Page 18 - Revista Fetin
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Brincando
                   EDUCAÇÃO DE
                4 QUALIDADE
                                           com Pedrinho








                                                          Equipe
                        40ª
                                                          Caio A. P. Tavares - GEL - P2 | Matheus H. F. Afonso - GEL - P2
                                                           Luiz F. V. D. da Silva - GES - P2 | Gabriel M. Gonçalves - GEL - P2

                                                          Orientador
                                                          Alexandre Baratella Lugli



              Em decorrência da pandemia do Covid-19, juntamente à falta de preparo e didática dos pais e, também
              outros fatores como o isolamento das crianças, o ensino infantil foi severamente prejudicado.
              Diante das possibilidades acessíveis hoje, como o simples acesso a smartphones, buscou-se desenvol-
              ver um aplicativo que visa auxiliar no aprendizado de crianças do ensino infantil, ensinando os numerais
              (0-10) e almejando captar a atenção das crianças. O objetivo é que tal aplicativo possa ser facilmente
              manuseado e operado.


              Projeto





              Como  nosso  aplicativo  consiste  em  ensinar  crianças  relativamente  bem  novas,  percebemos  que  não
              poderíamos  criar  um  aplicativo  de  estudo,  algo  estático,  pois  nessa  idade  o  que  as  crianças  fazem  é
              brincar e assistir desenho. Decidimos, portanto, criar um aplicativo com duas frentes; a primeira frente
              consiste em um vídeo no formato de animação, que busca ensinar e introduzir a criança no conteúdo a
              partir do mundo fantasioso, a segunda frente visa a implementação de um mini game, buscando estimular a
              memorização do número pela criança através de algo divertido, como colorir e contornar.
              Descobrimos, por meio de uma entrevista, um ponto que foi seriamente comprometido, que é a socialização das
              crianças. Decidimos, portanto, criar o Pedrinho, uma personagem que vai interagir com a criança.


              Funcionamento




              Foi desenvolvido o aplicativo por meio da ferramenta “MIT APPINVETOR”, que consiste na programação
              usando blocos e não linguagens de programação. O aplicativo conta com seis telas (ou ecrãs) e todo o seu
              funcionamento baseia-se no fluxo e na exibição de tais telas conforme ocorre a interação do usuário com
              o aplicativo. A primeira tela exibe somente uma animação (as boas vindas ao aplicativo). A segunda tela
              permite selecionar qual numeral deseja-se aprender. Ao selecionar tal numeral, abre-se a terceira tela com
              o valor inicial do numeral escolhido, o que permite, a partir da programação, criar as animações da terceira
              tela de acordo com cada numeral. A terceira tela permite escolher entre a quarta (vídeo da historia) e a
              quinta (jogo de colorir), de acordo com o numeral selecionado previamente na segunda tela (tudo a partir
              do valor inicial dos ecrãs). A sexta tela é aberta depois de certo tempo no jogo da quinta tela, que visa
              buscar a socialização com o “Pedrinho”.







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