Page 122 - INATEL - Revista Fetin 43ª-completa (2)
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PROJETO VENCEDOR
1º Lugar • Nível 3
Prêmio de Viabilidade de Mercado
Prêmio Arena FETIN de Agrotecnologia e Produção
Prêmio Inatel Startups
Sistema de Organização
de Almoxarifados
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
Encontramos no banco de ideias da FETIN/NEMP uma sugestão de criar um sistema para a gestão dos equipamentos do
almoxarifado. Isso chamou nossa atenção imediatamente, pois, como alunos, já assinamos diversas fichas e sabemos o
quão analógico é o processo. Fomos até o almoxarifado do Inatel e conversamos com os funcionários, que confirmaram
o quão arcaica é a forma de gestão do almoxarifado. Todo o funcionamento depende da familiaridade que eles têm com
o local e da memória, o que torna muito difícil a admissão de novos funcionários. O fato de os empréstimos serem feitos
utilizando o sistema de fichas também gera diversos problemas, pois realizar a checagem manual dessas fichas demanda
muito tempo e abre brechas para erros humanos, o que, por vezes, leva ao desaparecimento de equipamentos. Outros
problemas foram mencionados, e nós nos propusemos a resolvê-los.
FUNCIONAMENTO DO PROJETO
O Sistema de Organização de Almoxarifados é uma plataforma web desenvolvida para auxiliar na gestão de um almoxarifado
acadêmico, com funcionalidades voltadas a dois tipos de usuários: o aluno e o almoxarife. O almoxarife possui acesso
completo ao inventário de equipamentos e componentes disponíveis no almoxarifado, podendo cadastrar novos itens
sempre que necessário. Ele também pode registrar empréstimos diretamente no sistema, vinculando-os ao aluno por meio
do nome, número de matrícula ou carteirinha de estudante. Esse processo é facilitado por um sensor NFC integrado ao site,
que realiza a leitura automática da carteirinha física. Após o cadastro, os empréstimos são armazenados no banco de dados,
onde podem ser editados ou excluídos conforme necessário. O sistema também conta com uma funcionalidade de busca
por equipamentos que utiliza a leitura do código de barras do número de tombo, realizada pela webcam do dispositivo. O
aluno tem acesso a uma visão clara e organizada de todos os seus empréstimos, além de poder verificar quais equipamentos
estão disponíveis para serem emprestados no momento.
METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
Optamos por desenvolver o sistema utilizando o desenvolvimento web, criando um site que teria como objetivo resolver
todos os problemas enfrentados no gerenciamento de um almoxarifado acadêmico. Com essa escolha, pretendemos tornar
o processo mais moderno, prático e acessível para todos os envolvidos. Decidimos adotar a metodologia incremental,
onde cada membro da equipe seria designado para implementar uma série de funcionalidades específicas, permitindo-
nos avançar por etapas até chegarmos a um produto final completo e funcional. Essa abordagem não só facilitou o
desenvolvimento como também permitiu que acompanhássemos de perto o progresso e corrigíssemos eventuais falhas a
cada etapa. Durante o processo, apresentamos nossas ideias e protótipos a outros alunos, funcionários do almoxarifado e
nossos orientadores. Recebemos, assim, valiosos feedbacks e insights de cada um deles, que contribuíram para aprimorar
nosso software em todos os aspectos, da interface de usuário (UI) ao funcionamento do back-end, garantindo que cada
detalhe fosse pensado para atender melhor às necessidades dos usuários e tornar o sistema intuitivo e confiável.
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