Page 19 - Revista Fetin
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Projeto Finalista 19
2º Lugar - Nível 1
Curiosidades Resultados
A ideia inicial era desenvolver o aplicativo com todo A ideia do trabalho partiu da observação, por parte
o conteúdo de mídia (imagens e aúdios) dispostos de um dos integrantes, do impacto causado pela pan-
no próprio aplicativo, ou seja, pretendíamos carregar demia na educação infantil (sua avó é professora no
todo o conteúdo para a plataforma e então desen- ensino infantil). Identificou-se um grande problema,
volver o aplicativo, o que permitiria a visualização dos que é a dificuldade de manter a atenção da criança
vídeos de modo offline. No entanto, ao realizar um no ensino remoto. Através de uma pesquisa em de-
teste no aplicativo, percebemos que seria comple- terminada escola infantil, percebeu-se, também, que
tamente impossível tal ideia, pois o conteúdo que a ausência da convivência com os colegas prejudica a
pretendíamos carregar já ultrapassará em aproxima- capacidade de socialização da criança. A idéia consis-
damente uma vez e meia a capacidade disponível da tia em uma ferramenta que prendesse a atenção das
ferramenta. Voltamos então à uma das ideias iniciais, crianças (vídeos e jogos) e que visasse sua socializa-
carregar os vídeos usando o You Tube. ção (reconhecer seus limites, desenvolver a paciência
e ser interrompida). O aplicativo realiza exatamente
tais funções.
[1] Governo do Brasil. Ministério da Educação, 2021. Disponível em: www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/divulga-
dos-dados-sobre-impacto-da-pandemia-na-educacao.
[2] Grupo Globo. Valor Econômico, 2018. Disponível em: valor.globo.com/patrocinado/deloitte/impacting-the-future/noti-
cia/2018/11/08/acesso-ao-smartphone-continua-a-crescer-no-brasil.ghtml
[3] Google & Massachusetts Institute of Technology. MIT APP INVENTOR, 2021. Disponível em: appinventor.mit.eduscratch.mit.edu.
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