Page 136 - INATEL - Revista Fetin 39ª- Vol8
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Projeto





                                      Breathe Out






                                                  Equipe: João Marcos Coutinho Nunes
                                                  Orientador: Elisa Renno Carneiro Dester






                                 O mundo passa por  um período  difícil em 2020  por causa  da  pandemia  de COVID-19.
                                 Devido ao vírus, apenas no Brasil foram mais de 800 mil casos confirmados e mais de 40
                                 mil mortes no mês de junho de 2020. Por isso, este projeto tem como objetivo melhorar o
                                 tratamento e a recuperação das pessoas afetadas por essa doença tanto na questão física
                                 quanto psicológica. Para isso, foram usados conceitos de jogos eletrônicos para fazer com
                                 que ao realizar os exercícios do incentivador pulmonar o paciente se divirta no processo.





                                 projeto



                                 O projeto consiste em fazer com que um incentivador respiratório seja utilizado como um
                                 controle para um jogo eletrônico. Para isso, o paciente ao fazer os exercícios de expiração,
                                 soprando o ar em um tubo, cria uma diferença de pressão em um compartimento que é
                                 lida e transformada em comandos para controlar o personagem de um jogo do tipo endless
                                 tower defence.
                                 Esse estilo de jogo é caracterizado por não ter final e aumentar a dificuldade de acordo com
                                 o tempo, o que é perfeito para fazer com que o paciente faça uma progressão na dificuldade
                                 dos exercícios mais fluida e orgânica. Além do mais, por ser um jogo o fator diversão torna
                                 a atividade mais descontraída o que deixa o paciente mais engajado nos exercícios.









       funcionamento



       Para funcionar o projeto usa o efeito Venturi, que diz: em  converte esses dados de volta para fluxo ou volume, que
       um tubo com dois  diâmetros  diferentes  e em pontos  de  por fim, são lidos pelo código do jogo.
       mesma altura haverá uma diferença de pressão proporcio-  No jogo, o paciente defende um reino de monstros utilizan-
       nal ao fluxo de um fluido. Isso permite que o paciente crie  do um canhão. A força do canhão é dependente do fluxo de
       um fluxo de ar ao soprar no tubo, que consequentemente  ar lido pelo sensor, ou seja, quanto mais força o paciente
       cria uma diferença de pressão.                         fizer na hora do sopro maior a distância do tiro. E além dos
       Essa diferença de pressão é lida por um sensor diferencial  dados de fluxo e volume serem exibidos para o médico, o
       PA-100. A faixa de pressão máxima é de +-10kPa e ele  mesmo pode aumentar e diminuir a dificuldade de acordo
       converte esses dados para uma tensão de 0.5V até 4.5V.  com a necessidade.
       Essa tensão é lida pelo microcontrolador Arduino Uno que



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