Page 61 - revista-vol-10
P. 61
61
Curiosidades
A idealização da aplicação se deu a um pro-
jeto de Iniciação Científica, feita por dois dos
nossos membros, em que estudamos o método
VIKOR. Partindo do estudo feito nessa IC, tive-
mos a ideia de criar um aplicativo que auxiliasse
os usuários em decisões cotidianas. Para reali-
zação do projeto, utilizamos a linguagem de pro-
gramação Python para realização do back-end,
ou seja, a parte lógica na aplicação. Já as telas,
ou seja o front-end, foi feito com o framework
Flutter, utilizando a linguagem de programação
Dart. Como banco de dados, utilizamos o banco
não relacional Firebase.
Resultados
Através do método apresentado, temos como
resultado um ranking, que utilizamos para mos-
trar ao usuário qual a melhor alternativa, base-
ado no método matemático implementado, ou
seja, a escolha é feita de forma lógica. Esse re-
sultado pode ser usado para ajudar na escolha
de diversas indecisões nas quais o usuário se
deparará, como: compra de um carro, em que
ele poderá especificar quais componentes ele
acha mais importante e qual a nota aplicada ao
candidato, na categoria em questão, chegando
a um resultado mais correto e relevante, com
os quais a aplicação pode auxiliar na tomada de
uma decisão bem mais assertiva.
[1] Python Software Fundation. Python Package Index. URL: https://pypi.org/ (acesso em 12/08/2022).
[2] Google Inc. Flutter - App Development Toolkit. URL: l1nq.com/wb6IV (acesso em 12/08/2022).
[3] Opricovic, S. and Tzeng, G.-H. (2004). Compromise solution by mcdm methods: A comparative analysis of vikor and topsis.
European Journal of Operational Research, 156(2):445 - 455. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/
S0377221703000201 (acesso em 12/08/2022).
inatel.br/fetin/revista www