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Sistema de Controle
de Crédito
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
Donos de lojas que vendem produtos a prazo frequentemente se veem na posição de ter que controlar manual-
mente uma compra realizada pelos clientes, registrando em quantas vezes será paga e a data de pagamento com-
binada, sem a ajuda de um sistema de registro e controle. Nas lojas que vendem a prazo, muitas vezes localizadas
em cidades pequenas, o proprietário ou responsável mantém o registro de todos os pagamentos pendentes por
meio de anotações em papéis ou até mesmo sem registro formal e preciso, tendo que enviar cobranças manual-
mente e atualizar o status dos pagamentos. Isso pode se tornar uma dor de cabeça, e muitos acabam sofrendo com
a inadimplência dos clientes, ficando no prejuízo devido à falta de registro e controle das vendas.
PROJETO
Para resolver a situação, nosso software armazena, organiza e gerencia os dados dos clientes e das compras
que foram feitas de maneira informal. Ao realizar uma venda a prazo, o vendedor fará o cadastro do cliente
por meio de um cartão fixo, onde serão salvos todos os dados desse cliente. Além disso, o vendedor também
cadastrará o valor e os prazos de pagamento associados a esse cliente. Quando a data de pagamento esti-
ver chegando, o sistema entrará em contato com o cliente de maneira automática, seja por mensagem de tex-
to via WhatsApp ou por e-mail, para avisar do vencimento de sua parcela. Após realizar o pagamento, o siste-
ma será atualizado, constando o pagamento do cliente, valor e data. Dessa forma, não será responsabilidade do
vendedor ou dono da loja atualizar e cobrar os clientes manualmente.
VALIDAÇÃO DA IDEIA
A princípio, a ideia surgiu de uma conversa com o dono e vendedor da loja “Arco Iris Presentes”, que expressou a
necessidade de automatizar os processos mencionados acima para facilitar seu trabalho e diminuir os casos de
inadimplência. A ideia também foi compartilhada com o proprietário da casa de rações “Pet e Repet” de Santa
Rita do Sapucaí, que relatou que o único controle que ele faz é através de anotações em papel e que, na maio-
ria das vezes, não realiza a cobrança das vendas, resultando na perda dessas anotações ao longo do tempo e
causando prejuízos significativos. Além disso, a ideia foi submetida à opinião do professor Filipe Bueno para uma
segunda análise antes de começar a ser desenvolvida.
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