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Sistema de Controle



             de Crédito








             PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
             Donos de lojas que vendem produtos a prazo frequentemente se veem na posição de ter que controlar manual-
             mente uma compra realizada pelos clientes, registrando em quantas vezes será paga e a data de pagamento com-
             binada, sem a ajuda de um sistema de registro e controle. Nas lojas que vendem a prazo, muitas vezes localizadas
             em cidades pequenas, o proprietário ou responsável mantém o registro de todos os pagamentos pendentes por
             meio de anotações em papéis ou até mesmo sem registro formal e preciso, tendo que enviar cobranças manual-
             mente e atualizar o status dos pagamentos. Isso pode se tornar uma dor de cabeça, e muitos acabam sofrendo com
             a inadimplência dos clientes, ficando no prejuízo devido à falta de registro e controle das vendas.


             PROJETO

             Para  resolver  a  situação,  nosso  software  armazena,  organiza  e  gerencia  os  dados  dos  clientes  e  das  compras
             que  foram  feitas  de  maneira  informal.  Ao  realizar  uma  venda  a  prazo,  o  vendedor  fará  o  cadastro  do  cliente
             por meio de um cartão fixo, onde serão salvos todos os dados desse cliente. Além disso, o vendedor também
             cadastrará  o  valor  e  os  prazos  de  pagamento  associados  a  esse  cliente.  Quando  a  data  de  pagamento  esti-
             ver chegando, o sistema entrará em contato com o cliente de maneira automática, seja por mensagem de tex-
             to via WhatsApp ou por e-mail, para avisar do vencimento de sua parcela. Após realizar o pagamento, o siste-
             ma será atualizado, constando o pagamento do cliente, valor e data. Dessa forma, não será responsabilidade do
             vendedor ou dono da loja atualizar e cobrar os clientes manualmente.


             VALIDAÇÃO DA IDEIA

             A princípio, a ideia surgiu de uma conversa com o dono e vendedor da loja “Arco Iris Presentes”, que expressou a
             necessidade de automatizar os processos mencionados acima para facilitar seu trabalho e diminuir os casos de
             inadimplência. A ideia também foi compartilhada com o proprietário da casa de rações “Pet e Repet” de Santa
             Rita do Sapucaí, que relatou que o único controle que ele faz é através de anotações em papel e que, na maio-
             ria das vezes, não realiza a cobrança das vendas, resultando na perda dessas anotações ao longo do tempo e
             causando prejuízos significativos. Além disso, a ideia foi submetida à opinião do professor Filipe Bueno para uma
             segunda análise antes de começar a ser desenvolvida.













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