Page 140 - INATEL - Revista Fetin 39ª- Vol8
P. 140

Realidade Aumentada como


                                      forma de divulgar espaços


                                      públicos ou privados




                                                  Equipe: Aguinaldo de Souza Júnior | Davi Restani de Faria
                                                  Orientador: Renzo Paranaíba Mesquita






                                 Nos dias atuais a Realidade Aumentada tem oferecido uma boa serventia a nossa comuni-
                                 dade tecnológica. Com vários projetos inovadores que envolvem diversas áreas da enge-
                                 nharia. Esses projetos geralmente envolvem manutenção de equipamentos, treinamento de
                                 novos funcionários ou até mesmo lazer pessoal, sendo utilizada em vários jogos populares
                                 entre os jovens. Nesse contexto o nosso projeto tem como objetivo utilizar da tecnologia da
                                 Realidade Aumentada para fazer a divulgação de espaços públicos ou privados utilizando
                                 um celular Smartphone.





                                 projeto



                                 Nosso projeto tem como objetivo geral utilizar da Realidade Aumentada para realizar a di-
                                 vulgação de espaços públicos e privados. O projeto tem a intenção de fazer a divulgação de
                                 uma forma simples e interativa com o usuário de forma a conseguir explicar todo o contexto
                                 dentro de algum espaço determinado. Ele funcionará de uma forma simples com o usuário
                                 apontando a câmera do seu celular em uma determinada imagem ou código, que realizará
                                 uma animação referente á algum objeto que represente o espaço e um texto que irá deta-
                                 lhar de forma breve alguma iniciativa do espaço ou do evento. Dessa forma fazendo uma
                                 interação simples e divertida com as pessoas e apresentando essa tecnologia ao público.









       funcionamento



       O funcionamento do projeto consiste em um aplicativo de  todo o processo de animação explicando detalhes do labo-
       Realidade Aumentada, que identifica através da câmera de  ratório pode ser visto simplesmente apontando o logotipo
       um smartphone  uma ilustração referente ao espaço  pré-  do laboratório para a câmera. O outro espaço que também
       -cadastrado no aplicativo e realiza uma animação. A ani-  foi cadastrado nesta primeira versão da aplicação foi o la-
       mação contém um objeto modelado em 3D e um campo  boratório Robot Bulls, que apresenta uma animação com
       para  legendas,  que  farão a descrição  do lugar  de forma  um robô que gira em seu eixo enquanto uma legenda com
       lógica, interativa e lúdica. A ferramenta Unity 3D juntamen-  maiores detalhes do espaço também aparece na tela.
       te com a biblioteca Vuforia foram as ferramentas chaves
       utilizadas para permitir a criação do mesmo. O laboratório
       CDG Hub foi o primeiro espaço registrado na aplicação, e



       Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   135   136   137   138   139   140   141   142   143   144   145