Page 158 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
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The Song of Life
Fetin Edition
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
Atualmente, a falta de conhecimento sobre os povos indígenas é evidente, assim como a escassez de diversidade
nos jogos brasileiros, prejudicando a indústria cultural do país. O preconceito persiste em relação a esses povos,
com poucas pessoas buscando apoiá-los. A ausência de conhecimento sobre os povos indígenas reflete a ne-
gligência histórica de suas culturas, que se estende aos jogos brasileiros, limitando as opções para os jogadores
e perpetuando estereótipos prejudiciais. Essa falta de diversidade cultural prejudica a indústria, que poderia se
enriquecer ao incorporar elementos das culturas indígenas, estimulando a criatividade e a inovação. O preconceito
persistente é alarmante. Esforços educacionais são cruciais para promover a compreensão e o respeito pelas cul-
turas indígenas, incluindo campanhas de conscientização, educação nas escolas e jogos que abordem as tradições
indígenas de maneira respeitosa.
PROJETO
Uma solução que optamos para abordar a falta de conhecimento sobre os povos indígenas e a carência de diver-
sidade nos jogos brasileiros é a criação de um jogo educativo e cultural centrado na riqueza da cultura indígena,
com ênfase no povo Arara. Este jogo não apenas proporcionaria entretenimento, mas também teria o propósito
educacional de despertar o interesse da população pela cultura indígena. Através de uma experiência interativa, os
jogadores teriam a oportunidade de explorar as tradições, a história e o modo de vida dos povos indígenas. Cren-
ças, língua, artesanato, rituais e história seriam apresentados de maneira envolvente e informativa. À medida que
a indústria de jogos digitais no Brasil continua a crescer, a inclusão de jogos educativos e culturalmente relevantes
pode impulsionar ainda mais o setor. Promovendo o conhecimento e o respeito pelas culturas indígenas. Este jogo,
portanto, se tornaria uma ferramenta poderosa para combater o desconhecimento e os estereótipos em relação
aos povos indígenas, ao mesmo tempo em que contribuiria para o fortalecimento da indústria de jogos brasileira e
para a promoção da diversidade cultural em nosso país.
VALIDAÇÃO DA IDEIA
Tivemos a oportunidade de conversar com três talentosos desenvolvedores de jogos: Wenes Soares, um profissional
que oferece uma variedade de cursos online; Gunnar Correa, que também oferece cursos na internet, e estabeleceu uma
amizade com a equipe; e, por fim, Braian Anderson, um desenvolvedor que trabalha em uma empresa de jogos no exterior.
Todos eles compartilharam um feedback similar em relação à ideia. Concordaram que a ideia tem potencial, mas enfatizaram a
importância de como contar a história e da experiência do jogador. A chave é criar um jogo que mantenha o jogador imerso
enquanto transmite de forma eficaz as informações sobre o povo Arara. Fazendo com que o jogo proporcione um enten-
dimento profundo e envolvente da cultura e da história deles.
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