Page 98 - INATEL - Revista Fetin 39ª- Vol8
P. 98
InaHelp
Equipe: Ana Karoline Guislande | Daiane Dionísio de Lima
Laura Ellen de Souza Santos | Pedro dos Santos Brito
Orientador: Wanderson Eleuterio Saldanha
Nas instituições de ensino, muitas vezes, mesmo com professores ensinando os conteúdos
e monitores auxiliando-os, alguns estudantes não conseguem aprender todo o conteúdo
de algumas matérias específicas somente com o auxilio dos mesmos. Assim, o estudante
precisa procurar outras formas de compreender o assunto que ele tem dificuldade. A fim de
solucionar tal problema, pensamos em um aplicativo para auxiliar tais alunos à encontrarem
outro discente ou professor que possa contribuir com a aprendizagem da matéria que ele
possui dificuldade através de aulas particulares.
projeto
O projeto funciona da seguinte forma: ao entrar no aplicativo, o acadêmico faz seu cadastro
como aluno ou professor. Feito o registro como estudante, o mesmo pode procurar entre
os membros alguém para auxiliá-lo com o conteúdo que ele possui dificuldade e agendar
sua aula particular. E se realizar o cadastro como docente, o indivíduo deverá colocar suas
informações complementares e comentar quais matérias que possui facilidade, podendo
programar sua aula particular para ser presencial ou à distância. Ao final da aula há uma
avaliação do estudante sobre o mentor, avaliações como: pontualidade, desempenho, di-
dática e domínio do conteúdo. E essa análise será feita de forma anônima. Assim, quando
outro discente procurar um professor para ajudá-lo, teria um feedback de outras aulas mi-
nistradas.
funcionamento
Afim de definir o funcionamento da solução proposta e os docente, ele verifica se tem alguma solicitação de aula. E
detalhes, com a intenção de garantir clareza no entendi- caso selecione “aluno”, o mesmo deve definir qual a maté-
mento da pesquisa realizada. Descrevemos o procedimen- ria que precisa de ajuda, para filtrar os orientadores dispo-
to para a resolução do problema apresentado. níveis e decidir qual o melhor docente para auxilia-lo. Caso
Ao iniciar o aplicativo “Inahelp”, na tela inicial há duas encontre, o discente conversa com o orientador e marca
opções: cadastro ou área de acesso. E o individuo deve quantas aulas deseja.
escolher uma das opções. Caso selecione “cadastro”, ele Posteriormente a aula marcada o aluno pode deixar ser fe-
adiciona suas informações na base de dados do aplicativo edback.
e finaliza seu registro. Se optar por “área de acesso”, apa-
rece outras duas opções: aluno ou docente. Se selecionar
Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel