Page 6 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
P. 6
Academic Ace
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
Durante a análise do aplicativo acadêmico da instituição, identificamos que ele possui algumas falhas que prejudi-
cam a experiência dos usuários. Mesmo tendo algumas informações importantes, como horários de aula, provas,
frequência, entre outras, a interface e a disposição dos elementos do aplicativo não são amigáveis ao usuário. Essa
falta de usabilidade e acessibilidade pode ser um grande empecilho para a utilização do aplicativo. Outro ponto
a ser destacado é a ausência de notificações, uma funcionalidade importante para manter os alunos atualizados
sobre mudanças. Muitos alunos precisam conciliar trabalho e estudos, o que significa que eles não têm tempo
para verificar o aplicativo diariamente em busca de atualizações. Além disso, durante a pesquisa, observamos que
muitas faculdades e universidades brasileiras não possuem aplicativos acadêmicos, ou, se possuem, são muito
simples e não oferecem muitas funcionalidades além da visualização de dados.
PROJETO
Para resolver a má disposição dos elementos gráficos na tela e a má usabilidade do aplicativo, precisamos de um
aplicativo muito mais acessível, fácil de usar e com design moderno. Além disso, é importante que o novo aplicativo
seja responsivo e compatível com diferentes dispositivos e versões de sistemas. Outro ponto a ser considerado é
a realização de testes de usabilidade com usuários reais, a fim de identificar possíveis problemas. Com essas me-
didas, poderemos garantir uma experiência de usuário mais satisfatória e uma maior aceitação do aplicativo. Com
isso os requisitos para o projeto são: Melhor disposição do conteúdo mostrado para o usuário. Mais facilidade no
uso do aplicativo. Simplicidade na visualização dos dados do aluno. Sistema de notificação para alertar os sobre
eventos importantes Outros requisitos importantes para o projeto incluem: Velocidade e desempenho adequados
do aplicativo. Compatibilidade com diferentes dispositivos e versões dos sistemas operacionais. Segurança ade-
quada dos dados do usuário. Design atraente e moderno, com uma boa usabilidade para os usuários.
VALIDAÇÃO DA IDEIA
Renzo Mesquita (Coordenador no Inatel): A equipe conseguiu oferecer novas perspectivas de visualização que
mantém os alunos motivados a acompanhar o rendimento escolar. Rodrigo Guaracy (Professor): A equipe identifi-
cou as principais limitações. Sugeriu melhorias para o aplicativo que, se implementadas, podem melhorar a aplica-
bilidade do aplicativo. Pesquisa com alunos do Inatel: A pesquisa foi respondida por 25 alunos, dos quais 52% con-
sideram o aplicativo acadêmico bom e os outros 48% o consideram regular. A maioria dos alunos (76%) acredita
que o aplicativo precisa de melhorias, principalmente em relação a notificações.
Pesquisa com alunos de outras universidades: 8 alunos responderam, dos quais 75% usam o aplicativo Moodle. Os
outros 25% não têm nenhum tipo de aplicativo.
6 Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel