Page 126 - INATEL - Revista Fetin 43ª-completa (2)
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PROJETO VENCEDOR
Prêmio Inatel Startups
SmartStore
PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
A posição em que os produtos estão nas lojas é estratégica, pois influencia diretamente as decisões de compra dos
consumidores. Produtos posicionados em áreas de alta visibilidade, como prateleiras na altura dos olhos e próximos aos
caixas, tendem a ter maior rotatividade, pois são mais facilmente notados e acessíveis. Além disso, a disposição dos produtos
permite criar um fluxo de circulação que conduz os consumidores a percorrerem diferentes áreas da loja, aumentando
a chance de compra por impulso. Essa estratégia não apenas aumenta as vendas, mas também otimiza a experiência do
cliente, tornando a compra mais conveniente e atraente. Alguns lojistas enfrentam o problema de não saberem disponibilizar
seus produtos de forma correta, e isso gera perda de vendas e baixa rotatividade de certos produtos.
FUNCIONAMENTO DO PROJETO
A solução proposta pelo projeto busca resolver a problemática de identificar as áreas de maior movimentação dentro de
estabelecimentos comerciais de forma precisa e eficiente. O projeto consiste em um sistema que, em tempo real, realiza
a análise de vídeos capturados por câmeras de segurança ou outras fontes. A ferramenta permite que o usuário defina
áreas específicas para monitoramento, desenhando, por exemplo, retângulos sobre corredores ou seções da loja que
deseja analisar. Uma vez delimitadas essas zonas, o código, baseado em algoritmos de visão computacional, identifica e
conta o número de pessoas presentes em cada área demarcada. Além disso, o sistema acumula e registra o tempo total
que as pessoas permanecem em cada região, fornecendo dados detalhados e precisos sobre a duração da presença
nas áreas monitoradas. Essas informações podem ser utilizadas para otimizar a disposição dos produtos, com base
no comportamento dos clientes, e auxiliar na tomada de decisões estratégicas para maximizar as vendas e melhorar a
experiência dos consumidores.
METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
Para validar o projeto, alguns gerentes de grandes lojas da região foram entrevistados. Todos destacaram que, se tivessem
uma ferramenta capaz de identificar e informar os locais mais visitados da loja, seria muito mais fácil ajustar a disposição de
produtos que não estão vendendo tão bem. Com base nesse feedback, foi desenvolvido um código em Python, utilizando
ferramentas de visão computacional, como o YOLO. O objetivo é permitir a visualização das áreas com maior movimentação
dentro das lojas, gerando dados que auxiliem os gerentes a realocar produtos de forma estratégica, conforme a necessidade,
otimizando assim as vendas e o aproveitamento do espaço. A ideia do projeto foi então apresentada novamente aos gerentes
entrevistados, que forneceram feedbacks muito positivos, ressaltando a praticidade e os benefícios que a ferramenta traria
para o dia a dia de suas operações.
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