Page 54 - INATEL - Revista Fetin 43ª-completa (2)
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PROJETO VENCEDOR
                                                              1º Lugar • Nível 2

                                                                    Prêmio de Impacto Social





             GymSync:




             A Academia Inteligente







             PROBLEMÁTICA/SOLUÇÃO
             O ato de realizar exercícios físicos é extremamente importante para manter a saúde física e mental, e a cada dia mais pessoas
             estão buscando se exercitar. Com o crescimento das academias, também houve um aumento exponencial de alunos, muitos
             dos quais podem não receber a devida atenção, seja por terem necessidades especiais ou formas específicas de treino.
             Nossa ideia é ajudar essas pessoas por meio de uma interface gráfica, guiando e auxiliando na amplitude, velocidade e
             execução correta dos movimentos durante o treino. Alunos em processo de fisioterapia poderiam utilizar esse sistema para
             maximizar sua recuperação e evitar novas lesões. Alunos com condições como autismo, TDAH e dificuldades de concentração
             poderiam se manter mais focados, seguindo o treino de forma mais correta. Até mesmo pessoas inexperientes, que nunca
             frequentaram uma academia, poderiam aprender rapidamente e evitar complicações futuras.


             FUNCIONAMENTO DO PROJETO
             O projeto funciona da seguinte maneira: o usuário faz a leitura de um QR Code usando o próprio aplicativo GymSync.
             Com a conta criada e as informações do treino salvas, ele escaneia o QR Code localizado no aparelho de exercício, sendo
             redirecionado para uma tela de execução de movimento. Nessa tela, o usuário acompanha a correção dos movimentos por
             meio de uma pista e um círculo. Ao manter o círculo centralizado na pista, a execução é considerada correta. No final, um
             feedback é gerado para orientar o usuário.
             Para o funcionamento do projeto, são necessários três hardwares: um sensor ultrassônico, um NodeMCU e o celular do
             usuário. O sensor calcula as distâncias do movimento, o NodeMCU usa essas informações como parâmetro para o jogo, e o
             celular serve como tela de visualização do jogo.
             O sensor é fixado no topo dos pesos de uma polia, medindo a distância entre o peso e o teto da polia, fornecendo os dados
             necessários.



             METODOLOGIA E VALIDAÇÃO DA IDEIA
             O projeto integra várias tecnologias: um servidor web em PHP, um jogo em C# com Unity, um aplicativo mobile em Flutter, um
             microcontrolador ESP8266 programado em C++ e um banco de dados MySQL para gerenciar os dados. Essa combinação
             favorece a interatividade e a integração entre os módulos.
             A metodologia de desenvolvimento adotou a divisão de tarefas, com cada integrante responsável por uma parte do projeto,
             mas acompanhando também o andamento das demais. Isso permitiu rápida integração das partes e solução de problemas,
             garantindo que os componentes funcionassem em conjunto.
             Para validar o projeto, contamos com a avaliação de especialistas nas áreas de computação e saúde, além do teste por
             usuários interessados, o que ajudou a aperfeiçoar as funcionalidades. Existem poucas alternativas similares no mercado,
             mas elas apresentam custos elevados ou estão indisponíveis no Brasil, fazendo do nosso projeto uma solução acessível.




                54             Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel
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