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E-stacione
INDÚSTRIA,
9 INOVAÇÃO E
INFRAESTRUTURAS
Equipe
Gustavo H. S. Nogueira - P2 - GET | Júlio César J. Filho - P2 - GES
Lucas Henrique Ribeiro - P2 - GEA
Orientador
Prof. Wanderson Eleuterio Saldanha
É possível observar, nos dias atuais, a presença de vagas especiais dedicadas a pessoas com
deficiência e idosos. Esta iniciativa foi criada em função das dificuldades físicas observadas na locomo-
ção dos dois grupos. Porém, mesmo com a presença de tal legislação, ainda é possível observar que não
há a consolidação completa do respeito com tais grupos. Sendo assim, fez-se necessário pensar em
uma solução para o monitoramento das vagas especiais, afim de evitar pequenas infrações. A solução
pensada integra uma parte de detecção da vaga e outra de visualização de tal.
Projeto
A solução implementada é composta por dois aplicativos, destinados à fiscalização de trânsito e ao
usuário PCD/idoso. O aplicativo da fiscalização será destinado aos reponsáveis governamentais por fisca-
lizar as vagas e aplicar multas. Neste app, haverá um mapa de visualização da cidade de aplicação, com as
vagas e o status de validação. O outro aplicativo é destinado ao usuário. Neste, o PCD/idoso poderá fazer,
na presença de um agente de trânsito, seu cadastro no app. Depois disso, este poderá acessar a área de
“vagas”, na qual conterá um mapa indicando onde há espaços disponíveis para estacionar. O usuário terá
de estacionar na vaga e fazer a validação pelo aplicativo. Depois de feita a validação, o estacionamento na
vaga estará conforme à lei, e não haverá nenhuma infração.
Funcionamento
As condições necessárias para o funcionamento eficaz da solução se dão com a presença de energia
elétrica na vaga, para alimentar o circuito que fará a detecção da vaga, e de rede de internet, para que o
usuário possa se conectar e fazer a validação da vaga. A parte de detecção do projeto (hardware) não está
bem definida pelos idealizadores do projeto. Porém, já temos a certeza de que esta esfera de detecção
necessitará de rede de internet e energia elétrica, sendo necessária uma certa comunicação dos geren-
ciadores do projeto e da prefeitura da cidade a ser implementada. Além disso, como observado, também
faz-se necessário que o usuário tenha um telefone celular e que já tenha realizado o cadastro como PCD
ou idoso, na presença de um agente de trânsito. Depois de completados estes requisitos, o sistema está
apto para o funcionamento.
56 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel