Page 66 - INATEL - Revista Fetin 42ª - Final
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GoPad
Aprender música é para todos e em
qualquer lugar
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
O projeto visa atender a uma demanda cada vez maior de soluções rápidas, baratas e eficazes para um nicho do
mercado. O nicho do mercado escolhido para atuação é o de Educação Musical, tendo em vista a dificuldade de
um aprendizado eficaz e consistente. As pessoas que desejam aprender muitas vezes não possuem equipamentos
adequados, locais adequados, tempo suficiente de estudo, material para a prática, ou então sentem que não estão
evoluindo. Tendo isso em mente, o GoPad vem para atender os bateristas, que precisam estudar seu instrumento
e, acima de tudo, encontrar meios de praticá-lo, já que não se trata apenas de conteúdo teórico, mas também de
prática - coordenação motora, ritmo, etc. Com a solução, qualquer pessoa pode praticar, e em qualquer lugar, desde
aqueles que têm vontade de aprender bateria até os bateristas profissionais.
PROJETO
A solução consiste em um hardware acompanhado de um aplicativo gamificado de exercícios musicais. O hardwa-
re é um Pad de bateria implementado com sensores piezoelétricos, os quais estão conectados a um Arduino. Um
exercício gamificado de prática musical (desenvolvido em Python) é exibido na tela do computador (com exer-
cícios de coordenação motora, execução de músicas, etc.), e o aluno deve reproduzi-lo em seu pad conforme as
instruções. A partir das batidas do aluno no pad, os sensores enviam dados de tempo e de batida para o software
em Python (comunicação serial com Arduino), que os compara com os valores corretos previamente definidos, de-
terminando se o aluno está tocando corretamente ou não. Dessa forma, são geradas estatísticas com os acertos.
Para esta Fetin, a intenção é demonstrar provas de conceito. Também será apresentado um protótipo Figma do
aplicativo, pois, para a implementação da ideia, é necessário desenvolver um aplicativo (para dispositivos móveis
ou desktop) que contenha essa plataforma com os exercícios. O objetivo final do projeto é fornecer ao aluno fer-
ramentas para praticar em qualquer lugar, mesmo sem sua bateria, juntamente com uma plataforma de exercícios
validados por um professor, garantindo feedbacks precisos e focados no aprendizado.
VALIDAÇÃO DA IDEIA
Moisés Santana, baterista, professor de música e potencial usuário, considera que o aplicativo é uma excelente
iniciativa para o desenvolvimento musical dos alunos de bateria, e acredita que atenderia a uma demanda signifi-
cativa. Ele sugeriu trabalhar exercícios práticos e de coordenação motora dos alunos, pois considera que isso é um
dos grandes desafios a superar no aprendizado de bateria. Moisés manifestou interesse em acompanhar de perto
a ideia e provavelmente será um mentor para o desenvolvimento dos exercícios. Outras validações incluem: - Ra-
phael Cardoso Mota Pereira, professor do INATEL e potencial usuário. - Bruno Custódio, músico e potencial usuário.
- Nicolas Pizzoni, programador.
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