Page 8 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
P. 8

Acessibilidade para Educação











             PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
             A retenção de conteúdo em sala de aula é um desafio enfrentado por muitos alunos, especialmente aqueles que
             sofrem de déficit de atenção. Essa condição pode dificultar a capacidade de concentração e absorção do conheci-
             mento de maneira eficiente. Os alunos muitas vezes apresentam dificuldade em focar sua atenção nas explicações
             do professor e têm problemas para manter o interesse em determinados assuntos. Isso faz com que, frequente-
             mente, o conteúdo apresentado em sala de aula seja rapidamente esquecido ou não compreendido adequada-
             mente. Essa incapacidade de reter o conteúdo pode gerar frustração tanto para o aluno quanto para o professor,
             afetando sua autoestima e seu desempenho acadêmico. Por outro lado, o professor pode se sentir impotente dian-
             te dessa situação, sem saber como ajudar o aluno a superar esse obstáculo.


             PROJETO

             Como solução, propomos um sistema de visão baseado em inteligência computacional, por ser uma solução efi-
             ciente para o problema. Esse sistema é capaz de reconhecer e extrair informações de forma automatizada a partir
             de fotos tiradas da lousa durante a aula. Utilizando técnicas de processamento de imagem e aprendizado de máqui-
             na, o sistema é capaz de reconhecer a escrita manuscrita na lousa e converter o conteúdo para texto digital. Além
             disso, o sistema gera um vídeo da aula, acompanhado de uma seção de capítulos dividindo a aula pelos assuntos e
             conteúdos apresentados. Isso é extremamente útil para alunos com déficit de atenção, já que permite que o aluno
             reveja a aula ou partes específicas o quanto for necessário. Essa tecnologia traz inúmeros benefícios para alunos
             e professores. Os alunos têm acesso a uma forma de estudo mais personalizada e inteligente, podendo estudar
             no seu próprio ritmo, e os professores podem melhorar sua didática, ao saberem quais partes da aula foram mais
             difíceis para os alunos, permitindo que eles se ajustem e forneçam um ensino mais eficiente.



             VALIDAÇÃO DA IDEIA
             O projeto foi validado com sucesso por alunos do Inatel. A iniciativa também contou com o apoio do núcleo de psi-
             cologia da instituição, Mind++, e do supervisor e orientador do projeto, Jonas Lopes de Vilas Bôas. Durante a fase de
             validação, os alunos puderam experimentar o sistema e testar sua eficácia na captura e extração de informações
             das fotos tiradas da lousa. A participação dos alunos do Inatel foi fundamental para a validação do projeto, pois per-
             mitiu uma avaliação real do desempenho e dos benefícios do sistema. Além disso, o apoio do núcleo de psicologia,
             Mind++, e do supervisor e orientador do projeto garantiu uma abordagem multidisciplinar e um acompanhamento
             técnico especializado.









                 8          Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13