Page 19 - Revista Fetin
P. 19

Projeto Finalista                                                                                19

       2º Lugar - Nível 1














































       Curiosidades                                           Resultados




       A ideia inicial era desenvolver o aplicativo com todo   A  ideia  do  trabalho  partiu  da  observação,  por  parte
       o  conteúdo  de  mídia  (imagens  e  aúdios)  dispostos   de um dos integrantes, do impacto causado pela pan-
       no próprio aplicativo, ou seja, pretendíamos carregar   demia na educação infantil (sua avó é professora no
       todo  o  conteúdo  para  a  plataforma  e  então  desen-  ensino  infantil).  Identificou-se  um  grande  problema,
       volver o aplicativo, o que permitiria a visualização dos   que  é  a  dificuldade  de  manter  a  atenção  da  criança
       vídeos  de  modo  offline.  No  entanto,  ao  realizar  um   no ensino remoto. Através de uma pesquisa em de-
       teste  no  aplicativo,  percebemos  que  seria  comple-  terminada escola infantil, percebeu-se, também, que
       tamente  impossível  tal  ideia,  pois  o  conteúdo  que   a ausência da convivência com os colegas prejudica a
       pretendíamos carregar já ultrapassará em aproxima-     capacidade de socialização da criança. A idéia consis-
       damente uma vez e meia a capacidade disponível da      tia em uma ferramenta que prendesse a atenção das
       ferramenta. Voltamos então à uma das ideias iniciais,   crianças (vídeos e jogos) e que visasse sua socializa-
       carregar os vídeos usando o You Tube.                  ção (reconhecer seus limites, desenvolver a paciência
                                                              e  ser  interrompida).  O  aplicativo  realiza  exatamente
                                                              tais funções.




                     [1] Governo do Brasil. Ministério da Educação, 2021. Disponível em: www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulga-
                     dos-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao.
                     [2] Grupo Globo. Valor Econômico, 2018. Disponível em: valor.globo.com/patrocinado/deloitte/impacting-the-future/noti-
                     cia/2018/11/08/acesso-ao-smartphone-continua-a-crescer-no-brasil.ghtml
                     [3] Google & Massachusetts Institute of Technology. MIT APP INVENTOR, 2021. Disponível em: appinventor.mit.eduscratch.mit.edu.



                                                                      inatel.br/fetin/revista           www
   14   15   16   17   18   19   20   21   22   23   24