Page 124 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
P. 124
Simplest
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
Com a crescente demanda de automação de tarefas, toda e qualquer aplicação de software necessita de
processos que facilitem as tarefas do usuário. No setor financeiro, essa necessidade é ainda maior, visto que os
aplicativos dos maiores bancos vêm sendo utilizados em larga escala. Como usuários do banco NuBank, perce-
bemos alguns problemas com o extrato gerado pela empresa financeira. Primeiro, a falta de praticidade e opções
de integração com aplicações de gerência, o que pode afetar diversas pessoas que não têm tempo de organizar
cuidadosamente sua fatura, por exemplo. Segundo, o prazo para realizarmos a mudança da descrição dos itens das
faturas é limitado. Terceiro, a falta de categorias de forma explícita no extrato dificulta a organização e análise dos
dados. Esses problemas interferem e dificultam a correta captação e análise da fatura, sendo necessário o uso de
diversas ferramentas externas para gerenciar as finanças.
PROJETO
Baseado nesses problemas, estamos desenvolvendo um aplicativo que recebe um extrato bancário da
empresa financeira NuBank, em formato .pdf, e extrai os dados da fatura. Essa extração é feita usando o Python,
por meio de duas bibliotecas de extração, e utilizamos a biblioteca Pandas para criar um dataframe.
Em seguida, partindo da descrição do item da fatura, criamos os seguintes campos: data da compra, empresa,
valor, categoria e parcelas. Com esses dados, geramos um dashboard, feito na forma de uma tabela e na forma
de gráfico, com as principais estatísticas da fatura. O front-end foi feito em Flutter, para podermos visualizar no
próprio smartphone. Esses dados, bem como sua análise, ficarão salvos no banco de dados Firebase, para futuras
consultas. Isso ajudará o usuário a gerenciar melhor suas faturas, além de facilitar a vida daqueles que desejam
controlar assiduamente sua fatura.
VALIDAÇÃO DA IDEIA
Dentre as pessoas que validaram o nosso projeto, podemos citar o professor/orientador Renzo Mesquita, que, ao
apresentarmos a nossa ideia, demonstrou apoio e entusiasmo, como usuário. O professor Christopher Lima tam-
bém considerou a nossa proposta muito interessante e prática, afirmando que ela poderia ser usada para facilitar
a leitura de faturas e proporcionar um maior controle sobre as despesas. Além disso, o especialista em desenvol-
vimento de software, Brendhon Moreira, manifestou interesse e acreditou que a nossa ideia poderia ajudá-lo a ter
um controle mais detalhado sobre as suas despesas.
124 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel