controladores de baterias descartadas no Lixo Eletrônico Casa Viva
velocidade como acelerador e dispositivos de frenagem. Santa Rita do Sapucaí. Com este modelo de produ-
Sendo um veículo elétrico, a proposta é que ele resolva ção, além da economia de recursos, também é pos-
o problema de emissão de CO2 elevada por motores sível retirar baterias velhas de circulação, adotando-
em estado frio, contribuindo para o desenvolvimento de -se a filosofia Cradle to Cradle.
cidades sustentáveis.
CURIOSIDADES
FUNCIONAMENTO
A curiosidade que vale a pena ser ressaltada é justa-
Para que a solução funcione corretamente, é preciso mente o diferencial competitivo do projeto. Visto que
que o motor tenha força necessária para colocar em a maior parte dos veículos disponíveis foram proje-
movimento o veículo com a carga projetada (100 kg) e tados para grandes centros urbanos, centros cuja
que a bateria tenha autonomia suficiente para cumprir pavimentação é de melhor qualidade. Tais veículos,
a proposta de 40 km. Além disso, é preciso que haja quando utilizados em outros terrenos, podem ter per-
uma sinergia entre o consumo do motor e capacidade da de desempenho, assim como uma redução consi-
do banco de baterias. É importante salientar que a auto- derável da sua vida útil e um aumento dos custos de
nomia prevista é para condições normais de uso e, fica manutenção. A ideia é que o veículo seja projetados
evidente que, dado a potência do motor utilizado, pode para o consumidor médio do Brasil, com um preço
ser que com um esforço maior se consuma mais ener- acessível e que atenda as suas necessidades.
gia, reduzindo assim a autonomia. O motor é controla-
do por uma ESC e, através de um microcontrolador, os
impulsos de velocidade do acelerador são convertidos
em níveis PWM para o motor. Existe um circuito auxiliar
responsável pela recarga do banco de baterias. Além
destes dispositivos lógicos, existem outros gerais como
luzes de sinalização (farol, setas, lanternas) e portas de
entrada (usb, carregadores, etc).
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel