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Back in Time
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), conduzido pela OCDE, é um estudo que fornece da-
dos sobre o desempenho estudantil em várias nações. Historicamente, o Brasil tem apresentado um desempenho
abaixo da média nessa avaliação, evidenciando sérios problemas educacionais no país. Há ampla discussão sobre
métodos de ensino que possam envolver e motivar crianças e jovens, estimulando-os a aprender mais sobre o
mundo ao seu redor. Com a pandemia do COVID-19, o processo de ensino-aprendizagem sofreu impactos signifi-
cativos devido às dificuldades de adaptação ao ensino remoto e outros fatores que agravaram os problemas edu-
cacionais. A falta de interesse dos alunos pelos estudos é uma das causas da baixa performance no índice PISA,
representando uma preocupação relevante para a melhoria do processo educacional. A proposta do jogo “Back in
Time” é justamente despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado e pela construção do conhecimento.
PROJETO
A solução proposta é um jogo que visa ensinar História de maneira lúdica e descontraída. Ambientado em dife-
rentes períodos históricos, o jogo desafia os jogadores a avançarem através de quebra-cabeças que requerem
conhecimentos históricos adquiridos durante a exploração e conversas com figuras históricas. Além disso, o jogo
apresenta um sistema de chat com essas figuras, permitindo interações dinâmicas. Como exemplo, o protótipo do
jogo se passa entre os séculos XIV e XVI, onde os jogadores devem coletar cartões de memória representando
eventos históricos e organizá-los corretamente para progredir. Para descobrir a ordem correta, é necessário com-
preender cada evento histórico retratado, o que é facilitado por dicas encontradas no jogo. Essa abordagem busca
tornar o aprendizado divertido e envolvente através da gamificação.
VALIDAÇÃO DA IDEIA
Jonas Lopes, professor, destaca a eficácia do ensino lúdico, especialmente para crianças e adolescentes, ressal-
tando que o jogo como método de aprendizado promove imersão e engajamento no conteúdo. Renzo, professor
e coordenador, observa que os jogos, especialmente os de contexto histórico, podem ser informativos de forma
inconsciente, fortalecendo o conhecimento de maneira divertida. Guilherme Figueiredo, aluno, compartilha sua ex-
periência positiva com jogos como meio de aprendizado, destacando que um jogo situado em um contexto históri-
co interessante pode ser divertido e educativo.
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