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Back in Time











             PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
             O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), conduzido pela OCDE, é um estudo que fornece da-
             dos sobre o desempenho estudantil em várias nações. Historicamente, o Brasil tem apresentado um desempenho
             abaixo da média nessa avaliação, evidenciando sérios problemas educacionais no país. Há ampla discussão sobre
             métodos de ensino que possam envolver e motivar crianças e jovens, estimulando-os a aprender mais sobre o
             mundo ao seu redor. Com a pandemia do COVID-19, o processo de ensino-aprendizagem sofreu impactos signifi-
             cativos devido às dificuldades de adaptação ao ensino remoto e outros fatores que agravaram os problemas edu-
             cacionais. A falta de interesse dos alunos pelos estudos é uma das causas da baixa performance no índice PISA,
             representando uma preocupação relevante para a melhoria do processo educacional. A proposta do jogo “Back in
             Time” é justamente despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado e pela construção do conhecimento.



             PROJETO
             A solução proposta é um jogo que visa ensinar História de maneira lúdica e descontraída. Ambientado em dife-
             rentes períodos históricos, o jogo desafia os jogadores a avançarem através de quebra-cabeças que requerem
             conhecimentos históricos adquiridos durante a exploração e conversas com figuras históricas. Além disso, o jogo
             apresenta um sistema de chat com essas figuras, permitindo interações dinâmicas. Como exemplo, o protótipo do
             jogo se passa entre os séculos XIV e XVI, onde os jogadores devem coletar cartões de memória representando
             eventos históricos e organizá-los corretamente para progredir. Para descobrir a ordem correta, é necessário com-
             preender cada evento histórico retratado, o que é facilitado por dicas encontradas no jogo. Essa abordagem busca
             tornar o aprendizado divertido e envolvente através da gamificação.


             VALIDAÇÃO DA IDEIA

             Jonas Lopes, professor, destaca a eficácia do ensino lúdico, especialmente para crianças e adolescentes, ressal-
             tando que o jogo como método de aprendizado promove imersão e engajamento no conteúdo. Renzo, professor
             e coordenador, observa que os jogos, especialmente os de contexto histórico, podem ser informativos de forma
             inconsciente, fortalecendo o conhecimento de maneira divertida. Guilherme Figueiredo, aluno, compartilha sua ex-
             periência positiva com jogos como meio de aprendizado, destacando que um jogo situado em um contexto históri-
             co interessante pode ser divertido e educativo.













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