Page 140 - INATEL - Revista Fetin 39ª- Vol8
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Realidade Aumentada como
forma de divulgar espaços
públicos ou privados
Equipe: Aguinaldo de Souza Júnior | Davi Restani de Faria
Orientador: Renzo Paranaíba Mesquita
Nos dias atuais a Realidade Aumentada tem oferecido uma boa serventia a nossa comuni-
dade tecnológica. Com vários projetos inovadores que envolvem diversas áreas da enge-
nharia. Esses projetos geralmente envolvem manutenção de equipamentos, treinamento de
novos funcionários ou até mesmo lazer pessoal, sendo utilizada em vários jogos populares
entre os jovens. Nesse contexto o nosso projeto tem como objetivo utilizar da tecnologia da
Realidade Aumentada para fazer a divulgação de espaços públicos ou privados utilizando
um celular Smartphone.
projeto
Nosso projeto tem como objetivo geral utilizar da Realidade Aumentada para realizar a di-
vulgação de espaços públicos e privados. O projeto tem a intenção de fazer a divulgação de
uma forma simples e interativa com o usuário de forma a conseguir explicar todo o contexto
dentro de algum espaço determinado. Ele funcionará de uma forma simples com o usuário
apontando a câmera do seu celular em uma determinada imagem ou código, que realizará
uma animação referente á algum objeto que represente o espaço e um texto que irá deta-
lhar de forma breve alguma iniciativa do espaço ou do evento. Dessa forma fazendo uma
interação simples e divertida com as pessoas e apresentando essa tecnologia ao público.
funcionamento
O funcionamento do projeto consiste em um aplicativo de todo o processo de animação explicando detalhes do labo-
Realidade Aumentada, que identifica através da câmera de ratório pode ser visto simplesmente apontando o logotipo
um smartphone uma ilustração referente ao espaço pré- do laboratório para a câmera. O outro espaço que também
-cadastrado no aplicativo e realiza uma animação. A ani- foi cadastrado nesta primeira versão da aplicação foi o la-
mação contém um objeto modelado em 3D e um campo boratório Robot Bulls, que apresenta uma animação com
para legendas, que farão a descrição do lugar de forma um robô que gira em seu eixo enquanto uma legenda com
lógica, interativa e lúdica. A ferramenta Unity 3D juntamen- maiores detalhes do espaço também aparece na tela.
te com a biblioteca Vuforia foram as ferramentas chaves
utilizadas para permitir a criação do mesmo. O laboratório
CDG Hub foi o primeiro espaço registrado na aplicação, e
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