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UniPlay
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
Atualmente, observa-se uma crescente dificuldade de socialização no ambiente universitário. Essa questão não
se limita apenas aos novos estudantes, mas também afeta aqueles que passaram parte de sua formação no EAD.
A busca por uma rede de relacionamentos saudável e significativa muitas vezes exige um esforço considerável
por parte dos alunos, seja para se destacarem e serem interessantes para os outros, seja para encontrar grupos
extracurriculares que possam agregar valor. Essa situação, por sua vez, acaba desmotivando o processo de sociali-
zação e pode ter consequências significativas no bem-estar dos estudantes e em seu desempenho acadêmico. No
entanto, os jogos multiplayers e os E-sports viabilizam uma forma única para que os estudantes se conectem, cola-
borem e interajam de maneira divertida. Neles, as barreiras tradicionais da socialização, como timidez e ansiedade
social, muitas vezes se dissipam, permitindo que os estudantes se expressem e estabeleçam laços de amizade de
maneira mais natural.
PROJETO
O UNIPLAY opera como uma rede social projetada especialmente para universitários, fornecendo uma plataforma
onde os estudantes podem se conectar, criar postagens e formar equipes para participar de jogos. Este aplicativo
não só facilita a criação de novas amizades, mas também cria oportunidades para estabelecer vínculos em diver-
sos ambientes acadêmicos. Além disso, os times de E-sports universitários podem utilizar o UNIPLAY para divulgar
vagas, campeonatos e eventos para o público, ampliando as chances de transformar conexões online em relacio-
namentos offline. Para o desenvolvimento do UNIPLAY, optamos pela tecnologia Flutter, devido à sua versatilidade
e eficiência. Além disso, utilizamos o Firebase como nosso banco de dados e sistema de autenticação, garantindo
uma experiência segura e confiável para todos os usuários. O UNIPLAY não apenas fortalece os laços sociais entre
os estudantes universitários, mas também promove a colaboração e a conexão em um ambiente acadêmico cada
vez mais digital e globalizado. Este aplicativo reflete nossa visão de como a tecnologia pode ser uma aliada pode-
rosa na construção de comunidades e no enriquecimento da vida universitária.
VALIDAÇÃO DA IDEIA
Os dados da pesquisa “Game Brasil” revelam que 38,8% da comunidade gamer no Brasil joga jogos online diariamente,
evidenciando uma demanda real por interações virtuais. Além disso, estudos acadêmicos, como “Do adolescent gamers
make friends offline?”, “Gaming behavior and addiction among Hong Kong adolescents”, “Individual motivations and
network effects”, e “Making ‘friends’ in a virtual world”, ressaltam que os jogos online têm o potencial de promover a
formação de amizades e relações sociais significativas. Eles demonstram que jogadores que passam mais tempo
nos jogos tendem a desenvolver mais relacionamentos sociais online, destacando assim a oportunidade que nosso
projeto oferece como plataforma para construir conexões.
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